Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ATLEC renova elenco para a temporada de 2026

Houveram desligamentos, novas contratações e algumas renovações. Confira os detalhes no texto

9 de janeiro de 2026
Foto: Aline Hedlund / Rádio Alto Uruguai

 

 

Após conquistar seu espaço na Série A do Gauchão de Futsal e ser a ganhadora invicta do Gauchão Série B em 2025, a ALTEC se prepara para escrever mais um capítulo da sua história. No dia 2 de fevereiro o time se apresentará para início dos treinos visando as participações na Taça Farroupilha, com início no dia 15 de março, e, pela primeira vez, na Série A do Gauchão, que está prevista para acontecer de 30 de maio a 12 de dezembro.

Contudo, a equipe não prossegue com os mesmos jogadores da temporada passada. Conforme já divulgado nas redes sociais houveram desligamentos, novas contratações e algumas renovações. 

A ATLEC preparou um presente especial para a torcida. No dia 24 de dezembro de 2025, foi anunciada a renovação do fixo Cleitão, artilheiro do Gauchão com 17 gols. Cleitão foi peça fundamental em todo o campeonato, mas demonstrou uma postura admirável no jogo da decisão, incentivando o time mesmo quando perdiam de 3×0 no início do confronto. A notícia foi recebida com festa pelos torcedores que, muitas vezes, depositavam sua fé no chute certeiro e indefensável do comandante da defesa.

O goleiro Dudu Nápoles, o pivô Lucas Alencar, o fixo Coutinho, e os alas Léo Prestes, Guilherme Fonseca, Thiaguinho e Guinho, também foram renovados para a temporada de 2026. Todos foram destaques no ano passado pelo desempenho, habilidade e comprometimento com os objetivos da ATLEC. Agora, se comprometem a seguir com o mesmo foco na Série Ouro.

Desligamentos

Ainda em 2025, foi anunciado que os goleiros Emanoel (Escama) e Lucas Oliveira não seguiriam no time. Na sequência, o ala Lucas Anderson, chamado de Lukinhas, que integrava a ATLEC desde 2024, também teve sua saída divulgada. Desde sua entrada no time, marcou 20 gols, sendo um na classificação para as quartas de final da Copa dos Pampas em 2024, dois na classificação para as quartas de final da Série B do Gauchão em 2024, e dois gols no jogo que eliminou a ATLEC da Copa dos Pampas em 2024.

Em 2025, Lukinhas balançou a rede 15 vezes em jogos importantes, como na classificação para a semifinal da Taça Farroupilha, na classificação para as quartas de final da Copa dos Pampas, no confronto em que a ATLEC se tornou líder da Série B do Gauchão e no jogo que garantiu o acesso da equipe três-passense à Série A em 2026.

Zé Antônio e Matheus Nunes foram desligados. Zé Antônio, um jogador experiente, chegou em 2024 e atuava como fixo, além de ser o capitão do time. Matheus Nunes iniciou sua jornada no início da temporada de 2025 e marcou 25 gols no tempo em que esteve no time, em jogos decisivos, como na classificação da semifinal da Taça Farroupilha, estreia do Gauchão de 2025, no jogo no qual a ATLEC se tornou líder da Série B do Gauchão e na classificação para as quartas de final da Copa dos Pampas. 

Apenas no Gauchão, Matheus Nunes balançou a rede 16 vezes, disputando a artilharia com o Fixo Cleitão. Este número poderia ter sido maior caso o Pivô não tivesse se lesionado no jogo de volta da semifinal do Gauchão contra o Tapejara, ficando de fora dos dois jogos da final, que garantiu o título para a equipe três-passense.

O pivô Nicolas Bittencourt, o Nico Love, e Zé Marcos, Ceará, ala esquerdo, também não farão parte da equipe em 2026. Os jogadores chegaram na ATLEC em agosto e setembro de 2025, respectivamente, e foram essenciais para a conquista do título. O mais recente anúncio de desligamento foi do camisa 10, Bilo. Integrante da equipe desde junho de 2023, a notícia de sua descontinuação surpreendeu os torcedores, que agradeceram seu empenho enquanto esteve no time.

Novas contratações 

Agora, o time vêm anunciando as novidades desta temporada. Desde o início de janeiro, seis contratações foram divulgadas: os alas Gui Canhoto, Gê, e Giorgi Lucas, os pivôs Pato e Maico Monteiro, e o goleiro Índio.

Gui Canhoto, ala esquerdo, já passou pelos seguintes clubes: Passo Fundo, Concórdia Futsal, São Lourenço Futsal, Zethysu Cazaquistão, Pato Futsal, Campo Mourão, Assoeva, Concórdia SC, São José, Taubaté e Palmeiras. 

Conquistou os seguintes títulos: Campeão Jogos Regionais SP 2015, Eleito uma das Revelações da Liga Paulista 2015, Campeão Jogos Abertos SC 2017, Vice-campeão Jogos Regionais SP 2017, Vice-campeão Catarinense 2017, Vice-campeão Liga Sul 2018, Campeão Copa Uniasselvi 2018, Campeão Gaúcho 2020, Campeão Copa RS 2020, Artilheiro Copa RS 2020, Vice-campeão Liga Gaúcha 2021, Campeão Taça Farroupilha 2022, Campeão Copa RS 2022, Vice-campeão Taça Farroupilha 2023, Artilheiro Taça Farroupilha 2023, Campeão copa Chopinzinho 2024, Vice campeão supertaça 2025, Vice campeão Gauchão 2025 e Seleção da final Supertaça 2025. 

Os clubes e títulos que o pivô Pato conquistou foram:

Santa Paula Futsal (Paraná)
– Campeão da Série bronze
– Campeão metropolitano e artilheiro das duas competições
– Campeão da série prata do paranaense

Três coroas futsal (Rio Grande do Sul)

Colégio Londrinense ( Paraná )
– Campeão dos jogos abertos e liga sul

Marreco Futsal ( Paraná)
– Campeão do jogos abertos
– Campeão da taça Jorge Kudri série ouro do paranaense
Campeão da Liga Paraná

Afusca (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul)
– Ficou entre quatro melhores do estado série ouro, e vice artilheiro da competição.

Caramuru Futsal (Paraná)
– Campeão dos jogos abertos
– Campeão paranaense da série prata

Keima Futsal (Paraná)
Liga Sul

Asif (Ibirubá, Rio Grande do Sul)
– Chegou entre os quatro melhores do estado série ouro, me tornei o maior artilheiro do clube, com mais de 100 gols em 3 temporadas.

Parobé futsal ( Rio Grande do Sul)

AMF futsal (Marau, Rio Grande do Sul)

Horizontina futsal ( Rio Grande do Sul)

Corumbaíba ( Goiás )
– Campeão goiano

Modicus (Portugal)

Passo Fundo Futsal ( Rio Grande do Sul)
– Chegou entre os quatro melhores do estado

Taça Farroupilha
– Campeão da Super Taça Farroupilha, ganhando o prêmio de melhor pivô da competição e destaque da final.

Santa Rosa Futsal

O goleiro Índio passou por times do Brasil e do Cazaquistão: Jaraguá Futsal (SC), Marechal Futsal (PR), Toledo (PR), MFC Jetisu (Cazaquistão) e Bayterek (Cazaquistão). Entretanto, não é o único que integrou times estrangeiros. O pivô Maico Monteiro jogou no Shijiazhuang Fumei e Chennai Singhans, ambos da China, e Doukas, na Grécia, além dos times brasileiros Minas, América de Tapera, Concórdia, CAD Guarapuava, Sercca, Parobé, Lagoa Futsal, ASF Serafina Corrêa e São José Futsal. Maico foi  Campeão Mineiro 2012 e 2019,  Campeão Gauchão Série Prata 2013 e Campeão Taça Farroupilha Serra 2023.

Giorgi Lucas, ala canhoto, jogou nos times estadunidenses Brazuka e Columbos, e nos brasileiros SER Alvorada, Rabelo, BGF, BRfutsal, Cerro Largo Futsal. Consolidou-se Campeão regional americano 2020, Campeão Copa RS 2021, Campeão Série ouro 2021, Campeão Taça de inverno 2022, Campeão Série prata 2023, Campeão Taça Farroupilha 2024 e Campeão Série prata 2025 .

O ala passou pelos clubes Minas Tênis Club (BH), São José Futsal (SP), Marechal Futsal (PR), Foz Cataratas Futsal (PR), Dois Vizinhos Futsal (PR), Pato Futsal (PR), Acel Chopinzinho (PR), Sport Club Recife (PE) e Traipu Futsal (AL). Seus títulos foram: Tri Campeão Pernambucano – 2014, 2018, 2024, Campeão Paranaense Série Ouro – 2023, Campeão Jogos Abertos Paraná – 2023, Campeão Taça Brasil Divisão Especial- 2025, Campeão Liga Nordeste Futsal – 2025, e Campeão Alagoano Futsal – 2025. 

Comissão técnica

O técnico Raphael Melo foi renovado, assim como o supervisor técnico Carlos Parede, o preparador físico Guilherme Acosta (Paraíba), Lucas Dorneles, preparador de goleiros, o roupeiro Elson Senger (Mego), e o fotógrafo Arilson Reis. Também foram convocados para 2026 os secadores de quadra Marcelinho e Paulinho.

Neri Bonemann e Mauro também seguem na presidência da equipe três-passense.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2026 ® - Todos os direitos reservados
POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A RÁDIO ALTO URUGUAI LTDA, CNPJ 87.726998/0002-75, doravente EMISSORA.

A EMISSORA entende que a privacidade é um direito fundamental da pessoa natural, de modo que se faz necessário garantir a gestão sistemática e efetiva de todos os aspectos relacionados à proteção de dados pessoais e dos direitos dos seus titulares.
Dessa forma, a EMISSORA está comprometida com uma gestão efetiva da proteção de dados pessoais dos seus integrantes, parceiros e clientes, razão pela qual institui a presente Política Geral de Privacidade e Proteção
de Dados Pessoais (‘Política’).

A presente política tem como objetivo fortalecer o compromisso assumido com a inovação, os padrões de ética e de probidade que regem atuação profissional da emissora e a contínua valorização dos seus integrantes, clientes e parceiros, pelo que adota todas medidas cabíveis para garantir que esta Política seja adequadamente divulgada, entendida e cumprida por todos os seus integrantes.

1. Objetivos
A EMISSORA adota a presente Política como documento integrante do seu sistema de gestão corporativo, compatível com os requisitos da legislação brasileira, com o objetivo de estabelecer diretrizes para que o tratamento de dados pessoais seja realizado em níveis adequados de proteção, mediante a adoção de controles técnicos e administrativos necessários ao atendimento dos requisitos previstos na legislação vigente.
A presente Política objetiva, ainda, prevenir possíveis causas de violações de dados pessoais e incidentes de segurança da informação relacionados ao tratamento de dados pessoais e minimizar os riscos de perdas financeiras, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo como resultado de violações de dados.

2. Ambiente normativo
A presente Política foi elaborada tendo por base a Lei n.º 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como outras legislações do ordenamento jurídico que possam interferir nesta Política, bem como as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR ISO/IEC 27701:2020, e pela ISSO 27001:2013. (Caso a emissora opte por não entrar em conformidade com as outras normas acima destacadas, os termos acima devem ser adaptados de acordo com cada caso.)

3. Aplicação
A presente Política se aplica a qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada pela EMISSORA, independentemente do meio ou do país onde estejam localizados os dados, nos termos da LGPD.
Os princípios e conceitos adotados nesta Política são os constantes na LGPD e deverão seguir normas que complementem ou alterem o presente documento. Dentre eles, tem-se em especial que a EMISSORA tratará apenas os dados estritamente necessários para o desempenho da finalidade do tratamento, o qual lhe deverá ser adequado, transparente, não discriminatório e seguro.
A EMISSORA garante ainda que viabilizará o livre acesso e a qualidade dos dados, assim como que tomará medidas adequadas e razoáveis de prevenção e para o atendimento à LGPD.

4. Diretrizes
São diretrizes da EMISSORA para esta Política:
– Garantir a conformidade integral com leis e regulamentações de proteção de Dados Pessoais.
– Garantir a adoção de controles de segurança da informação, tanto técnicos quanto administrativos, suficientes para assegurar níveis de proteção adequados para Dados Pessoais;
– Garantir a contínua melhoria da gestão de proteção de dados pessoais por meio da definição e revisão sistemática de objetivos de privacidade e proteção de dados pessoais em todos os níveis de sua organização profissional;
– Garantir a documentação, implementação e comunicação das Políticas, procedimentos e práticas relacionadas à privacidade e proteção de dados adotadas pela emissora;
– Garantir que o tratamento dos dados pessoais seja realizado em conformidade com as hipóteses autorizadoras previstas na legislação vigente, solicitando-se o consentimento do titular nas ocasiões em que lei exigir;
– Garantir o tratamento apenas dos dados pessoais estritamente necessários e adequados à finalidade pretendida, explícita e legítima, e somente enquanto perdurarem os propósitos declarados;
– Garantir a precisão e qualidade dos dados pessoais tratados, excetuando-se casos em que exista uma base legal para a manutenção de dados desatualizados.
– Garantir a não discriminação no tratamento de dados pessoais, impossibilitando que estes sejam usados para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos.
– Garantir a retenção dos dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos declarados e, posteriormente, destruí-los, bloqueá-los ou anonimizá-los com segurança, salvo quando a retenção for exigida pela legislação vigente;
– Garantir a rastreabilidade e prestação de contas durante todo o tratamento de dados pessoais, incluindo quando os dados pessoais forem compartilhados com terceiros;
– Garantir aos titulares o pleno exercício de todos os direitos previstos na legislação vigente, constantes no capítulo III, da
Lei Geral de Proteção de Dados, especialmente o direito de informação, confirmação, acesso aos dados, revisão, portabilidade, anonimização, bloqueio e eliminação.
Assim, a EMISSORA se compromete a fornecer ao titular explicações suficientes sobre políticas, procedimentos e práticas com relação aos dados pessoais objeto de tratamento, inclusive eventuais alterações em quaisquer desses itens.
- Garantir que as violações de dados sejam notificadas às partes interessadas, conforme requisitos e prazos previstos na legislação vigente, bem como sejam integralmente registradas, classificadas, investigadas, corrigidas e documentadas.

5. Dados pessoais tratados pela EMISSORA.
A EMISSORA poderá tratar, de maneira informada, dados dos seus colaboradores ou de profissionais que estejam em processo de seleção, fornecedores, prestadores de serviços, contratantes e contratados, assim como também o fará com dados recebidos de clientes para o desempenho dos seus serviços, ou dados de participantes dos eventos que venha a promover, entre outros.
Os dados podem ser nome civil ou social, endereço físico e eletrônico, número de telefone, número inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, dentre outros.
A coleta de dados pessoais sensíveis, como dados sobre origem racial, étnica, convicção religiosa, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso etc., só ocorrerá em hipóteses restritas.
A EMISSORA não executa atividades relacionadas diretamente a crianças ou adolescentes nem recolhe de forma proativa seus dados pessoais. (Caso a emissora colete dados desse tipo em algum momento, essa informação deve ser alterada, conforme cada caso).
Os usuários da informação serão todos os integrantes da EMISSORA e terceiros alocados na prestação de serviços à emissora, indiferente do regime jurídico a que estejam submetidos, assim como outros indivíduos ou organizações devidamente autorizadas a manipular qualquer ativo de informação da emissora para o desempenho de suas atividades profissionais.
Os dados serão excluídos quando tiverem cumprido as finalidades para as quais foram coletados ou quando o respectivo titular solicitar a sua eliminação, exceto se houver base legal que justifique o seu armazenamento.

6. Papéis e Responsabilidades
6.1 Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais – CGPD
Obs.: A criação de um Comitê Gestor de Proteção de Dados para a emissora desempenha um papel importante perante a fiscalização do cumprimento à LGPD. No entanto, caso a emissora opte por não o fazer, deverá excluir as disposições existentes
a respeito desse assunto nesta política.
Fica constituído o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais (CGPD).

O CGPD será composto de:
– 02 diretores;
– 01 membro gestor da área de privacidade e proteção de dados;
– 01 gestor ou consultor da área de segurança ou de tecnologia da informação;
– 01 gestor de departamento pessoal ou de recursos humanos;
– O encarregado de Proteção de Dados.

É responsabilidade do CGPD:
– Aprovar esta Política, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Aprovar as diretrizes de proteção da privacidade e de dados pessoais, complementares a esta Política, elaboradas pelo time de Segurança da Informação, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Garantir a disponibilidade dos recursos necessários para uma efetiva Gestão da Proteção de Dados Pessoais;
– Garantir que o tratamento de Dados Pessoais seja realizado em conformidade com a presente Política e com a legislação vigente;
– Promover a divulgação da presente Política e tomar as ações necessárias para disseminar uma cultura de proteção de Dados Pessoais no ambiente corporativo.
6.2 Encarregado Pelo Tratamento De Dados Pessoais
Obs.: cabe a cada emissora indicar se o encarregado irá cumprir outras funções, para além das que constam abaixo. Caso isso ocorra, elas devem ser acrescidas às demais responsabilidades.
É responsabilidade do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:
– Apoiar o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais em suas deliberações;
– Tomar as ações cabíveis para se fazer cumprir os termos desta Política;
– Identificar e avaliar as principais ameaças à proteção de dados, bem como propor e, quando aprovado, apoiar a implantação de medidas corretivas para reduzir o risco;
– Aceitar reclamações e comunicações dos titulares de dados pessoais, prestar esclarecimentos e adotar as providências necessárias;
– Receber comunicações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e adotar as providências necessárias;
– Orientar os integrantes e parceiros da emissora a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
– Atender as demais atribuições, conforme orientação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, definidas em normas complementares publicadas pelo referido órgão;
– Apoiar a gestão das violações de dados pessoais, garantindo tratamento adequado e comunicando, em prazo razoável, a Autoridade Nacional e titulares afetados pela violação, sempre que esta representar riscos ou danos.
6.3 Equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação
É responsabilidade da equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação:
– De acordo com a Política de Segurança da Informação e diretrizes anexas, bem como com a presente Política, implementar os controles necessários para cumprir os requisitos de segurança da informação necessários à proteção da privacidade e de dados pessoais tratados pela emissora.
– Adotar medidas de segurança, tanto técnicas quanto administrativas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme padrões mínimos recomendados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais;
– Realizar o tratamento de incidentes de segurança da informação que envolvam o tratamento de dados pessoais, garantindo sua detecção, contenção, eliminação e recuperação dentro de um prazo razoável;
– Apoiar o Encarregado pelo tratamento de dados pessoais na comunicação à Autoridade Nacional e ao titular dos dados pessoais em casos de ocorrência de incidente de segurança que possam acarretar riscos ou danos.
6.4 Usuários da Informação
É responsabilidade dos Usuários da Informação:
– Ler, compreender e cumprir integralmente os termos da presente Política, bem como as demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais aplicáveis;
– Assinar o termo de ciência e adesão à Política, formalizando a ciência e o aceite integral das disposições, bem como das demais normas e procedimentos de segurança, assumindo responsabilidade pelo seu cumprimento;
– Encaminhar quaisquer dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento sobre a presente Política, suas normas e procedimentos ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais ou, quando pertinente, ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais;
– Comunicar ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais qualquer evento que viole esta Política ou coloque/possa vir a colocar em risco Dados Pessoais tratados pela emissora.
– Responder pela inobservância da Política, normas e procedimentos relacionados ao tratamento de Dados Pessoais, conforme definido no item sanções e punições.

7. Sanções e Punições
As violações, mesmo que por mera omissão ou tentativa não consumada, desta Política, bem como demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais, serão devidamente apurados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais que pode aplicar a penalidade que entender oportuna, variando entre a penalidade mais branda, advertência, à mais grave, demissão por justa causa, assegurada em todos os casos a ampla defesa.
Para o caso de violações que impliquem em atividades ilegais, ou que possam incorrer em riscos aos titulares de dados pessoais, ou dano à emissora, o infrator será responsabilizado pelos prejuízos, cabendo aplicação das medidas judiciais pertinentes, sem prejuízo daquelas descritas acima.

8. Casos Omissos
Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais para posterior deliberação.
As diretrizes estabelecidas nesta Política e nas demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais não se esgotam
em razão da contínua evolução tecnológica, da legislação vigente e constante surgimento de novas ameaças e requisitos.
Desta forma, não se constitui rol enumerativo, sendo obrigação do usuário da informação da emissora EMISSORA adotar, sempre que possível, outras medidas de segurança além das aqui previstas, com o objetivo de garantir proteção de dados pessoais tratados na emissora.

9. Auditoria interna
A EMISSORA realizará auditorias internas anuais, a serem desenvolvidas pelo Encarregado com o auxílio do time de segurança da informação, no que for necessário, garantido o registro e o relato dos resultados ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.

10. Revisões
Esta Política é revisada com periodicidade anual ou conforme o entendimento do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.
ASSINATURA DO GESTOR OU DO REPRESENTANTE

CLIQUE AQUI E SAIBA SOBRE OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO