
Escolas, universidades, hospitais, órgãos do judiciário, Corsan: veja como cada instituição está se organizando para enfrentar a pandemia do Coronavírus
Em função do avanço da pandemia de Coronavírus em diferentes partes do planeta, incluindo um aumento diário nos casos suspeitos e confirmados para a doença, no Brasil, diversas medidas extraordinárias estão tendo de ser tomadas, principalmente de restrição de atividades, em diferentes setores.
Na região Noroeste, diversas entidades estão anunciando medidas, especialmente para evitar aglomeração de pessoas. Confira, abaixo, um resumo dessas medidas.
AULAS NAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO SERÃO SUSPENSAS A PARTIR DE QUINTA-FEIRA
As aulas na rede estadual estão suspensas a partir desta quinta-feira (19) pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. Na região Celeiro, os municípios também decidiram paralisar as aulas nas escolas de educação fundamental das redes municipais, a partir de quinta-feira, pelo período de 15 dias.
Na educação infantil será buscado o contato com os pais, sensibilizando-os para que encaminhem seus filhos às creches somente se não puderem deixá-los com alguém responsável. Crianças que apresentarem qualquer sintoma respiratório ou febre, devem ser mantidas em casa.
Na região da Fronteira Noroeste foram suspensas as aulas das redes municipais a partir de segunda-feira, dia 23, pelo prazo de 12 dias, podendo ser prorrogáveis, caso haja nova decisão regional.
UNIVERSIDADES TAMBÉM PARALISAM ATIVIDADES
Todas as instituições de Ensino Superior na região também suspenderam aulas presenciais. A Uergs (Universidade Estadual do RS), que possui uma de suas unidades em Três Passos, anunciou a suspensão de suas aulas até domingo, dia 22. Também suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades de extensão executadas pela comunidade acadêmica.
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) suspendeu as atividades presenciais em todos os campi da universidade por três semanas até o dia 5 de abril. As atividades acadêmicas e administrativas serão mantidas remotamente.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em todos os campi, por 30 dias, prorrogáveis conforme necessidade.
A UCEFF de Itapiranga comunica que todas as aulas dos cursos presenciais e semipresenciais híbridos acontecerão no ambiente digital. Já as aulas de pós-graduação estão suspensas. A Reitoria da UCEFF informa que esta medida segue até o dia 29 de março.
A Unijuí também suspendeu as aulas presenciais. A partir de quinta-feira, dia 19, até o dia 31, as atividades acadêmicas serão de forma online. Todas as demais atividades de extensão e pesquisa deverão ser replanejadas de forma online, sendo mantidas apenas aquelas essenciais.
A Setrem – Sociedade Educacional Três de Maio suspendeu as aulas de todos os níveis de ensino pelo período de 18 de março até 30 de março quando a situação será reavaliada.
HOSPITAIS RESTRINGEM VISITAS A PACIENTES
Instituições hospitalares da região Celeiro estão tomando medidas para diminuir os riscos de propagação do Coronavírus.
Hospital de Caridade – Três Passos
Suspensão de visitas em unidades de internação.
– A troca de acompanhantes será permitida apenas uma vez ao dia para pacientes internados;
– Suspensão de acompanhantes na unidade de urgência e emergência;
– Na UTI também será liberado UM visitante por paciente, duas vezes ao dia, em horários reduzidos: das 12h às 12h10min; e das 18h as 18h10min. As restrições seguirão por tempo indeterminado.
A direção do HCTP ressalta a importância de que a população evite procurar o serviço de urgência e emergência do Hospital de Caridade, visto que aglomerações aumentam o risco de propagação da doença.
Hospital Santo Antônio – Tenente Portela
O Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, também aderiu ao plano de contingência recomendado pelo Ministério da Saúde e governo estadual, e suspendeu a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado, as visitas a pacientes, restringindo a um acompanhante por paciente, quando solicitado pelo médico assistente.
Na UTI, a restrição é de um visitante por paciente podendo ser realizada em apenas um horário: das 13h às 14h.
Nos atendimentos eletivos como: consultas e exames será permitida somente a entrada do paciente, exceto em casos especiais a serem avaliados individualmente.
Hospital Bom Pastor – Santo Augusto
O Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, também anunciou a restrição de acesso do público à casa de saúde, devido ao coronavírus. Visitas nas unidades estão expressamente proibidas e os atendimentos ambulatoriais deverão acontecer com um único acompanhante.
Hospital Santo Antônio de Pádua – Coronel Bicaco
A Associação Hospitalar Santo Antônio de Pádua, de Coronel Bicaco, suspendeu a entrada de crianças e as visitas estão restritas a apenas um acompanhante por paciente.
Em nota, a casa de saúde diz contar com a colaboração de toda a comunidade a fim de diminuir o fluxo de visitas aos pacientes internados.
JUSTIÇA ALTERA ATENDIMENTOS DEVIDO AO CORONAVÍRUS
Os órgãos da Justiça estadual e federal no Rio Grande do Sul se adequaram às recomendações das autoridades de saúde e alteraram os atendimentos devido à pandemia de coronavírus. A partir desta terça-feira (17), a orientação é que a circulação nos foros e tribunais seja restrita e os julgamentos ocorram de modo remoto. Expedientes passam a ser das 12h às 19h.
O estado tem 11 casos confirmados da doença, segundo último boletim divulgado na segunda-feira (16). No país, são 234 pacientes com diagnóstico para o Covid-19. Leia abaixo as resoluções dos principais órgãos:
TJ-RS
O presidente do TJ-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, determinou a suspensão dos prazos processuais, em primeira e segunda instâncias, sem prejuízo às medidas consideradas urgentes. As medidas para a 1ª instância são válidas desde a segunda-feira (16), enquanto as de 2ª instância iniciam nesta quarta (18).
Também estão suspensas as sessões de julgamento e audiências presenciais que não forem consideradas urgentes. As sessões virtuais estão mantidas.
O fluxo do público externo nos prédios do Poder Judiciário fica restrito a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e aqueles que participam de atos judiciais ou que tenham necessidade comprovada de ingresso. Os servidores também estão autorizados a realizar o trabalho a distância.
As apresentações de réus presos também ficam suspensas, exceto situações de urgência. Já o horário de atendimento regular nas serventias extrajudiciais fica mantido.
Serviços realizados por oficiais de justiça, assistentes sociais, psiquiatras e psicólogos serão definidos pela direção dos foros ou pela direção judiciária do TJ-RS.
O horário de expediente do Poder Judiciário Estadual será das 12h às 19h. Medidas urgentes serão atendidas pelo plantão.
MP-RS
O Ministério Público também alterou o expediente para as 12h às 19h. Na ordem de serviço 06/2020, publicada nesta terça (17), o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, amplia as medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19).
O atendimento ao público externo em todas as dependências fica suspenso temporariamente, já que a prioridade de circulação é de membros do MP e funcionários. Audiências também podem ser canceladas, exceto aquelas que envolvam risco de perda de direitos ou morte.
Servidores com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas podem se afastar por 30 dias. A orientação é pelo trabalho remoto.
A medida é válida por 30 dias.
TRE-RS
O TRE-RS suspende, entre esta terça (17) e o dia 31 de março, os atendimentos presenciais nos cartórios eleitorais. A medida vale também para as centrais de atendimento ao eleitor e postos de atendimento do shopping Praia de Belas e do Tudo Fácil Zona Norte.
O atendimento em casos excepcionais deve ser feito pelo número 148. Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados no site.
Agendamento de alistamento, transferência, revisão e segunda via ficam suspensos durante o período. Quem já tiver atendimento agendado devem entrar em contato para remarcar o serviço.
As sessões de julgamento também foram canceladas.
A Secretaria do Tribunal e os cartórios eleitorais funcionarão no horário habitual, das 12h às 19h, com equipe reduzida. As medidas podem ser prorrogadas ou revistas de acordo com as circunstâncias, informa o TRE-RS.
“A decisão, preventiva à segurança e saúde de servidores e eleitores, faz-se necessária e em linha com orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias brasileiras, e tem como objetivo minimizar os riscos de transmissão do Coronavírus (COVID-19)”, diz, em nota, o TRE-RS.
TRF-4
Na portaria 302/2020, publicada nesta terça-feira (17) pelo TRF-4, o tribunal permite o trabalho remoto e recomenda que as sessões de julgamento e de conciliação sejam realizadas, “sempre que possível, virtualmente, por videoconferência ou outro recurso tecnológico que permita a participação à distância”.
Além disso, o órgão torna o acesso ao prédio limitado ao público externo e prioritário a funcionários, servidores e prestadores de serviço. Também deve ser obedecido o protocolo de afastamento do trabalho presencial por 14 dias todos os funcionários que regressam de viagem ao exterior.
Os serviços de limpeza e desinfecção de superfícies também foram reforçados. “Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação (17), e as medidas por ela estabelecidas vigorarão pelos próximos 30 dias, salvo se antes sobrevier alteração do quadro vigente neste momento, que recomende sua readequação”, determina a norma.
DEFENSORIA PÚBLICA
A Defensoria Pública do estado recomenda às pessoas com atendimentos não urgentes agendados para o próximo mês entrem em contato por telefone para avaliação do caso e reagendamento. A orientação é que os atendimentos remotos sejam priorizados.
O órgão cita a necessidade das medidas devido ao grande número de atendimentos ealizados, cerca de 1,3 milhão por ano, com média diária de 200 a 300 pessoas assistidas apenas na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento em Porto Alegre.
CORSAN RECOMENDA USO DE CANAIS DE ATENDIMENTO ONLINE
Considerando as medidas temporárias estaduais e federais de prevenção ao contágio pelo COVID-19, a Corsan orienta seus clientes a utilizarem os canais de relacionamento não presenciais da Companhia.
Ainda que o atendimento presencial nas unidades de saneamento permaneça funcionando, é recomendável o acesso online, visto que para a maioria dos serviços não há necessidade de solicitação presencial (situação do abastecimento, segunda via da fatura, extrato de faturas, informar sobre vazamentos etc.).
Para evitar o atendimento presencial, os clientes podem solicitar serviços por meio dos seguintes canais oficiais de relacionamento, que estão à disposição 24 horas:
App Corsan: gratuito e disponível nas lojas virtuais
Central de Serviços: www.corsan.com.br
Call Center: 0800 646 6444
A Corsan salienta que, por meio desses canais, o próprio cliente registra a sua solicitação, ficando imediatamente disponível no sistema para as equipes de execução da cidade do imóvel.