Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Abril deve ser menos chuvoso e com temperatura acima da média no RS

Mês que começa nesta segunda-feira (1º) terá primeira semana com instabilidade e alerta para temporais

1 de abril de 2024
Manhã desta segunda-feira (1°) tem tempo ensolarado em Humaitá. (Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Abril será um mês com chuva abaixo do esperado na maior parte do Rio Grande do Sul e temperatura acima da média em comparação aos registros climatológicos para o período. A previsão é da Climatempo e do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet). O mês que começa nesta segunda-feira (1º) tem a primeira semana com instabilidade e alerta para temporais.

Municípios do Norte, Sul e fronteira com a Argentina devem ser os locais mais chuvosos em abril, com volume acima do previsto, segundo o Inmet. O El Niño vai começar a perder força a partir deste mês; em maio, ele vai entrar no quadro de neutralidade e, no inverno, deve começar o La Niña.

O instituto alerta para a possibilidade de chuva abaixo do esperado no Centro-Sul, “podendo afetar o desenvolvimento dos cultivos que se encontram em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica”.

O Inmet também espera que o Estado registre temperatura média acima do esperado em abril. A tendência da Climatempo indica que temperatura de até 36ºC pode ocorrer em alguns municípios da metade norte. Esses períodos de calor podem ser mais duradouros na primeira quinzena, com algum pico de calor intenso também na segunda.

De três a quatro massas de ar frio devem atuar no Rio Grande do Sul no período, principalmente na segunda quinzena. Duas delas tendem a ter intensidade maior, o que fará com que manhãs e noites sejam frias: Campanha e Serra deverão ser as mais afetadas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações de Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados