Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Atividade agropecuária é bastante impactada com nova enchente em Esperança do Sul

Algumas localidades ficaram sem luz e água por quatro dias

19 de novembro de 2023
Muitas localidades no interior de Esperança do Sul foram impactadas (Foto: Prefeitura de Esperança do Sul)

O município de Esperança do Sul, que também fica na área de fronteira com a Argentina, sendo costeado pelos rios Uruguai, Turvo e São Francisco, novamente contabiliza prejuízos em razão da chuva intensa dos últimos dias.

Segundo informações da Prefeitura Municipal, as localidades mais atingidas foram Barra do Turvo, Barra Bonita e Linha São Francisco. Algumas famílias tiveram de sair de suas casas em razão da cheia, especialmente do rio Uruguai. Também houve grande movimentação para retirada de pertences das residências, incluindo casas de veraneio que ficam às margens do rio Uruguai.

O nível do rio Turvo também se elevou, atingindo algumas propriedades especialmente em Baixo Açoita Cavalo e Linha São Sebastião, impossibilitando a travessia de veículos, incluindo o transporte escolar, na última sexta-feira.

Como as estradas que são utilizadas para o transporte de estudantes estão sem bloqueios, as aulas acontecerão normalmente nesta segunda-feira, em Esperança do Sul.

Na localidade de Linha Cerro Grande, ocorreu falta de energia elétrica entre quarta-feira e sábado. A falta de luz ocasionou também problemas no abastecimento de água, atingindo outras localidades vizinhas, como Barra Bonita e Lajeado Paixão, em razão do poço artesiano não operar. Os produtores de leite também foram muito afetados com a falta de energia.

O XVI Encontro Costeiro, que acontece anualmente na localidade de Barra Bonita, no último final de semana de novembro, foi cancelado. O Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã, que promove o evento, informou neste sábado a decisão, devido ao alagamento na área em que acontece o encontro, com danos à infraestrutura.

O prefeito Moisés Ledur, comenta que os prejuízos para o setor agrícola são consideráveis. Segue o atraso no plantio de soja e o grande volume de água, com acúmulo de umidade, também prejudica a colheita e plantio da cultura do milho. O panorama é preocupante, pois há previsão de que a chuva siga intensa nos próximos meses na região.

A Secretaria de Obras e a Defesa Civil do município seguem mobilizadas.

GALERIA DE FOTOS (Créditos: Prefeitura de Esperança do Sul)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados