Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Câmara de Tenente Portela instala CPI para investigar compra de medicamentos com recursos públicos

Primeira reunião da comissão deve acontecer nesta quinta-feira, com definição da presidência e relatoria.

28 de setembro de 2023
Sessão plenária de segunda-feira teve a presença do prefeito e da secretária de Saúde (Foto: Reprodução / Facebook Câmara de Vereadores)

Está prevista para acontecer nesta quinta-feira (28), a primeira reunião da CPI instalada pela Câmara de Vereadores de Tenente Portela, para investigar uma suposta compra irregular de medicamentos com recursos públicos. A instalação da CPI foi aprovada em sessão plenária ocorrida na última segunda-feira, dia 25.

A apuração legislativa deverá focar em possíveis irregularidades na compra de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A sessão de segunda-feira, inclusive, contou com a presença do prefeito, Rosemar Sala, e da secretária de Saúde, Lisete Bison.

O ponto central das discussões é a aquisição de medicamentos que não constam na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) para o filho do prefeito, que não reside no município. Durante a sessão, o prefeito argumentou que seus filhos têm cartão SUS e votam em Tenente Portela, o que, segundo ele, justificaria o uso dos recursos públicos para a compra dos medicamentos. Ele também destacou a universalidade do SUS como argumento para a dispensa da compra de medicamentos fora da lista.

Entretanto, vereadores de oposição questionam essa decisão, alegando que o filho do prefeito não atende aos critérios financeiros para receber o benefício e que o medicamento em questão, o Ozempic, é recomendado para diabetes, mas também utilizado para emagrecimento, não estando disponível no SUS para nenhum desses fins.

Na segunda parte da sessão, o presidente da Câmara, Mauro Ludwig colocou em votação o requerimento de abertura da CPI, que foi aprovado por 5 votos a 3. Votaram favoravelmente: Luíza Barth e Natanael Diniz de Campos, do MDB, Heitor Furini e Jaine Sales, do PP; além de Luiz Claudir dos Santos, do PDT. Os votos contrários foram dos vereadores Eduardo Ferrari, do PT; Irinei Koch Lena, do Republicanos; e Derli da Silva, do PSDB. O presidente da Câmara, Mauro Ludwig, só exerce voto em caso de empate.

As bancadas já indicaram os membros da CPI, que será composta pela vereadora Luíza Barth (MDB), Heitor Furini (PP), Luiz Claudir dos Santos (PDT), Eduardo Ferrari (PT), Irinei Koch Lena (Republicanos) e Derli da Silva (PSDB). O presidente da Câmara, Mauro Ludwig, indicou Jaine Sales (PP) como representante da mesa diretora na CPI.

Nesta quinta-feira, na primeira reunião, os membros deverão eleger a mesa diretora da comissão, incluindo o presidente e o relator.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações do Jornal Província
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados