Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Casos de dengue preocupam municípios da região neste início de 2024

Tenente Portela, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale, Derrubadas, Três Passos e Vista Gaúcha contabilizam o maior número de confirmações

29 de janeiro de 2024
São 1.429 casos de dengue no RS, somente neste mês de janeiro (Foto: CEVS / Divulgação)

O número de pessoas infectadas pela dengue no Rio Grande do Sul teve aumento muito grande neste primeiro mês de 2024. Nas primeiras quatro semanas já foram 1.429 casos confirmados, contra 88 pacientes no mesmo período do ano passado. São mais de 1.000% de diferença para o ano passado. O número é o mais elevado desde o início da série histórica, em 2015.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) argumenta que a elevação é explicada principalmente por dois fatores. O primeiro são as condições climáticas e o El Niño, pois as chuvas frequentes, seguidas de calor, facilitam a multiplicação do mosquito Aedes aegypti.

O segundo fator que explica o aumento dos casos de dengue é que a doença deixou de ser restrita ao verão e passou a ter alta incidência em todas as estações. Ou seja: o mosquito consegue se reproduzir ao longo de todo o ano, não somente nos períodos de calor.

“O ciclo do mosquito está muito associado ao meio ambiente, à água e ao calor. Por isso, o enfrentamento à dengue precisa ser feito de forma conjunta. Recomendamos que a população revise as áreas nas residências e no trabalho”, afirma Roberta Vanacor Lenhardt, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

No Estado, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, é a região que mais preocupa neste início de 2024, sendo integrada por municípios do Médio Alto Uruguai e Celeiro.

O município com maior número de confirmações é Tenente Portela, com 502 pacientes já diagnosticados com dengue. O município tem 14,4 mil moradores. Ainda na região, outro município que preocupa pelo alto número de casos confirmados é Barra do Guarita, com 263 pacientes já diagnosticados. No outro lado do rio Guarita, em Pinheirinho do Vale, são 57 casos confirmados. Em Derrubadas, outras 52 notificações positivas e, em Vista Gaúcha, 40 confirmações.

Em Três Passos, os números estão aumentando nos últimos dias. No dado mais recente, desta segunda-feira (29), retirado do painel de monitoramento da dengue da Secretaria Estadual da Saúde, a capital da região Celeiro aparece com 44 casos confirmados da doença.

Já em Frederico Westphalen, são 40 notificações positivas para a dengue desde o início do ano.

CASOS DE DENGUE NA REGIÃO (2024):

TENENTE PORTELA – 502
BARRA DO GUARITA – 263
PINHEIRINHO DO VALE – 57
DERRUBADAS – 52
TRÊS PASSOS – 44
FREDERICO WESTPHALEN – 40
VISTA GAÚCHA – 40
REDENTORA – 10
VISTA ALEGRE – 03
PALMITINHO – 02
ERVAL SECO – 01
ESPERANÇA DO SUL – 01
SEBERI – 01
TAQUARUÇU DO SUL – 01
TIRADENTES DO SUL – 01

Recomendações
A prevenção à dengue é feita com a eliminação dos locais em que o mosquito Aedes aegypti consegue se reproduzir. É preciso remover a água parada das residências.

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda que a população utilize repelentes e procure atendimento em caso de sintomas como febre associada à náusea, vômito, irritação na pele ou dor (dor nos olhos, geralmente na parte de trás, dores musculares, articulares ou ósseas).

Fonte: Jornalismo - Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados