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Controladores de velocidade podem ser reinstalados em breve na BR 468

Placas de sinalizações, tachões e novas pinturas em trecho onde estavam as lombadas eletrônicas em Três Passos, dão indicativo de que equipamentos devem ser reinstalados

25 de março de 2021
DNIT-RS não adianta uma data para a reinstalação dos equipamentos na BR-468 (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Após a colocação de novas placas de sinalização e tachões em trecho da BR-468, além de pintura no acostamento, no perímetro urbano de Três Passos, nas proximidades do Seminário São Pascoal, a reportagem da Rádio Alto Uruguai entrou em contato com a assessoria de comunicação do DNIT-RS, para saber quando as lombadas eletrônicas, que foram retiradas do km 103 da rodovia no início de 2019, serão recolocadas em funcionamento.

O órgão não quis confirmar um prazo para a instalação e entrada em funcionamento dos equipamentos. Segundo o DNIT, “após a instalação, é necessário que o Inmetro, de acordo com sua própria agenda, faça a verificação do equipamento”. Porém, a reportagem acredita que com a movimentação dos últimos dias, com a colocação de nova sinalização, a reinstalação possa acontecer em breve.

Ainda de acordo com o órgão federal, “os equipamentos são instalados após a aprovação dos projetos pelo DNIT e, depois da instalação, passam por aferição do Inmetro. Somente após essas etapas, iniciam a operação, efetivamente”.

Quatro trechos da BR 468 tiveram os equipamentos de controle de velocidade retirados da rodovia, no início de 2019. Além de Três Passos, no km 103, também haviam lombadas eletrônicas instaladas na vila de Esquina Boa Vista, em Campo Novo, no km 63; em Novo Planalto, no município de Tiradentes do Sul, no km 130; além de dois pardais, no trevo de entroncamento da BR-468 com a ERS-210, no acesso a São Martinho.

Em setembro de 2019, um ofício, encaminhado pelo superintendente regional do DNIT-RS, engenheiro Delmar Pellegrini Filho, encaminhado à Câmara de Vereadores de Três Passos, informava que as lombadas eletrônicas seriam reinstaladas até o final do mês de outubro daquele ano, fato que não se cumpriu.

Com desativação de controladores, acidentes voltaram a se repetir
No período em que os equipamentos estiveram funcionando, o número de acidentes nestes trechos foi reduzido consideravelmente, e o número de óbitos reduzido a praticamente zero.

Entretanto, em apenas dois anos sem os equipamentos ativos, acidentes e mortes voltaram a se repetir, especialmente no trecho de Três Passos e no trevo de acesso a São Martinho.

Outro ponto em que a comunidade regional reivindica a colocação de controladores de velocidade, é no trevo da BR 468, no entroncamento com a ERS 207, no acesso a Humaitá (o trevo do Citegem), onde o número de acidentes historicamente é alto.

Equipamentos que foram desativados em janeiro de 2019 ao longo da BR 468:
– dois redutores eletrônicos de velocidade (REV) – lombadas eletrônicas – em Campo Novo (km 63)
– dois controladores eletrônicos de velocidade (CEV) – radar fixo tradicional (pardal) – em Campo Novo (km 67);
– dois redutores eletrônicos de velocidade (REV) – lombadas eletrônicas – em Três Passos (km 103);
– dois redutores eletrônicos de velocidade (REV) – lombadas eletrônicas – em Tiradentes do Sul (km 130).

Novas placas já foram instaladas às margens da BR 468, em Três Passos (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

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