Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

CTG Missioneiro dos Pampas recebe título de honra ao mérito do Poder Legislativo de Três Passos

Sessão solene aconteceu na noite desta quarta-feira (13)

14 de setembro de 2023
Vereadores entregam título de honra ao mérito aos representantes do CTG (Foto: Câmara Municipal / Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Três Passos realizou na noite desta quarta-feira (13), a quarta sessão solene de 2023, com a entrega de Título de Honra ao Mérito do Poder Legislativo de Três Passos, em homenagem aos 65 anos de história do CTG Missioneiro dos Pampas, conforme promulgado pela Resolução de Mesa nº 31, de 4 de Setembro de 2023.

Estiveram presentes à sessão solene, o presidente do Poder Legislativo, Diego Maciel, os vereadores: Edivan Baron, Gilmar Maier, Ingomar Sandtner, Jair Locatelli, João Boll, Luis da Silva, Nader Umar e Paulinho Sattler, o patrão do CTG, Giovani Diemer, a 2ª Prenda do RS, Cristina Kunzler Diemer, 1ª Prenda Juvenil do RS, Laura Schweigert Braseiro, e 1ª Prenda Mirim do RS, Kelli Larissa Pletsch, integrantes do CTG Missioneiro dos Pampas e imprensa local.

Breve histórico do CTG Missioneiro dos Pampas

Em 11 de agosto de 1958, em local particular, um grupo de tradicionalistas se reuniu no município de Três Passos para fundar um Centro de Tradições Gaúchas. Neste momento foi escolhido o nome da entidade: “CTG Missioneiro dos Pampas”.

Procedeu-se a eleição, por aclamação da diretoria provisória:
• Gentil José dos Reis – Patrão;
• Pantaleão P. Filho – Vice-patrão;
• Nair Reis- Sota-capataz;
• Luiz Garbinatto Neto – Xiru das falas;
• Adir Grolli – Diretor artístico;
• Feliciano J. de Andrade – Conselho de Vaqueanos.

No decorrer dos anos assumiram vários patrões, sendo eles:
• Pantaleão Pereira Bordo;
• Feliciano J. de Andrade (cargo interino);
• João Eurides Assunção;
• Luiz Eugenio dos Santos;
• Altamiro Campos dos Santos;
• João Carlos Martins Diniz;
• João Ilgenfritz;
• Adão Rodrigues da Rosa;
• Altamiro Campos dos Santos;
• Rubens Palmeiro Fortes;
• Jorge da Ros;
• Francisco José Lussani (cargo interino);
• Cergio Valentim Purolnick;
• Gentil Stefani Costa;
• Altamiro Inácio de Araújo;
• Jandir Afonso Sachett;
• Delmar Scapini;
• A primeira mulher patroa assumiu no ano 2002, sendo a senhora Carmem Ottonelli Maicá, permanecendo no cargo até 2006;
• André Lucini;
• Aldir Mauro Huber;
• Patroa Luciana Rolim;
• Celso Wagner Scheer;
• Laerte Volino;
• No ano de 2022, assume como patrão, Giovani Rodrigo Diemer, sendo o atual patrão do CTG.

Em 10 de dezembro de 1990 inaugurou-se a nova sede do CTG, localizada no Parque de Exposições Egon Julio Goelzer (FEICAP).

Entre o período de 1998 a 2000, o peão Israel Dressler Sachett conquistou o título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, trazendo para o CTG Missioneiro dos Pampas o Entrevero Estadual de Peões, no ano 2000.

A história da Biblioteca Roberto Araújo, junto ao CTG, iniciou-se em 2002, sendo idealizada pela professora Carmen Maicá. A criação de uma biblioteca tradicionalista tinha por finalidade atender as escolas da rede pública e privada e destinava-se a realização de pesquisas referentes à cultura gaúcha, sendo também suporte para o desenvolvimento de projetos das Gestões de Prendas e Peões da área de abrangência da 20ª Região Tradicionalista, uma vez que não existia nenhuma biblioteca com estas características na região.

Após muito empenho para viabilizar sua criação, a biblioteca foi inaugurada no dia 12 de março de 2005.

Dezessete anos mais tarde, a 1ª Prenda Juvenil da entidade, Laura Schweigert Braseiro, lançou um projeto de revitalização da biblioteca, “Revivendo e Florescendo sonhos: Histórico e Projeto de Revitalização da Biblioteca Roberto Araujo”.

No ano de 2018, o CTG Missioneiro dos Pampas novamente esteve em evidência, com a conquista da 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Cristina Kunzler Diemer.

O CTG participa das Cirandas Culturais de Prendas há mais de 10 anos, tendo garantido várias representantes nas gestões regionais de prendas.

A cada ano é realizada a Ciranda e o Entrevero Cultural de fase interna da entidade, sendo que as primeiras e os primeiros colocados podem representar o CTG na Ciranda de fase Regional. A Ciranda e Entrevero internos formam a Gestão de Prendas e Peões, nas categorias: adulta, juvenil, mirim, dente-de-leite, bonequinha, peão, guri, piá e piazito.

No ano de 2022, a prenda Thauany Kaliandra dos Reis representou o CTG Missioneiro dos Pampas na 51ª Ciranda Cultural de Prendas, na fase Estadual na cidade de Bagé, por ser a 1ª Prenda da 20ª Região Tradicionalista, fazendo parte da gestão regional, junto com a prendinha Carolina Becker da Silva, na categoria Dente-de-leite.

Em junho de 2022, as prendas do CTG participaram na cidade de Santo Augusto da 52ª Ciranda Cultural de Prendas, na fase regional, em que a 1ª Prenda Cristina Kunzler Diemer, a 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e a 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, representaram a entidade. Neste importante evento conquistaram o Título de 1ª Prenda Juvenil Laura Schweigert Braseiro e a 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch da 20ª Região Tradicionalista (RT), o que signifiou para Três Passos o direito de ser sede da Ciranda Cultural de Prendas, que aconteceu no mês de junho de 2023.

O CTG Missioneiro dos Pampas está localizado atualmente na Rua Campos Salles, nº 444, no Bairro Érico Veríssimo em Três Passos, estando vinculado a 20ª Região Tradicionalista, e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O CTG possui diversos Departamentos:

DEPARTAMENTO CULTURAL:
– Gestão de Prendas e Peões;
– Participação em cursos promovidos pela 20ª RT e pelo MTG;
– Participação em Cirandas e Entreveros Culturais de Prendas e Peões a nível Regional e Estadual;
– Promoção de palestras de cunho cultural, histórico e social;
– Promoção de oficinas (nós de lenço, indumentária, cabelo);
– Promoção de oficinas de brinquedos folclóricos com uso de material reciclável;
– Organização de campanhas sociais na comunidade. “Projeto Doe um brinquedo faça uma criança feliz”;
– Campanha do agasalho e alimentos não perecíveis;
– Coral “Vozes Missioneiras”;
– Entre outros projetos desenvolvidos.

O Projeto: “Doe um brinquedo faça uma crianças feliz”, teve como alguns dos objetivos, a mobilização da comunidade na coleta de brinquedos e livros . Além das entregas desses presentes, foram organizados pela comunidade do CTG, a doação de mais de 3000 bolachas pintadas, distribuídas em 200 vidros, todos eles decorados.
No ano de 2021 foi desenvolvido o Projeto de “Oficinas Brinquedos folclóricos, foco na sustentabilidade”, pela 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch, que envolveu as crianças e jovens do CTG na produção de brinquedos folclóricos a partir de materiais recicláveis, contando com a ajudas de algumas mães e avós.

DEPARTAMENTO ARTÍSTICO:
Ensaio e apresentações das invernadas:
– Dente-de-leite, Pré-mirim, Mirim;
– Juvenil;
– Danças de salão.

As invernadas e a Gestão de Prendas e Peões desenvolvem várias atividades sociais e culturais na comunidade de Três Passos, tanto dentro do CTG, quanto em Escolas, nos asilos, em eventos de outras entidades ou promovidos pela Prefeitura Municipal.

Durante todo ano são realizadas atividades voltadas para a divulgação da história, usos, costumes e tradições dos gaúchos, nos meios de comunicação.

DEPARTAMENTO CAMPEIRO:
– Participação e promoção em rodeios, festas campeiras na região e em outras regiões tradicionalistas;
– Participação na FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul);
– Treinos de provas campeiras;
– Vaca parada;
– Cuidado com os cavalos;
– Participação em cavalgadas: Romaria dos Beatos Manoel e Adilio, Cavalgada do “Bem”, Cavalgadas Solidárias;
– Condução da Chama Crioula (abertura Semana Farroupilha);
– Trabalho de limpeza e conservação ambiental.

DEPARTAMENTO DE ESPORTES:
– Atualmente se sobressai na entidade a prática do jogo de bocha e truco. Jogo de bocha (bocha campeira e bocha 48);
-Tetarfe (compreende quatro jogos: jogo de moedas, tava que é o jogo de osso, da argola e jogo da ferradura);
– Truco (truco cego, e truco de amostra).

O CTG Missioneiro também realiza encontro de músicos tradicionalistas, incentivando novos talentos da casa missioneira.

Realiza ainda, a cada dois anos, o Sarau da Prenda Jovem, para apresentar suas meninas/moças para a sociedade três-passense. Além de integração com outras entidades do município e de outras cidades.

Em 2022, o CTG Missioneiro dos Pampas participou da escolha das Soberanas da FEICAP, sendo escolhida para Soberana, Thauany Kaliandra dos Reis.

No dia 14 de maio de 2022 foi lançado o livro de autoria da 1ª Prenda Cristina Kunzler Diemer: “Prendas e Peões Missioneiros, Uma história de amor, legado e pertencimento”.

Nos dias 16 de julho de 2022 e 15 de julho de 2023, foram realizados o tradicional Café Colonial, sendo servidos mais de 600 fichas para adultos, crianças, adolescentes e a patronagem da entidade, totalizando um público envolvido de 750 pessoas.

No período de 14 a 20 de setembro de cada ano, desenvolve-se a mais importante semana para o gaúcho, a ‘Semana Farroupilha’, onde acontecem várias atividades voltadas para a cultura gaúcha, sendo realizadas atividades como: fandango, noite cultural, visitas nas escolas, festival da canção gaúcha, bingo beneficente, jantares, almoços, cavalgadas, acendimento da chama crioula, mateada, apresentações artísticas, palestras, seminários, oficinas, contação de histórias, entre outros momentos importantes para a propagação e fortalecimento da cultura gaúcha, seus usos e costumes, em nosso município e região.

No ano de 2023, o CTG levou para a cidade de Rio Grande suas prendas regionais, onde atingiram um feito histórico, trazendo para a cidade de Três Passos três títulos inéditos para uma entidade tradicionalista: 2ª Prenda Adulta do RS, Cristina Kunzler Diemer; 1ª Prenda Juvenil do RS, Laura Schweigert Braseiro; e 1ª Prenda Mirim do RS, Kelli Larissa Pletsch, que participam da Gestão Estadual 2023/2024.

Com a conquista do cargo de 1ª Prenda da 20ª RT, Cristina Diemer garantiu ao CTG Missioneiro dos Pampas o direito de sediar a 53ª Ciranda Cultural de Prendas e o 35ª Entrevero Cultural de Peões em sua fase Regional, contando com 35 concorrentes em todas as categorias, sendo realizado no Parque da Feicap, no dias 23 e 24 de junho.

O CTG participou desta fase regional com oito concorrentes, conquistando os cargos: 2ª Prenda Adulta Bianca Cerutti, 2º Peão Farroupilha Rafael Scapini Ribeiro, 1ª Prenda Juvenil Thauany Kaliandra dos Reis, 1º Guri Farroupilha Jean Wolmuth da Silva, 1ª Prenda Mirim Raiany de Freitas, 3º Piá Farroupilha João Victor Melo, Prenda Dente-de-leite Destaque Isabel Maria Gehlen Krumennauer e o Piazito Destaque Kaio Gartner, que farão parte da Gestão Regional 2023/2024. Sendo que os primeiros colocados conquistam o direito de representar a região na fase estadual em maio do próximo ano.

Na ocasião das festividades dos 65 anos do CTG, foi realizada no dia 10 de agosto, as provas escritas, e no dia seguinte teve a montagem das Mostras Folclóricas, a abertura oficial e a despedida da atual Gestão, e no dia 12, foram realizadas as provas campeiras, mostra folclórica e provas artísticas, com o baile de aniversário e do resultado da Ciranda e Entrevero internos.

Seguindo o ano com vários eventos realizados pelo CTG Missioneiro dos Pampas e a 20ª Região Tradicionalista, ocorreu a busca da Chama Crioula na cidade de Cristal, em que os Campeiros percorreram 510 quilômetros para conduzir a chama até Três Passos. A distribuição da mesma foi feita nos dias 07 e 08 de setembro no Parque da Feicap, com a participação dos 29 CTGs que compõem a 20ª RT.

Na Semana Farroupilha, além de receber as escolas municipais, estaduais e particular, serão realizadas atividades como: Noite Cultural, Bingo Gaudério, almoços, jantares, Apresentações Artísticas, Torneio de Truco, Canastra, Bodoque, oficinas folclóricas, Show artístico com a Família Guedes, Baile com o Grupo musical Os Mirins, Desfile pelas Avenida Júlio de Castilhos, mateada, entre outros momentos de culto às tradições gaúchas em nossa comunidade.

As invernadas artísticas do CTG estão participando do 1º Circuito de Rodeio Artístico da 20ª Região Tradicionalista, sendo que o último encontro será no CTG Missioneiro dos Pampas no mês de outubro, durante o Rodeio Crioulo da Região, em parceria com o CTG, no Parque da FEICAP.

Também no mês de outubro, o CTG sediará o Seminário Estadual das Prendas Mirins e Piás, tendo conquistado este direito mediante a conquista da 1ª Prenda Mirim Kelli Larissa Pletsch.

Da mesma forma, a 2ª Prenda Estadual Cristina Kunzler Diemer conquistou o direito de sediar em Três Passos o Seminário Estadual das Prendas no mês de fevereiro.

Assim o CTG Missioneiro dos Pampas torna-se uma referência no tradicionalismo municipal, regional e estadual, sendo fiel ao seu lema “Em qualquer torrão sempre Gaúcho para o orgulho do Rio Grande”.

Vereadores que se manifestaram na sessão:

Os vereadores que utilizaram a palavra para homenagear a entidade foram: Paulinho Sattler, João Boll, Ingomar Sandtner, Jair Locatelli, Gilmar Maier, Edivan Baron, Luis da Silva, Nader Umar e Diego Maciel.

GALERIA DE FOTOS: (Créditos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Ascom Câmara Municipal de Três Passos

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados
POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A RÁDIO ALTO URUGUAI LTDA, CNPJ 87.726998/0002-75, doravente EMISSORA.

A EMISSORA entende que a privacidade é um direito fundamental da pessoa natural, de modo que se faz necessário garantir a gestão sistemática e efetiva de todos os aspectos relacionados à proteção de dados pessoais e dos direitos dos seus titulares.
Dessa forma, a EMISSORA está comprometida com uma gestão efetiva da proteção de dados pessoais dos seus integrantes, parceiros e clientes, razão pela qual institui a presente Política Geral de Privacidade e Proteção
de Dados Pessoais (‘Política’).

A presente política tem como objetivo fortalecer o compromisso assumido com a inovação, os padrões de ética e de probidade que regem atuação profissional da emissora e a contínua valorização dos seus integrantes, clientes e parceiros, pelo que adota todas medidas cabíveis para garantir que esta Política seja adequadamente divulgada, entendida e cumprida por todos os seus integrantes.

1. Objetivos
A EMISSORA adota a presente Política como documento integrante do seu sistema de gestão corporativo, compatível com os requisitos da legislação brasileira, com o objetivo de estabelecer diretrizes para que o tratamento de dados pessoais seja realizado em níveis adequados de proteção, mediante a adoção de controles técnicos e administrativos necessários ao atendimento dos requisitos previstos na legislação vigente.
A presente Política objetiva, ainda, prevenir possíveis causas de violações de dados pessoais e incidentes de segurança da informação relacionados ao tratamento de dados pessoais e minimizar os riscos de perdas financeiras, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo como resultado de violações de dados.

2. Ambiente normativo
A presente Política foi elaborada tendo por base a Lei n.º 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como outras legislações do ordenamento jurídico que possam interferir nesta Política, bem como as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR ISO/IEC 27701:2020, e pela ISSO 27001:2013. (Caso a emissora opte por não entrar em conformidade com as outras normas acima destacadas, os termos acima devem ser adaptados de acordo com cada caso.)

3. Aplicação
A presente Política se aplica a qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada pela EMISSORA, independentemente do meio ou do país onde estejam localizados os dados, nos termos da LGPD.
Os princípios e conceitos adotados nesta Política são os constantes na LGPD e deverão seguir normas que complementem ou alterem o presente documento. Dentre eles, tem-se em especial que a EMISSORA tratará apenas os dados estritamente necessários para o desempenho da finalidade do tratamento, o qual lhe deverá ser adequado, transparente, não discriminatório e seguro.
A EMISSORA garante ainda que viabilizará o livre acesso e a qualidade dos dados, assim como que tomará medidas adequadas e razoáveis de prevenção e para o atendimento à LGPD.

4. Diretrizes
São diretrizes da EMISSORA para esta Política:
– Garantir a conformidade integral com leis e regulamentações de proteção de Dados Pessoais.
– Garantir a adoção de controles de segurança da informação, tanto técnicos quanto administrativos, suficientes para assegurar níveis de proteção adequados para Dados Pessoais;
– Garantir a contínua melhoria da gestão de proteção de dados pessoais por meio da definição e revisão sistemática de objetivos de privacidade e proteção de dados pessoais em todos os níveis de sua organização profissional;
– Garantir a documentação, implementação e comunicação das Políticas, procedimentos e práticas relacionadas à privacidade e proteção de dados adotadas pela emissora;
– Garantir que o tratamento dos dados pessoais seja realizado em conformidade com as hipóteses autorizadoras previstas na legislação vigente, solicitando-se o consentimento do titular nas ocasiões em que lei exigir;
– Garantir o tratamento apenas dos dados pessoais estritamente necessários e adequados à finalidade pretendida, explícita e legítima, e somente enquanto perdurarem os propósitos declarados;
– Garantir a precisão e qualidade dos dados pessoais tratados, excetuando-se casos em que exista uma base legal para a manutenção de dados desatualizados.
– Garantir a não discriminação no tratamento de dados pessoais, impossibilitando que estes sejam usados para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos.
– Garantir a retenção dos dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos declarados e, posteriormente, destruí-los, bloqueá-los ou anonimizá-los com segurança, salvo quando a retenção for exigida pela legislação vigente;
– Garantir a rastreabilidade e prestação de contas durante todo o tratamento de dados pessoais, incluindo quando os dados pessoais forem compartilhados com terceiros;
– Garantir aos titulares o pleno exercício de todos os direitos previstos na legislação vigente, constantes no capítulo III, da
Lei Geral de Proteção de Dados, especialmente o direito de informação, confirmação, acesso aos dados, revisão, portabilidade, anonimização, bloqueio e eliminação.
Assim, a EMISSORA se compromete a fornecer ao titular explicações suficientes sobre políticas, procedimentos e práticas com relação aos dados pessoais objeto de tratamento, inclusive eventuais alterações em quaisquer desses itens.
- Garantir que as violações de dados sejam notificadas às partes interessadas, conforme requisitos e prazos previstos na legislação vigente, bem como sejam integralmente registradas, classificadas, investigadas, corrigidas e documentadas.

5. Dados pessoais tratados pela EMISSORA.
A EMISSORA poderá tratar, de maneira informada, dados dos seus colaboradores ou de profissionais que estejam em processo de seleção, fornecedores, prestadores de serviços, contratantes e contratados, assim como também o fará com dados recebidos de clientes para o desempenho dos seus serviços, ou dados de participantes dos eventos que venha a promover, entre outros.
Os dados podem ser nome civil ou social, endereço físico e eletrônico, número de telefone, número inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, dentre outros.
A coleta de dados pessoais sensíveis, como dados sobre origem racial, étnica, convicção religiosa, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso etc., só ocorrerá em hipóteses restritas.
A EMISSORA não executa atividades relacionadas diretamente a crianças ou adolescentes nem recolhe de forma proativa seus dados pessoais. (Caso a emissora colete dados desse tipo em algum momento, essa informação deve ser alterada, conforme cada caso).
Os usuários da informação serão todos os integrantes da EMISSORA e terceiros alocados na prestação de serviços à emissora, indiferente do regime jurídico a que estejam submetidos, assim como outros indivíduos ou organizações devidamente autorizadas a manipular qualquer ativo de informação da emissora para o desempenho de suas atividades profissionais.
Os dados serão excluídos quando tiverem cumprido as finalidades para as quais foram coletados ou quando o respectivo titular solicitar a sua eliminação, exceto se houver base legal que justifique o seu armazenamento.

6. Papéis e Responsabilidades
6.1 Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais – CGPD
Obs.: A criação de um Comitê Gestor de Proteção de Dados para a emissora desempenha um papel importante perante a fiscalização do cumprimento à LGPD. No entanto, caso a emissora opte por não o fazer, deverá excluir as disposições existentes
a respeito desse assunto nesta política.
Fica constituído o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais (CGPD).

O CGPD será composto de:
– 02 diretores;
– 01 membro gestor da área de privacidade e proteção de dados;
– 01 gestor ou consultor da área de segurança ou de tecnologia da informação;
– 01 gestor de departamento pessoal ou de recursos humanos;
– O encarregado de Proteção de Dados.

É responsabilidade do CGPD:
– Aprovar esta Política, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Aprovar as diretrizes de proteção da privacidade e de dados pessoais, complementares a esta Política, elaboradas pelo time de Segurança da Informação, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Garantir a disponibilidade dos recursos necessários para uma efetiva Gestão da Proteção de Dados Pessoais;
– Garantir que o tratamento de Dados Pessoais seja realizado em conformidade com a presente Política e com a legislação vigente;
– Promover a divulgação da presente Política e tomar as ações necessárias para disseminar uma cultura de proteção de Dados Pessoais no ambiente corporativo.
6.2 Encarregado Pelo Tratamento De Dados Pessoais
Obs.: cabe a cada emissora indicar se o encarregado irá cumprir outras funções, para além das que constam abaixo. Caso isso ocorra, elas devem ser acrescidas às demais responsabilidades.
É responsabilidade do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:
– Apoiar o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais em suas deliberações;
– Tomar as ações cabíveis para se fazer cumprir os termos desta Política;
– Identificar e avaliar as principais ameaças à proteção de dados, bem como propor e, quando aprovado, apoiar a implantação de medidas corretivas para reduzir o risco;
– Aceitar reclamações e comunicações dos titulares de dados pessoais, prestar esclarecimentos e adotar as providências necessárias;
– Receber comunicações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e adotar as providências necessárias;
– Orientar os integrantes e parceiros da emissora a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
– Atender as demais atribuições, conforme orientação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, definidas em normas complementares publicadas pelo referido órgão;
– Apoiar a gestão das violações de dados pessoais, garantindo tratamento adequado e comunicando, em prazo razoável, a Autoridade Nacional e titulares afetados pela violação, sempre que esta representar riscos ou danos.
6.3 Equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação
É responsabilidade da equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação:
– De acordo com a Política de Segurança da Informação e diretrizes anexas, bem como com a presente Política, implementar os controles necessários para cumprir os requisitos de segurança da informação necessários à proteção da privacidade e de dados pessoais tratados pela emissora.
– Adotar medidas de segurança, tanto técnicas quanto administrativas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme padrões mínimos recomendados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais;
– Realizar o tratamento de incidentes de segurança da informação que envolvam o tratamento de dados pessoais, garantindo sua detecção, contenção, eliminação e recuperação dentro de um prazo razoável;
– Apoiar o Encarregado pelo tratamento de dados pessoais na comunicação à Autoridade Nacional e ao titular dos dados pessoais em casos de ocorrência de incidente de segurança que possam acarretar riscos ou danos.
6.4 Usuários da Informação
É responsabilidade dos Usuários da Informação:
– Ler, compreender e cumprir integralmente os termos da presente Política, bem como as demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais aplicáveis;
– Assinar o termo de ciência e adesão à Política, formalizando a ciência e o aceite integral das disposições, bem como das demais normas e procedimentos de segurança, assumindo responsabilidade pelo seu cumprimento;
– Encaminhar quaisquer dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento sobre a presente Política, suas normas e procedimentos ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais ou, quando pertinente, ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais;
– Comunicar ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais qualquer evento que viole esta Política ou coloque/possa vir a colocar em risco Dados Pessoais tratados pela emissora.
– Responder pela inobservância da Política, normas e procedimentos relacionados ao tratamento de Dados Pessoais, conforme definido no item sanções e punições.

7. Sanções e Punições
As violações, mesmo que por mera omissão ou tentativa não consumada, desta Política, bem como demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais, serão devidamente apurados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais que pode aplicar a penalidade que entender oportuna, variando entre a penalidade mais branda, advertência, à mais grave, demissão por justa causa, assegurada em todos os casos a ampla defesa.
Para o caso de violações que impliquem em atividades ilegais, ou que possam incorrer em riscos aos titulares de dados pessoais, ou dano à emissora, o infrator será responsabilizado pelos prejuízos, cabendo aplicação das medidas judiciais pertinentes, sem prejuízo daquelas descritas acima.

8. Casos Omissos
Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais para posterior deliberação.
As diretrizes estabelecidas nesta Política e nas demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais não se esgotam
em razão da contínua evolução tecnológica, da legislação vigente e constante surgimento de novas ameaças e requisitos.
Desta forma, não se constitui rol enumerativo, sendo obrigação do usuário da informação da emissora EMISSORA adotar, sempre que possível, outras medidas de segurança além das aqui previstas, com o objetivo de garantir proteção de dados pessoais tratados na emissora.

9. Auditoria interna
A EMISSORA realizará auditorias internas anuais, a serem desenvolvidas pelo Encarregado com o auxílio do time de segurança da informação, no que for necessário, garantido o registro e o relato dos resultados ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.

10. Revisões
Esta Política é revisada com periodicidade anual ou conforme o entendimento do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.
ASSINATURA DO GESTOR OU DO REPRESENTANTE

CLIQUE AQUI E SAIBA SOBRE OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO