Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Defesa Civil atualiza dados sobre temporais; Sede Nova teve estragos pelo granizo

RS tem pelo menos 54 municípios com prejuízos em razão de temporais

5 de setembro de 2023
Alagamentos em Nova Bassano. (Foto: Prefeitura de Nova Bassano/Divulgação)

Até o momento, 54 municípios registraram ocorrências e danos causados por tempestades, queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva, com transtornos associados como enxurradas e inundações. A Defesa Civil comunica, através de nota enviada para imprensa, que está atuando para apoiar as comunidades atingidas com danos humanos e materiais pelo Rio Grande do Sul.

Na última madrugada, um dos municípios mais afetados foi Muçum, onde as forças de resposta do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar atuaram no resgate às pessoas ilhadas pela água que subiu rapidamente. Os bombeiros empregaram sete embarcações, enquanto o Comando Ambiental da BM utilizou outras três no salvamento das pessoas, realizado ao longo de toda a madrugada.

A Defesa Civil estadual também articulou junto ao Exército Brasileiro o apoio de outras três embarcações, que devem chegar à cidade por volta do meio dia de hoje. A entidade lamenta, na nota enviada à imprensa, as vítimas fatais de 3 cidades da região norte do RS. “Inicialmente, lamentamos a perda de quatro pessoas, vitimadas nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, na região norte”, detalha o comunicado.

Com a melhoria das condições de voo, ainda pela manhã os helicópteros da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal estão sendo utilizados nas ações de apoio aos municípios afetados. A Defesa Civil estadual segue apoiando os municípios, no monitoramento dos riscos hidrológicos e, após a chuva, nas ações de ajuda humanitária que forem necessárias.

O boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta terça-feira (5) registra quatro óbitos, 426 desabrigados, 1.133 desalojados e 309 casas destelhadas. Ao todo, há 54 cidades com ocorrências, atingindo mais de 18 mil pessoas. 

Estragos na região

Dentre os municípios que relataram estragos por conta do temporal está Sede Nova, na Região Celeiro. De acordo com a Defesa Civil do município, 25 residências tiveram seus telhados atingidos pelo granizo na noite do último domingo. Os estragos atingiram moradias das localidades de Santa Terezinha, Caçador e Vista Alegre. A Defesa Civil não recebeu chamado para entrega de lonas.

Em Santo Cristo, o balanço atualizado indicou que 15 residências e dez galpões foram afetados pelo granizo.

Em Boa Vista do Buricá, a Secretaria Municipal de Obras informou a interdição das pontes localizadas em Alpargatas, na divisa com São José do Inhacorá e Três de Maio, e em Bom Princípio, na divisa com São José do Inhacorá. O motivo foi a elevação do rio, por conta do grande volume de chuva, o que deixou as pontes submersas.

 

*Atualizada às 10h35min

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Rádio Guaíba

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados