Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Dengue: 35 pessoas necessitaram hospitalização em Tenente Portela nos últimos dois meses

Secretário Paulo Farias concedeu entrevista à Rádio Alto Uruguai, detalhando ações do Município para diminuir o número crescente de casos confirmados da doença

8 de fevereiro de 2024
Comitê de enfrentamento à dengue foi criado em Tenente Portela na última semana (Foto: Ascom Prefeitura Tenente Portela)

A Rádio Alto Uruguai entrevistou, na manhã desta quinta-feira (08) o secretário de Administração de Tenente Portela, Paulo Farias, para atualizar informações sobre o enfrentamento à dengue no município, que está com um surto da doença e tem o maior número de casos confirmados em 2024 no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a última atualização, feita pela Secretaria Municipal da Saúde, são 1.071 notificações positivas para a doença.

A situação segue grave no município. Na quarta-feira, dia 7, o Hospital Santo Antônio registrava seis pacientes internados, apresentando um quadro mais grave de dengue. “No período de 20 de dezembro, até o dia 7 de fevereiro, cerca de35 pessoas necessitaram de internação no hospital em razão da dengue”, confirmou o secretário. Um óbito pela doença foi registrado e confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde: uma idosa de 71 anos, que estava hospitalizada e morreu no dia 31 de janeiro.

De acordo com Paulo Farias, está havendo um reforço nas equipes que atendem as unidades básicas de saúde e também na parceria com o Hospital Santo Antônio, para o devido atendimento às pessoas que enfrentam uma situação mais crítica nos casos de dengue.

Todos os profissionais agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, e que integram a Vigilância Sanitária, estão trabalhando diretamente nas ruas, fazendo visitas domiciliares e intensificando a fiscalização de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “É um trabalho muito intenso e que está acontecendo todos os dias, incluindo a aplicação do inseticida intradomiciliar e do fumacê, atingindo 100% do perímetro urbano de Tenente Portela”, destacou.

Decreto deve ser publicado entre hoje e amanhã
O Município de Tenente Portela está finalizando a elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública, fazendo um apanhado de todas as ações que estão sendo desencadeadas e sendo um reforço ainda maior para a tomada de medias emergenciais e de apoio das demais instâncias governamentais.

De acordo com o secretário, algumas exigências técnicas precisam estar previstas no documento, como laudos da Defesa Civil, da saúde e da assistência social, e o decreto deve ser publicado, no máximo, até esta sexta-feira.

Na última semana, também foi criado o comitê municipal de enfrentamento à dengue, com representantes do governo municipal e da sociedade civil, visando mobilizar esforços e estabelecer um trabalho de acompanhamento da efetividade do trabalho desenvolvido em âmbito local.

OUÇA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO PAULO FARIAS:

Fonte: Jornalismo - Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados