Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Derrubadas: Parque Estadual do Turvo registrou recorde de público visitante no último final de semana

Visibilidade do Salto do Yucumã aumenta e atrai muitos visitantes. Em função disso, troca de informações são cada vez mais necessárias para que o parque seja preservado e os turistas possam regressar satisfeitos com a visita

8 de janeiro de 2020
Salto do Yucumã é o principal ponto turístico da região Fronteira Noroeste do RS (Foto: Prefeitura de Derrubadas / Divulgação)

As últimas semanas têm sido marcadas por intenso movimento de visitantes ao Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, especialmente devido à visibilidade do Salto do Yucumã, maior queda d’água longitudinal do mundo, e que está sendo favorecida pelo período de estiagem, que acaba por diminuir o volume de água no rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina.

Segundo informações repassadas pela secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Derrubadas, Angelita Bomm dos Santos, no último final de semana mais de 2 mil pessoas visitaram o parque, 1.600 delas apenas no domingo. Ela destaca que foi um público recorde.

Com o aumento no fluxo de turistas neste verão, está sendo cada vez mais necessária a troca de informações prévias sobre o local e o próprio município, para que os visitantes não sejam surpreendidos de forma desagradável por atrasos ou falta de estrutura em determinadas questões, e também para que cumpram com determinadas regras dentro do espaço ecológico.

Na terça-feira (07), a página do Salto do Yucumã mantida no Facebook, emitiu uma importante nota de esclarecimento ao público, dando conta de que o modelo de gestão compartilhada do turismo no Parque Estadual do Turvo ainda é recente. Faz apenas um ano que o Município de Derrubadas está atuando em conjunto com servidores da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS (Sema), órgão responsável em nível estadual pela gestão da área.

Os gestores do parque salientam que como a área é uma unidade de conservação, até o momento não foi permitida a ampliação de locais para visitação – as chamadas áreas de uso público – que são delimitadas pelo Plano de Manejo do Parque Estadual do Turvo, havendo uma limitação no número de visitantes que o parque comporta ao mesmo tempo.

Essas informações foram destacadas em função de reclamações de alguns visitantes pela demora na fila de acesso ao parque, especialmente quando o número de espaços para estacionamento, nas proximidades do salto, já está no limite. Os gestores alegam que não podem permitir que todos os carros desçam até a área de lazer ao mesmo tempo.

Para entrar no Parque do Turvo, o visitante deve assinar um termo de responsabilidade. Os melhores dias para visitação, no sentido de evitar grandes filas, são os dias de semana, como segunda, quinta e sexta-feira.

Nos últimos dias, a página do Parque Estadual do Turvo, mantida no Facebook, também constatou a atitude de alguns visitantes que jogaram lixo às margens da estrada que dá acesso ao salto, na parte interna do parque, desrespeitando a natureza dentro de uma unidade de conservação. Copos e garrafas plásticas foram flagrados no chão, em meio à vegetação. Além do lixo, vários casos de excesso de velocidade foram constatados nos últimos dias, o que é lamentado pela equipe de gestão do parque.

Flagrante de lixo jogado no parque

Informações gerais para visitação

O Parque Estadual do Turvo é aberto de quinta-feira a segunda-feira, das 08h às 18h, sendo que a entrada no parque encerra-se às 16h e a saída da área do Salto deve ser até as 17h. O valor do ingresso é de R$ 17,10 por pessoa. Tem direito à meia-entrada, idosos com mais de 60 anos, crianças de 02 a 12 anos e estudantes com carteirinha (ambos mediante comprovantes).

É proibida a entrada de bebidas alcoólicas e animais domésticos, assim como a coleta de plantas e pedras do parque.

É importante salientar que o visitante precisa percorrer 15 km de estrada de chão, do acesso do parque até o Salto, sendo 30 km/h a velocidade máxima permitida para os veículos.

Para mais informações sobre questões turísticas, os visitantes podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Derrubadas, através do telefone/ whatsapp: (55) 9-9918-3006.

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE JÁ PODE SER LEVADO PREENCHIDO:

Acesse, abaixo, o Termo de Responsabilidade, caso o visitante já queira levar o documento preenchido, evitando a espera do lado de fora do portão do Parque.
LINK DE ACESSO AO TERMO DE RESPONSABILIDADE (CLIQUE AQUI)

NOTA DE ESCLARECIMENTO – GESTÃO COMPARTILHADA DO TURISMO – PARQUE ESTADUAL DO TURVO

Querido visitante

Tendo em vista o movimento no Parque Estadual do Turvo neste último final de semana, gostaríamos de nos pronunciar:

Informamos que ainda é recente a Gestão Compartilhada do turismo no Parque Estadual do Turvo, ou seja, faz apenas um ano que o Município de Derrubadas está atuando junto com a Gestão Estadual do Parque (SEMA-RS), período este de experiências e adaptações.

Lembramos que o Parque Estadual do Turvo é uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, a maior e uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Desta forma, espera-se que aqueles que buscam conhecer o Parque tenham conhecimento e RESPEITO pela biodiversidade que aqui existe.

É de conhecimento de todos a infraestrutura existente, ou aqueles que não conhecem, tem total liberdade de solicitar informações através da nossa página do Facebook ou do WhattsApp, pois todos os questionamentos são respondidos.

Por se tratar de uma UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, até o momento, não se tem permissão de ampliar os locais disponíveis para a visitação – área de uso público delimitada através do Plano de Manejo do Parque Estadual do Turvo. Ou seja, o número de visitantes que o Parque comporta ao mesmo tempo é LIMITADO!

Temos conhecimento que a espera em longas filas é algo extremamente desconfortável e desgastante, mas precisamos considerar o ESPAÇO DISPONÍVEL que o Parque dispõe – de modo especial, o espaço para estacionamento. Além disso, temos a consciência que em qualquer lugar onde o número de visitantes supere o habitual, a fila é algo quase que impossível de evitar.

Registro fotográfico maravilhoso feito pelo pesquisador Dante Meller (Foto: Dante Meller / Parque Estadual do Turvo / Facebook / Divulgação)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados