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DNIT-RS não apresenta novo prazo para instalar controladores de velocidade na BR 468

Informações repassadas pelo órgão são desencontradas. Em setembro, superintendente regional havia informado a instalação de equipamentos até o final de outubro, mas não se confirmou

8 de janeiro de 2020
Trecho da BR 468 em Três Passos, onde haviam duas lombadas eletrônicas (Fotos: Rádio Alto Uruguai / Arquivo)

A reportagem da Rádio Alto Uruguai retomou um assunto que segue sem definição: a reinstalação das lombadas eletrônicas na BR 468, especialmente no km 103 da rodovia, em Três Passos, onde acidentes voltaram a acontecer em 2019, inclusive com a morte de um motociclista, na última semana do ano.

A partir de um ofício encaminhado à Câmara de Vereadores de Três Passos, nossa reportagem teve acesso à informação de que em setembro de 2019, o superintendente regional do DNIT-RS, engenheiro Delmar Pellegrini Filho, havia comunicado que os equipamentos entrariam em funcionamento até o final do mês de outubro. Segundo ele, em ofício datado no dia 10 de setembro, a ordem de instalação já havia sido emitida. A empresa vencedora da licitação para instalar e operar os controladores de velocidade é a Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda.

Ofício encaminhado pelo superintendente do DNIT-RS

Em decorrência de novos acidentes no trecho da rodovia que circunda o perímetro urbano de Três Passos, entramos em contato com o núcleo de comunicação social do DNIT-RS, para saber o porquê da não instalação dos equipamentos na BR 468, dentro do prazo informado no comunicado do superintendente, e se há um novo prazo para que o serviço seja executado.

O órgão, entretanto, se limitou a responder que está cumprindo um acordo judicial homologado em 29 de julho de 2019, pela Justiça Federal, em que se priorizou a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos no país, mas não apresentou um novo prazo para que os equipamentos sejam reinstalados na BR 468 e novamente entrem em funcionamento (leia a íntegra da resposta do DNIT, no final da matéria).

Planilha encaminhada não consta os controladores que foram desativados em 2019

Ao mesmo tempo, o núcleo de comunicação social repassou à nossa reportagem uma planilha, contendo uma lista de pontos sem equipamento, e onde, de acordo com a informação prestada pelo departamento, constam os locais onde serão “instalados os equipamentos”.

Entretanto, a planilha aponta apenas o km 99 da BR 468 como trecho que supostamente receberá um controlador de velocidade e tratando este trecho como de risco “médio”. O km 99 da BR 468 fica nas proximidades do trevo de acesso à Três Passos pela Avenida Ijuí, e nunca teve equipamento controlador de velocidade. Tampouco foi informado, durante o ano de 2019, pelo DNIT-RS, que este ponto da rodovia receberia algum equipamento.

Quanto às duas lombadas eletrônicas, previstas para serem recolocadas no km 103 da BR 468, no trecho próximo ao seminário São Pascoal e de acesso à cidade pela Rua Gaspar Silveira Martins, no bairro Erico Verissimo, não há qualquer menção nesta planilha.

Em 31 de julho de 2019, o próprio núcleo de comunicação social do DNIT-RS encaminhou informações aos órgãos de mídia, contendo todos os trechos de rodovias federais do RS em que os controladores seriam novamente instalados, incluindo os quatro trechos da BR 468 em que os equipamentos foram retirados no início de 2019, que são:

• duas lombadas eletrônicas na localidade de Esquina Boa Vista, em Campo Novo (km 63);
• dois pardais no trevo de acesso à São Martinho, no entroncamento da BR 468 com a ERS 210, também em Esquina Boa Vista (km 67);
• duas lombadas eletrônicas em Três Passos, nas proximidades do Seminário São Pascoal (km 103);
• duas lombadas eletrônicas na localidade de Novo Planalto, em Tiradentes do Sul (km 129 e 130).

Proposta de entrevista não foi respondida

A nossa reportagem ainda solicitou uma entrevista com algum representante do DNIT-RS: o superintendente, Delmar Pellegrini Filho, o superintendente substituto, Pedro Luzardo Gomes, ou o diretor da regional do DNIT-RS de Cruz Alta (que abrange a BR 468), Luiz Bassani. Entretanto, o núcleo de comunicação social do órgão não respondeu até o momento se um destes servidores poderia conceder entrevista à emissora.

Resta agora aguardar os próximos desdobramentos. Enquanto isso, a BR 468 segue sem controladores de velocidade.

No período em que as lombadas eletrônicas estiveram ativas, no trecho da rodovia em Três Passos, poucas ocorrências e nenhuma com gravidade, foram registradas no local.

Resposta emitida pelo DNIT-RS à reportagem da Rádio Alto Uruguai:

– Decorrente do acordo judicial homologado no dia 29/jul pela Justiça Federal, está sendo priorizada a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’, os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016. Segue, em anexo, tabela com o local onde serão instalados os equipamentos.

– o DNIT está cumprindo o acordo judicial. Há equipamentos cujos projetos estão em fase de aprovação, há outros equipamentos já instalados à espera de verificação do INMETRO para começarem a operar, e há equipamentos instalados e em operação. Em função da dinâmica do processo de instalação dos equipamentos, ainda não temos esse balanço fechado.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

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