Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Em casa e com emoção”: como foi o show de Luísa Sonza em Tuparendi

Desde que se projetou nacionalmente em sua carreira solo, artista ainda não havia se apresentado na cidade onde viveu até os 17 anos

9 de setembro de 2024
Músicas próprias e covers fizeram parte da apresentação. (Foto: Duda Fortes/Agência RBS)

No mesmo dia, Luísa Sonza jogou futebol, andou a cavalo pelas ruas e fez show para 10 mil pessoas em Tuparendi. Estava em casa. Antes disso, na sexta-feira (6), cantou o Hino Nacional diante de 45 mil pessoas, na Neo Química Arena, em um evento de futebol americano em São Paulo.

Fez show em Manaus (AM), na quinta (5). Marcou presença no evento Billboard K Power 100, em Seul, na Coreia do Sul, na semana retrasada. O sábado (7) foi a vez de sua terra natal.

Desde que se projetou nacionalmente em sua carreira solo, Luísa Sonza ainda não havia se apresentado no município onde viveu até os 17 anos. O show fez parte da 8ª edição da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Tuparendi (Ficat), realizada no Parque Heinrich Fankhauser.

Umas das maiores estrelas da música pop no país, Luísa não recebeu cachê pelo show. Parte do lucro da bilheteria será destinada ao Hospital Tuparendi. Em conversa antes da apresentação, ela justificou:

“Ninguém precisou me convencer. Se me convidarem e eu puder, então vou retribuir. Já participei da Ficat quando era criança, como uma guria que estava ali brincando no parque. Em cidade de interior, (a feira) é um espaço de cultura e de promover a economia local. Então, como sei que posso ajudar, estou ajudando”.

Aos 26 anos, Luísa voltou a se apresentar em sua terra com três álbuns lançados e números expressivos: 12 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 2,8 bilhões de reproduções em seu canal oficial no YouTube (é a artista gaúcha contemporânea mais ouvida em ambas as plataformas). Seu disco mais recente, Escândalo Íntimo (2023), bateu recorde no Spotify Brasil e atingiu 15,6 milhões de reproduções em menos de 24 horas após o lançamento.

Só que tudo começou em Tuparendi. Dos sete aos 17 anos, Luísa viajou pelo Estado com a banda local Sol Maior (que também se apresenta na Ficat neste domingo). Com repertório variado (de Beatles a sertanejo), o projeto chegava a 20 apresentações por mês — o que incluía locais como igrejas, festas de casamento e até velório.

Luísa se projetou mesmo pelo YouTube, no qual ficou conhecida como “Rainha dos Covers” interpretando diversos hits. Chegou a ganhar um Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor Cover da Web. Mas logo se consolidou com seu trabalho próprio.

Teve coreografias exaltadas pelo público. (Foto: Duda Fortes/Agência RBS)

Show em casa

Antes do show na Ficat, Luísa jogou uma partida de futebol à tarde, com garotas que participam de um núcleo feminino da Academia Bello Centro — escolinha que ela se tornou patrocinadora. A cantora também recebeu uma homenagem da instituição.

Após a peleja, Luísa divulgou vídeos nos stories do Instagram em que, casualmente, andava a cavalo pelas ruas de Tuparendi, ainda vestindo a camiseta da Academia Bello Centro. Apenas mais um dia na vida da cantora. Aliás, Adilson Gilberto Farias, coordenador da escolinha e padrinho da artista, explicou: “Sempre que a Luísa vem para cá, ela anda tranquilamente. É a cidade dela”.

Luísa comentou também sobre sua relação com Tuparendi: “É a sensação de casa. O lugar onde vivi 17 anos da minha vida até me mudar para a cidade grande. Como boa parte dos jovens que vivem boa parte da vida aqui e depois vão procurar outra coisa fora”.

De fato, o clima era caseiro no show realizado na Arena Sicredi, espaço para atrações musicais da Ficat. Havia familiares e amigos de infância de Luísa na plateia. Tanto que uma hora ela brincou que não faria a coreografia de Sentadona na frente de seus pais.

A apresentação de duas horas teve início às 22h25min, com o público ansioso antes de começar. Era um show beneficente, mas Luísa levou sua estrutura possível: banda, cenário com escada e ponto elevado no centro, time com seis bailarinas e bailarinos e pirotecnia (fogos, fumaça e papel picado).

Luísa também recebeu uma homenagem surpresa. Ao som de O Conto de Dois Mundos (Hipocrisia), a cantora observou no telão fotos e vídeos de sua vida em Tuparendi, o que a emocionou. “Amo vocês! Saco, não gosto de chorar”, disse, antes de tirar alguns segundos para respirar, como ela relatou.

Daqui duas semanas, ela canta no Palco Mundo, no Rock in Rio, no Rio de Janeiro — mesmo palco em que se apresentarão Shawn Mendes, Ne-Yo e Akon, além de ser no mesmo dia que Mariah Carey. Da Ficat para o Rock in Rio. De Tuparendi para o mundo.

Fonte: Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados