O evento gratuito e aberto à comunidade “É Preciso Saber Viver” marcou o encerramento do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, em Três Passos. Promovido pela Prefeitura Municipal, a roda de conversa sobre saúde mental contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, na tarde desta terça-feira (30), no Auditório do Centro Empresarial da Cacis.
Com início às 14h, o Psicólogo Guilherme Ullmann abriu a programação com a palestra “Precisamos falar sobre depressão”. Em entrevista à Rádio Alto Uruguai, ele afirmou que o foco de sua fala foi a prevenção ao suicídio, pois segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 90% dos casos de suicídio tem como causa algum transtorno mental, sendo o principal deles, a depressão.
“Minha fala foi, principalmente, sobre a questão do diagnóstico. Nem toda tristeza caracteriza depressão, que, muitas vezes, algumas situações que a gente enfrenta, simplesmente é a vida, não necessariamente um transtorno depressivo”, comenta.
Às 14h35 o Dr. Marconi Lira ministrou a palestra “Saúde Mental: Acolhimento, Realidade Atual e Como Reconhecer os Sinais”. Ele reforçou a necessidade de prestar atenção aos indicadores de uma pessoa que precisa de ajuda, como isolamento social, mudança de comportamento, descuido com a própria aparência ou anedonia (incapacidade de sentir prazer).
Após, às 15h, houve um coffee break, retornando, às 15h30, para a roda de conversa mediada pelo vice-prefeito Rodrigo Ipê, com a participação do Padre Alexsander Vasconcelos, do Pastor da Primeira Igreja Batista e Terapeuta, Josias Leão, do Dentista Felipe Messer, do Educador Físico Eduardo Barasuol, da Assistente Social Mauriceia Gasparetto e da Enfermeira Elisa Heisler.
Rodrigo Ipê destacou as ações desenvolvidas pela Administração durante o mês de setembro. “Nós tivemos vários vários momentos especiais e importantes tanto para os colaboradores da prefeitura como também para a população, para os idosos, para os grupos e convivência da Assistência Social. Nós tivemos várias rodas de conversa entre a Secretaria de Assistência Social, saúde e educação, pois pensar na saúde emocional do ser humano é pensar na vida dele”.
O Pastor e Terapeuta, Josias Leão, participante da roda de conversa, comentou em entrevista que seu objetivo foi trazer a compreensão de que não se pode negligenciar a área espiritual da vida, pois a Bíblia ensina que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito. “Nós temos uma parte espiritual e ela precisa ser nutrida. Ela precisa ser cuidada, ser direcionada e instruída, para que a gente possa preencher esse vazio existencial que a gente ouve as pessoas falando, e, às vezes, não entendemos muito”, justifica.






















