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Estado prorroga inscrições e altera datas da seleção de diretores de escola

Interessados em disputar as vagas podem se inscrever no Curso Preparatório para a Gestão Escolar, uma das etapas obrigatórias da seleção, até 5 de outubro

27 de setembro de 2024
Sede da 21ª CRE em Três Passos. (Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai)

A Secretaria Estadual da Educação prorrogou as inscrições e alterou o cronograma do processo seletivo para diretores e vice-diretores das escolas estaduais, com mandato entre o período de 2025 e 2027. Os interessados em disputar as vagas podem se inscrever no Curso Preparatório para a Gestão Escolar, uma das etapas obrigatórias da seleção, até 5 de outubro. A formação está disponível no Portal da Educação RS e possui cinco módulos, totalizando 60 horas.

A conclusão no curso e a aprovação na prova de conhecimento são pré-requisitos para que os candidatos possam formalizar as chapas e participar da eleição. O curso preparatório deve ser concluído no dia 15 de outubro. Já a prova de conhecimento específico será aplicada em 1º de novembro.

A formalização das candidaturas deve ocorrer entre os dias 2 e 6 de dezembro. A campanha eleitoral vai de 10 a 14 de dezembro e a eleição das chapas pela comunidade escolar está agendada para o dia 16 de dezembro. O resultado, a homologação e a designação das chapas vencedoras ocorrerão até 15 de janeiro de 2025. Os diretores e vice-diretores eleitos assumirão seus cargos para um mandato de três anos.

Para receber os recursos de complementação do governo federal relativos aos valores mínimos por aluno, os Estados e municípios precisam ter critérios de mérito e desempenho do provimento dos gestores nas escolas. O objetivo é assegurar que os gestores escolares sejam escolhidos com base em mérito e desempenho, reforçando competências pedagógicas e administrativas necessárias para a gestão escolar.

Novas datas do cronograma:

– Inscrições para o curso: até 5 de outubro
– Encerramento do curso preparatório: 15 de outubro
– Prova de conhecimento específico: 1º de novembro
– Entrega dos resultados da prova: 1º de dezembro
– Formalização das candidaturas: 2 a 6 de dezembro
– Homologação parcial dos candidatos: 7 de dezembro
– Prazo para impugnação da candidatura pelas Comissões Eleitorais Escolares: 8 de dezembro
– Homologação final dos candidatos: 9 de dezembro
– Período de campanha eleitoral: 10 a 14 de dezembro
– Eleição das chapas pela comunidade escolar: 16 de dezembro
– Eleição das chapas pela comunidade escolar – 2º turno: 20 de dezembro
– Divulgação dos resultados: 20 de dezembro

Fonte: Rádio Alto Uruguai

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