Extensionistas rurais de 15 municípios participaram, em Humaitá, de uma capacitação para retirada e diagnóstico de amostra do solo para análise. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (14) e integra as ações da Operação Terra Forte, programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com execução da Emater/RS-Ascar.
Pela manhã houve a coleta de informações na propriedade da família do beneficiário do programa Isaac Miguel Wille na localidade de Linha Gaúcha e, à tarde, a avaliação e interpretação dos dados. Os parâmetros analisados referem-se à capacidade de infiltração de água, densidade, macro e micro porosidade total do solo e trincheira para avaliação da sua compactação.
A capacitação foi ministrada pelo extensionista rural Gilberto Bortolini do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Ijuí. Além de Humaitá, o grupo contou com participantes de Barra do Guarita, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Miraguaí, Redentora, São Martinho, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Com a capacitação, os extensionistas poderão dar início à fase de levantamento de dados e diagnóstico junto às famílias beneficiadas pelo programa. A partir dessas informações, o passo seguinte é a elaboração do Plano Individualizado de Ações Integradas (Piai), no qual são estabelecidas as práticas a serem adotadas com suporte técnico e financeiro.
Operação Terra Forte é o nome do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, uma iniciativa do Governo do Estado. O objetivo é proteger os solos e mitigar os impactos das mudanças climáticas.













