Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Governo do Estado estabelece parceria para fortalecer o turismo na Rota do Yucumã

Entre as propostas está a construção de mirante, perfuração de poços para o abastecimento de água dentro do parque e a implantação de passeios de barco

7 de maio de 2018
Secretária, Ana Pellini, anunciou plano de medidas para lideranças da região (Fotos: Prefeitura de Coronel Bicaco / Divulgação)

Os termos do convênio de cooperação entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento (Sema) e o Consórcio Rota do Yucumã, que abrange 32 municípios, foram apresentados na sexta-feira em reunião na cidade de Coronel Bicaco. O documento prevê ações conjuntas a fim de estimular o turismo no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, na fronteira com a Argentina. Na área, está o Salto do Yucumã, queda longitudinal de 1.800 metros de extensão, no rio Uruguai.

O presidente do consórcio e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, avaliou como positivo o convênio, que prevê a participação da iniciativa provada em algumas ações no parque, como em serviços, passeios de barco e sinalização. “Também está prevista a perfuração de dois poços artesianos, em um prazo de trinta dias, garantindo o abastecimento do local, que a partir destas ações poderá receber cada vez mais turistas”. O projeto será custeado com recursos de medidas compensatórias. Outras medida é a obra de um mirante próximo ao salto.

Conforme o acordo, caberá às prefeituras garantir a manutenção da estrada de 15 quilômetros na parte interna do parque. Os municípios que aderirem ao convênio garantirão desconto de 50% no ingresso para seus moradores. A titular da Sema, Ana Pellini, destacou que o governo está buscando alternativas como resolver antigos problemas do Parque do Turvo.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados