Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Humaitá e Sede Nova contabilizam prejuízos em razão do temporal

Destelhamentos, quedas de estruturas e de árvores são alguns dos registros nas duas cidades

17 de outubro de 2023
Estrutura que desabou com o vendaval no centro de Humaitá (Foto: Rádio Alto Uruguai)

Os municípios de Humaitá e Sede Nova foram dos mais atingidos na região, em razão do temporal ocorrido na noite desta segunda-feira (16). Mais um episódio climático adverso, em duas das cidades mais afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região em julho. A chuva forte, acompanhada de rajadas de vento, ocorreu por volta das 22h.

De acordo com um levantamento preliminar da Defesa Civil de Sede Nova, divulgado nesta terça-feira, pelo menos 80 residências e quatro prédios públicos foram atingidos na área urbana, com destelhamentos parciais. As famílias atingidas receberam lonas por parte da Defesa Civil. As estruturas públicas atingidas são: Posto de Saúde, Secretaria de Obras, Escola João Didoné e NAAB.

No interior do município, foram registrados alguns estragos parciais em propriedades rurais, como nas localidades de Monte Belo, Linha Assombrado e Santa Terezinha. Onze pessoas ficaram desalojadas no município de Sede Nova; elas estão abrigadas na casa de familiares. Faltou energia elétrica em parte da cidade e o sinal de telefonia móvel aos poucos vai sendo normalizado.

Orienta-se às pessoas que precisam de atendimento que procurem a Secretaria de Assistência Social. Há relatos de estragos com prejuízos em lavouras e nas estradas do interior, algumas interditadas, especialmente na localidade de Monte Belo. As aulas na rede municipal de ensino serão retomadas nesta quarta-feira (18).

Humaitá

Em Humaitá, houve destelhamento parcial de inúmeras residências e queda de árvores em diferentes pontos da cidade. Dentre os casos de maior atenção está a queda de um poste na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Rádio Alto Uruguai, após ser atingido por estruturas metálicas e painéis fotovoltaicos arremessados de um prédio nas proximidades. Equipes da RGE atuam no conserto. A expectativa é de que o serviço seja concluído nesta quarta-feira (18).

O Hospital Comunitário Adesco teve de ser interditado provisoriamente devido ao destelhamento do setor dos apartamentos. Por conta disso, a casa de saúde acabou inundada e sem condições de atender os pacientes. Os equipamentos foram cobertos por plásticos. O serviço de plantão do hospital será realizado junto à Unidade Básica de Saúde.

Na área industrial, o telhado de uma fábrica de sal mineral foi arrancado e arremessado para o outro lado da rua. Destelhamentos parciais também ocorreram em outras estruturas da área industrial.

A energia elétrica vai sendo restabelecida gradativamente na cidade. Faltou luz em todo o perímetro urbano desde a noite anterior. Houve desabastecimento de água também em consequência da falta de energia.

As aulas na rede municipal de ensino de Humaitá serão retomadas nesta quarta-feira (18), assim como o transporte escolar será realizado normalmente.

ESTRAGOS REGISTRADOS EM HUMAITÁ: (Fotos: Rádio Alto Uruguai)

ESTRAGOS REGISTRADOS EM SEDE NOVA (Fotos: Defesa Civil Municipal)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados