O ultramaratonista humaitense Martion Simon se sagrou campeão da “Trail Running 60k”, disputada no último dia 25 de maio na cidade de Getúlio Vargas. Ele é natural de Humaitá, mas reside atualmente em Frederico Westphalen. A prova de trilha, promovida pelo “Circuito 2025 Inspira Eco Run”, reuniu cerca de 400 competidores distribuídos entre as distâncias de 5, 15, 30 e 60 km. A prova também contou pontos para o Campeonato Gaúcho de Corridas em Trilha.
No desafio de 60 km foram apenas 19 competidores. O percurso total de 61,87 km incluiu estradas de chão, campo aberto e trilhas, com travessias de rios e riachos. O tempo chuvoso no dia da prova aumentou o grau de dificuldade. A largada foi às 5h da manhã, com o limite de 10 horas para conclusão da prova. O humaitense finalizou a trilha do masculino em primeiro lugar com o tempo de 5h16min, uma diferença de mais de uma hora para o segundo colocado, que finalizou em 6h31min.
Martion revela que a preparação incluiu um estudo detalhado sobre o local da prova. A partir disso, organizou treinamentos de elevação e buscou rotas de estrada de chão para uma melhor adaptação. Na primeira etapa do circuito, disputada no dia 23 de fevereiro em Rodeio Bonito, o humaitense já havia conquistado o percurso de 25 km. Outras duas etapas ocorrem durante o ano – em Marcelino Ramos (17/08) e Chapecó-SC (26/10).
Com apenas duas provas de trilha no currículo, mas já tendo alcançado bons índices e títulos, Martion vê condições de crescimento dentro da modalidade. O foco agora deve ser em disputar mais competições de trilha pelo Brasil afora e, assim, buscar seu espaço entre os principais competidores do país.























