Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Iniciada a programação do 34º Carijo da Canção Gaúcha em Palmeira das Missões

Festival, que segue até domingo, é um dos mais importantes e representativos para a música nativista do Rio Grande do Sul

23 de maio de 2019
Carijo da Canção Gaúcha eleva o nome de Palmeira das Missões e da música nativista do RS (Foto: Carijo/Divulgação)

Uma das cidades históricas da região Norte do Estado, Palmeira das Missões mais uma vez irá respirar os ares do seu principal evento: o Carijo da Canção Gaúcha, considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, que chega a sua 34ª edição cada vez com mais importância no cenário da música nativista. Até domingo, milhares de pessoas, entre comunidade local e visitantes de várias partes do Rio Grande do Sul e de fora destas plagas, estarão acompanhando uma série de atrações artísticas e culturais.

A programação do Carijo já iniciou nesta quarta-feira à noite (22), no palco paralelo, com show-baile de Clovis Mendes e Os Balseiros.

As demais atividades e o início oficial do evento acontece nesta quinta-feira (23). Desde as primeiras horas da manhã, a movimentação é grande no Parque de Exposições Telmo José Schardong. Além do credenciamento dos participantes e início de atividades na Casa da Cultura, que este ano homenageia o letrista, Lauro Pereira Soares, também tem início a movimentação musical no palco principal do Carijo.

Às 21 horas ocorre a apresentação das dez músicas concorrentes da 1ª Ronda – Fase Local. Quatro composições desta fase se classificam para a finalíssima, no domingo, 26. O show da noite fica a cargo de Jorge Guedes e Família.

Na sexta-feira (24) e no sábado (25), o festival recebe no palco principal artistas de diversas partes do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, para brilharem na 2ª e 3ª Ronda – Fase Geral. Serão 18 composições que serão defendidas no palco. Dez delas se classificam para a 4ª e última Ronda – Finalíssima, que acontece a partir das 21 horas de domingo (26).

O Carijo também terá os shows de Mano Lima, na sexta-feira, Cesar Oliveira e Rogério Melo, no sábado, e Luiza Barbosa e Miguel Marques, no domingo.

No domingo, destaque ainda para a 17ª edição do Carijinho da Canção Gaúcha, onde pequenos talentos têm espaço para mostrar o seu valor musical, representando uma importante renovação da música regionalista.

Ao longo dos quatro dias acontece a 18ª Mostra da Indústria, Artesanato e Serviços de Palmeira das Missões (MIP), tem funcionamento a Casa de Cultura Lauro Pereira Soares, o palco paralelo (lonão), bem como o conhecido acampamento.

Os ingressos para o pavilhão principal, onde ocorre o festival, são comercializados na bilheteria a partir das 19h, por R$ 10 para cada uma das noites. Estudantes, pessoas com mais de 60 anos e funcionários públicos municipais, pagam meia-entrada. Os shows do lonão são gratuitos.

Programação completa do 34º Carijo da Canção Gaúcha:

23 de maio (quinta-feira) 1ª RONDA – FASE LOCAL

9 horas – Recepção e credenciamento dos participantes (Secretaria do Carijo)

9 horas – Início das Atividades na Casa de Cultura

9h30 – Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo (Casa de Cultura)

13h30 – Início da passagem de som das músicas concorrentes

15 horas – Acendimento da Chama do Carijo

17 horas – Abertura Oficial da Casa de Cultura Lauro Pereira Soares

– Acendimento da Chama do Carijo com recepção aos cavalarianos da 17ª RT- MTG

21 horas – Abertura oficial do 34º Carijo da Canção Gaúcha

– Início das apresentações da 1ª Ronda

– Show de intervalo com Jorge Guedes e Família – (palco principal)

23 horas – Divulgação das quatro músicas concorrentes da Fase Local classificadas à Finalíssima

23h30 – Show-Baile com Grupo Eco do Pampa (palco paralelo – lonão).

 

24 de maio (sexta-feira) 2ª RONDA – FASE GERAL

9 horas – Recepção e credenciamento dos participantes (Secretaria do Carijo)

9 horas – Início das Atividades na Casa de Cultura

9h30 – Reunião da Undime Rio Grande do Sul (Casa de Cultura)

10h30 – Abertura Oficial da XVIII MIP – Mostra da Indústria, Agroindústria e Artesanato de Palmeira

13h30 – Início da passagem de som das concorrentes

14 horas – Atividades culturais a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré e participação do DTG Sentinela dos Ervais (Casa de Cultura)

14h15 – Workshop “Turismo – Desenvolvimento econômico” (Casa de Cultura)

15h30 – Palestra com a historiadora Marcia Cristina Borges da Silva. Tema – “Mulher gaúcha – 70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho organizado” (Casa de Cultura)

21 horas – Início das apresentações das concorrentes da 2ª Ronda

22h30min – Show com Mano Lima (palco principal)

23h30min – Show-Baile com Valdomiro Maicá e Grupo Bem Campeiro (palco paralelo – lonão)

 

25 de maio (sábado) 3ª RONDA – FASE GERAL

9 horas – Recepção e credenciamento dos participantes

9 horas – Início das Atividades na Casa de Cultura

9h30 – Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo e lançamentos de livros de escritores locais e regionais

13h30min – Início da passagem de som das concorrentes da noite

14 horas – Assembleia Geral Ordinária da AEPLAM – Associação Ervateira Polo Planalto Missões (Casa de Cultura)

15 horas – Palestra com Dr. Guilherme Ardenghi sobre: “Benefícios do chimarrão e polifenóis para o coração” (Casa de Cultura)

16h30 – Café com a imprensa (Casa de Cultura)

21 horas – Início das apresentações das concorrentes da 3ª Ronda

22h30 – Show-baile com César Oliveira e Rogério Melo (palco principal);

– Divulgação das 10 concorrentes da Fase Geral classificadas à Finalíssima;

23h30 – Show-baile com Rodrigo Gonçalves e Grupo (palco paralelo – lonão).

 

26 de maio (domingo) 4ª RONDA – FINALÍSSIMA

9 horas – Início das Atividades na Casa de Cultura

09h30 – Oficina de música com Willian Varella (Casa de Cultura)

13 horas – Início do 17º Carijinho da Canção Gaúcha (palco principal)

– Show de intervalo com Luiza Barbosa (palco principal)

17h – Divulgação das vencedoras do 17º Carijinho

17h – Domingueira com Bentevi (palco paralelo – lonão)

20h – Reapresentação das vencedoras do 17º Carijinho (palco principal)

– Início das apresentações das 14 músicas finalistas do 34º Carijo

– Show de intervalo com Miguel Marques (palco principal)

– Resultado e entrega da premiação do 34º Carijo da Canção Gaúcha.

ORDEM DAS APRESENTAÇÕES:

Fonte: Rádio Alto Uruguai e Carijo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2026 ® - Todos os direitos reservados
POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A RÁDIO ALTO URUGUAI LTDA, CNPJ 87.726998/0002-75, doravente EMISSORA.

A EMISSORA entende que a privacidade é um direito fundamental da pessoa natural, de modo que se faz necessário garantir a gestão sistemática e efetiva de todos os aspectos relacionados à proteção de dados pessoais e dos direitos dos seus titulares.
Dessa forma, a EMISSORA está comprometida com uma gestão efetiva da proteção de dados pessoais dos seus integrantes, parceiros e clientes, razão pela qual institui a presente Política Geral de Privacidade e Proteção
de Dados Pessoais (‘Política’).

A presente política tem como objetivo fortalecer o compromisso assumido com a inovação, os padrões de ética e de probidade que regem atuação profissional da emissora e a contínua valorização dos seus integrantes, clientes e parceiros, pelo que adota todas medidas cabíveis para garantir que esta Política seja adequadamente divulgada, entendida e cumprida por todos os seus integrantes.

1. Objetivos
A EMISSORA adota a presente Política como documento integrante do seu sistema de gestão corporativo, compatível com os requisitos da legislação brasileira, com o objetivo de estabelecer diretrizes para que o tratamento de dados pessoais seja realizado em níveis adequados de proteção, mediante a adoção de controles técnicos e administrativos necessários ao atendimento dos requisitos previstos na legislação vigente.
A presente Política objetiva, ainda, prevenir possíveis causas de violações de dados pessoais e incidentes de segurança da informação relacionados ao tratamento de dados pessoais e minimizar os riscos de perdas financeiras, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo como resultado de violações de dados.

2. Ambiente normativo
A presente Política foi elaborada tendo por base a Lei n.º 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim como outras legislações do ordenamento jurídico que possam interferir nesta Política, bem como as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR ISO/IEC 27701:2020, e pela ISSO 27001:2013. (Caso a emissora opte por não entrar em conformidade com as outras normas acima destacadas, os termos acima devem ser adaptados de acordo com cada caso.)

3. Aplicação
A presente Política se aplica a qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada pela EMISSORA, independentemente do meio ou do país onde estejam localizados os dados, nos termos da LGPD.
Os princípios e conceitos adotados nesta Política são os constantes na LGPD e deverão seguir normas que complementem ou alterem o presente documento. Dentre eles, tem-se em especial que a EMISSORA tratará apenas os dados estritamente necessários para o desempenho da finalidade do tratamento, o qual lhe deverá ser adequado, transparente, não discriminatório e seguro.
A EMISSORA garante ainda que viabilizará o livre acesso e a qualidade dos dados, assim como que tomará medidas adequadas e razoáveis de prevenção e para o atendimento à LGPD.

4. Diretrizes
São diretrizes da EMISSORA para esta Política:
– Garantir a conformidade integral com leis e regulamentações de proteção de Dados Pessoais.
– Garantir a adoção de controles de segurança da informação, tanto técnicos quanto administrativos, suficientes para assegurar níveis de proteção adequados para Dados Pessoais;
– Garantir a contínua melhoria da gestão de proteção de dados pessoais por meio da definição e revisão sistemática de objetivos de privacidade e proteção de dados pessoais em todos os níveis de sua organização profissional;
– Garantir a documentação, implementação e comunicação das Políticas, procedimentos e práticas relacionadas à privacidade e proteção de dados adotadas pela emissora;
– Garantir que o tratamento dos dados pessoais seja realizado em conformidade com as hipóteses autorizadoras previstas na legislação vigente, solicitando-se o consentimento do titular nas ocasiões em que lei exigir;
– Garantir o tratamento apenas dos dados pessoais estritamente necessários e adequados à finalidade pretendida, explícita e legítima, e somente enquanto perdurarem os propósitos declarados;
– Garantir a precisão e qualidade dos dados pessoais tratados, excetuando-se casos em que exista uma base legal para a manutenção de dados desatualizados.
– Garantir a não discriminação no tratamento de dados pessoais, impossibilitando que estes sejam usados para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos.
– Garantir a retenção dos dados pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos declarados e, posteriormente, destruí-los, bloqueá-los ou anonimizá-los com segurança, salvo quando a retenção for exigida pela legislação vigente;
– Garantir a rastreabilidade e prestação de contas durante todo o tratamento de dados pessoais, incluindo quando os dados pessoais forem compartilhados com terceiros;
– Garantir aos titulares o pleno exercício de todos os direitos previstos na legislação vigente, constantes no capítulo III, da
Lei Geral de Proteção de Dados, especialmente o direito de informação, confirmação, acesso aos dados, revisão, portabilidade, anonimização, bloqueio e eliminação.
Assim, a EMISSORA se compromete a fornecer ao titular explicações suficientes sobre políticas, procedimentos e práticas com relação aos dados pessoais objeto de tratamento, inclusive eventuais alterações em quaisquer desses itens.
- Garantir que as violações de dados sejam notificadas às partes interessadas, conforme requisitos e prazos previstos na legislação vigente, bem como sejam integralmente registradas, classificadas, investigadas, corrigidas e documentadas.

5. Dados pessoais tratados pela EMISSORA.
A EMISSORA poderá tratar, de maneira informada, dados dos seus colaboradores ou de profissionais que estejam em processo de seleção, fornecedores, prestadores de serviços, contratantes e contratados, assim como também o fará com dados recebidos de clientes para o desempenho dos seus serviços, ou dados de participantes dos eventos que venha a promover, entre outros.
Os dados podem ser nome civil ou social, endereço físico e eletrônico, número de telefone, número inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, dentre outros.
A coleta de dados pessoais sensíveis, como dados sobre origem racial, étnica, convicção religiosa, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso etc., só ocorrerá em hipóteses restritas.
A EMISSORA não executa atividades relacionadas diretamente a crianças ou adolescentes nem recolhe de forma proativa seus dados pessoais. (Caso a emissora colete dados desse tipo em algum momento, essa informação deve ser alterada, conforme cada caso).
Os usuários da informação serão todos os integrantes da EMISSORA e terceiros alocados na prestação de serviços à emissora, indiferente do regime jurídico a que estejam submetidos, assim como outros indivíduos ou organizações devidamente autorizadas a manipular qualquer ativo de informação da emissora para o desempenho de suas atividades profissionais.
Os dados serão excluídos quando tiverem cumprido as finalidades para as quais foram coletados ou quando o respectivo titular solicitar a sua eliminação, exceto se houver base legal que justifique o seu armazenamento.

6. Papéis e Responsabilidades
6.1 Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais – CGPD
Obs.: A criação de um Comitê Gestor de Proteção de Dados para a emissora desempenha um papel importante perante a fiscalização do cumprimento à LGPD. No entanto, caso a emissora opte por não o fazer, deverá excluir as disposições existentes
a respeito desse assunto nesta política.
Fica constituído o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais (CGPD).

O CGPD será composto de:
– 02 diretores;
– 01 membro gestor da área de privacidade e proteção de dados;
– 01 gestor ou consultor da área de segurança ou de tecnologia da informação;
– 01 gestor de departamento pessoal ou de recursos humanos;
– O encarregado de Proteção de Dados.

É responsabilidade do CGPD:
– Aprovar esta Política, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Aprovar as diretrizes de proteção da privacidade e de dados pessoais, complementares a esta Política, elaboradas pelo time de Segurança da Informação, bem como propor as alterações e ajustes necessários;
– Garantir a disponibilidade dos recursos necessários para uma efetiva Gestão da Proteção de Dados Pessoais;
– Garantir que o tratamento de Dados Pessoais seja realizado em conformidade com a presente Política e com a legislação vigente;
– Promover a divulgação da presente Política e tomar as ações necessárias para disseminar uma cultura de proteção de Dados Pessoais no ambiente corporativo.
6.2 Encarregado Pelo Tratamento De Dados Pessoais
Obs.: cabe a cada emissora indicar se o encarregado irá cumprir outras funções, para além das que constam abaixo. Caso isso ocorra, elas devem ser acrescidas às demais responsabilidades.
É responsabilidade do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais:
– Apoiar o Comitê Gestor De Proteção De Dados Pessoais em suas deliberações;
– Tomar as ações cabíveis para se fazer cumprir os termos desta Política;
– Identificar e avaliar as principais ameaças à proteção de dados, bem como propor e, quando aprovado, apoiar a implantação de medidas corretivas para reduzir o risco;
– Aceitar reclamações e comunicações dos titulares de dados pessoais, prestar esclarecimentos e adotar as providências necessárias;
– Receber comunicações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e adotar as providências necessárias;
– Orientar os integrantes e parceiros da emissora a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
– Atender as demais atribuições, conforme orientação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, definidas em normas complementares publicadas pelo referido órgão;
– Apoiar a gestão das violações de dados pessoais, garantindo tratamento adequado e comunicando, em prazo razoável, a Autoridade Nacional e titulares afetados pela violação, sempre que esta representar riscos ou danos.
6.3 Equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação
É responsabilidade da equipe de Segurança da Informação e de Tecnologia da Informação:
– De acordo com a Política de Segurança da Informação e diretrizes anexas, bem como com a presente Política, implementar os controles necessários para cumprir os requisitos de segurança da informação necessários à proteção da privacidade e de dados pessoais tratados pela emissora.
– Adotar medidas de segurança, tanto técnicas quanto administrativas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme padrões mínimos recomendados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais;
– Realizar o tratamento de incidentes de segurança da informação que envolvam o tratamento de dados pessoais, garantindo sua detecção, contenção, eliminação e recuperação dentro de um prazo razoável;
– Apoiar o Encarregado pelo tratamento de dados pessoais na comunicação à Autoridade Nacional e ao titular dos dados pessoais em casos de ocorrência de incidente de segurança que possam acarretar riscos ou danos.
6.4 Usuários da Informação
É responsabilidade dos Usuários da Informação:
– Ler, compreender e cumprir integralmente os termos da presente Política, bem como as demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais aplicáveis;
– Assinar o termo de ciência e adesão à Política, formalizando a ciência e o aceite integral das disposições, bem como das demais normas e procedimentos de segurança, assumindo responsabilidade pelo seu cumprimento;
– Encaminhar quaisquer dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento sobre a presente Política, suas normas e procedimentos ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais ou, quando pertinente, ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais;
– Comunicar ao Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais qualquer evento que viole esta Política ou coloque/possa vir a colocar em risco Dados Pessoais tratados pela emissora.
– Responder pela inobservância da Política, normas e procedimentos relacionados ao tratamento de Dados Pessoais, conforme definido no item sanções e punições.

7. Sanções e Punições
As violações, mesmo que por mera omissão ou tentativa não consumada, desta Política, bem como demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais, serão devidamente apurados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais que pode aplicar a penalidade que entender oportuna, variando entre a penalidade mais branda, advertência, à mais grave, demissão por justa causa, assegurada em todos os casos a ampla defesa.
Para o caso de violações que impliquem em atividades ilegais, ou que possam incorrer em riscos aos titulares de dados pessoais, ou dano à emissora, o infrator será responsabilizado pelos prejuízos, cabendo aplicação das medidas judiciais pertinentes, sem prejuízo daquelas descritas acima.

8. Casos Omissos
Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais para posterior deliberação.
As diretrizes estabelecidas nesta Política e nas demais normas e procedimentos de proteção de dados pessoais não se esgotam
em razão da contínua evolução tecnológica, da legislação vigente e constante surgimento de novas ameaças e requisitos.
Desta forma, não se constitui rol enumerativo, sendo obrigação do usuário da informação da emissora EMISSORA adotar, sempre que possível, outras medidas de segurança além das aqui previstas, com o objetivo de garantir proteção de dados pessoais tratados na emissora.

9. Auditoria interna
A EMISSORA realizará auditorias internas anuais, a serem desenvolvidas pelo Encarregado com o auxílio do time de segurança da informação, no que for necessário, garantido o registro e o relato dos resultados ao Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.

10. Revisões
Esta Política é revisada com periodicidade anual ou conforme o entendimento do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais.
ASSINATURA DO GESTOR OU DO REPRESENTANTE

CLIQUE AQUI E SAIBA SOBRE OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO