Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Mais de 2 mil estudantes podem participar do segundo dia de provas do Enem em Três Passos

Neste domingo os candidatos vão responder as questões sobre ciências da natureza e matemática

10 de novembro de 2018
Professores dão dicas de como aproveitar o tempo de prova do Enem (Foto: USP Imagens/Agência Brasil)

As provas do Enem 2018 voltam a ser aplicadas neste domingo (11). Os candidatos vão responder as questões sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo, 5.513.726 estudantes estão inscritos. No último domingo (4), 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.

A cidade de Três Passos recebe candidatos dos 21 municípios da região Celeiro. São mais de 2 mil estudantes inscritos. Na primeira etapa do exame, 450 se ausentaram, representando 22%. As provas na cidade são aplicadas em sete locais: nas escolas Águia de Haia, Erico Verissimo, Padre Gonzáles, Ildo Meneghetti e Colégio Ipiranga, além da Unijuí e Polo UAB.

Vale lembrar a todos os estudantes brasileiros que os portões abrem às 12 horas, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13 horas. As provas começam às 13h30min. Os candidatos que faltaram à prova do primeiro dia podem fazer a segunda parte neste domingo sem qualquer restrição. Os gabaritos devem ser divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, publicados em 17 de janeiro de 2019.

Trinta minutos a mais de tempo na segunda etapa de provas

Uma novidade este ano é que os alunos ganharam 30 minutos a mais para fazer a segunda prova. As 45 questões de Matemática e as 45 de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Química, Física e Biologia, vão poder ser resolvidas em cinco horas de duração.

Para o professor de matemática Leonardo Peixoto, os 30 minutos a mais de prova fazem diferença para os alunos. Segundo ele, muitas pessoas reclamavam em anos anteriores de não conseguirem ler a prova inteira por conta da extensão dos enunciados.

Com conteúdo amplo, o professor Leonardo ressalta que as questões são divididas em três níveis: fácil, médio e difícil. Ele lembra também que usar bem o tempo é fundamental para realizar uma boa prova.

“Tentar identificar de uma maneira muito rápida, os níveis dessas questões para que não ultrapasse o tempo limite. Temos em média três minutos para cada questão. Mesmo tendo aumentado 30 minutos no tempo da prova, ele tem essa media para cada questão. Então, tem que fazer com que ganhe tempo em uma para que ele gaste mais tempo em questões que ele ache médio ou difícil”.

Para aqueles alunos que ficam nervosos, o professor aconselha que os textos sejam bem lidos e os cálculos sejam feitos com calma. Segundo ele, não adianta se desesperar na véspera da prova, nem criar táticas mirabolantes.

“Existem pessoas que vêm com formas mirabolantes, não existe essa fórmula. Existe muito estudo. E como falei, os frutos que a pessoa vai colher é o que foi plantado ao longo do ano. A questão torna fácil para alguns de acordo com seu buscar ao longo do ano. Então, quem se preparou, quem buscou o conhecimento ao longo do ano, já tem sua tática pronta. Então, é só chegar na hora da prova e colocar em pratica todo o conhecimento adquirido”.

Leonardo lembra ainda que um dos temas de matemática que mais cai na prova é razão e proporção. Conteúdos de probabilidade, geometria plana, aritmética, estatística, análise combinatória e trigonometria costumam aparecer de forma mais pulverizada e com menos frequência na prova.

Fonte: Rádio Alto Uruguai
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados