Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MetSul alerta para enchente de graves proporções na Região Sul nos próximos dias

Segundo estudos do instituto de meteorologia, água deverá chegar a locais em que jamais chegou

8 de maio de 2024
Prefeitura de Pelotas divulgou mapa de áreas de risco de inundação que cobre uma extensa área da cidade (Foto: Prefeitura de Pelotas/Divulgação)

A MetSul Meteorologia divulgou um alerta nesta quarta-feira para uma enchente de grandes proporções na Lagoa dos Patos, principalmente na região Sul do Rio Grande do Sul. Segundo o instituto, a cheia já começou e se agravará nos próximos dias, seguindo com níveis em alta na próxima semana, em função do recebimento das águas dos rios e do Guaíba.

O alerta ocorre em função da grande quantidade de água que a lagoa já está recebendo, que será reflexo das enchentes históricas registradas nos rios que formam a bacia hidrográfica do Guaíba. Ainda de acordo com a MetSul, a água alcançará locais em Pelotas em que jamais chegou, inclusive no Centro, deixando grandes áreas da quarta cidade mais populosa do RS debaixo d´água.

Em alguns locais, a inundação será severa a extrema, aponta o alerta. Além da MetSul, a prefeitura de Pelotas divulgou mapa de áreas de risco de inundação que cobre uma extensa área da cidade. “Não será surpresa se este mapa for ampliado para outras áreas. Não há referências históricas de onde a água pode chegar porque nunca houve evento desta magnitude, além de existir a complicação por vento que muda de direção e intensidade a cada dia”, aponta o aviso do instituto de meteorologia.

A vizinha Rio Grande deve ser outra cidade severamente afetada pelas inundações à medida que chega a maior quantidade de água vinda da lagoa em direção ao canal de desague no Oceano Atlântico. A cidade também deverá registrar inundações significativas em vários pontos.

“São prováveis inundações que afetem trechos de rodovias da região com bloqueios ou totais ou parciais. Com o grande volume de águas, o tamanho das lagoas deverá se expandir com as águas inundando lavouras ainda não colhidas e atingindo o gado. Será uma situação tão extraordinária que as lagoas Mirim e dos Patos podem se unir pela inundação na região e no canal São Gonçalo, formando uma única e grande massa d´água”, completou o alerta da MetSul.

 

Fonte: Correio do Povo e MetSul

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados