Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Ministros retornam ao RS para abrir escritório permanente do Governo e coordenar ações de emergência

Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) desembarcaram neste sábado em Porto Alegre. Correios e Defesa Civil se articulam para receber doações

5 de maio de 2024
Ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes pousaram na Base Aérea de Canoas, para dar seguimento às ações federais de apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas (Foto: Lucas Leffa)

As ações integradas do Governo Federal para auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul ganham neste sábado um novo instrumento com a instalação de um escritório permanente em Porto Alegre. Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) desembarcaram neste sábado na capital gaúcha ao lado do presidente da Conab, Edegar Pretto, para dar sequência ao trabalho.

“Voltamos ao Rio Grande do Sul para continuar coordenando o trabalho do Governo Federal. Hoje vamos acompanhar a instalação de um escritório permanente em Porto Alegre, que funcionará como base ágil de comunicação entre Governo Federal e municípios atingidos”, postou Pimenta em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

A comitiva visitou um galpão que armazena água, alimentos e remédios vindos de várias regiões do país. “Com o abastecimento de água comprometido no estado e o acesso por terra inviável em muitos pontos, estamos enviando mantimentos de outras localidades do Brasil para o Rio Grande do Sul por via aérea”, explicou Pimenta. Ele ressaltou que já são 20 helicópteros em operação, 100 embarcações e quase mil militares das Forças Armadas envolvidos nos trabalhos de resgate e ajuda humanitária.

Segundo o balanço divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul às 12h deste sábado, o número de municípios afetados diretamente pelas fortes chuvas subiu para 300 dos 497 do estado. O número de pessoas afetadas diretamente é de 422.307, das quais 32.640 estão desalojadas e 9.581 em abrigos. O número de mortos subiu para 57 e o estado contabiliza 74 feridos e 67 desaparecidos.

DOAÇÕES – As agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, receberão, a partir desta segunda-feira (6), doações para vítimas das fortes chuvas que caem no estado gaúcho e provocam mortes, desabrigados, feridos e desaparecidos, além de diversos prejuízos e estragos nas infraestruturas locais. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem custo aos doadores.

De acordo com Defesa Civil estadual, parceira dos Correios na ação, são necessárias doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Os Correios vão doar objetos de refugo que estavam sob sua guarda – encomendas que passaram por todas as tentativas de entrega aos destinatários, não foram procurados por eles, nem pelos remetentes e já ultrapassaram 90 dias do prazo para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, os desabrigados dos municípios gaúchos receberão itens de vestuário e utensílios domésticos.

Na cidade de Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e empregados para auxiliar a Defesa Civil. “Estamos colocando a estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem”, afirmou o presidente presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

MUNICÍPIOS – No Rio Grande do Sul, os donativos podem ser entregues nas agências centrais de 39 municípios: São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.

Até sexta-feira (3), do total de 400 agências dos Correios no estado, 86 estavam inoperantes por alagamentos. Uma equipe multidisciplinar tem trabalhado para normalizar os serviços nas unidades afetadas. os clientes podem buscar informações sobre o funcionamento por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, de segunda à sexta, de 8h as 20h e aos sábados de 8h às 14h.

Fonte: Agência Brasil

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados