Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

“Não faltará recurso”, afirma Lula, sobre ajuda ao Rio Grande do Sul

Presidente veio ao Estado acompanhado de comitiva formada por ministros

2 de maio de 2024
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e governador Eduardo Leite, durante chegada a Santa Maria (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico e firme no seu breve pronunciamento sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana. Lula disse que o governo federal trabalhará sem parar com o objetivo de ajudar a reconstruir o que foi afetado pelas enchentes. O presidente chegou ao Estado na final da manhã desta quinta-feira (2). Ele desembarcou em Santa Maria. A ideia era sobrevoar as regiões mais atingidas, mas em razão do mau tempo a atividade foi cancelada.

— Da parte do governo federal não faltará nenhum esforço para reconstruir o que foi destruído, estaremos aqui 100%. Não vamos permitir que faltem recursos. Não vai faltar dinheiro para a questão da saúde, dos alimentos, dos transportes — disse.

Lula exaltou o povo gaúcho, o qual classificou como trabalhador e prestou solidariedade para quem perdeu parentes e amigos em razão da chuva. 24 pessoas perderam a vida, segundo contagem de autoridades locais. A Defesa Civil contabiliza, até o momento, 13 vítimas fatais.

O presidente voltou a citar as mudanças climáticas como um assunto que precisa ser discutido por todas as autoridades mundiais.

— A gente precisa, de novo, olhar com atenção para este evento extremo que volta a acontecer no Rio Grande do Sul e tem que ficar preocupado com o que está acontecendo com o planeta Terra — declarou.

Lula diz que o primeiro momento, é sem dúvida, resgatar as pessoas. E aí, num segundo momento, fazer o levantamento dos danos e trabalhar para conseguir os recursos.

Mortes
A chuva forte que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana já provocou a morte de 24 pessoas, conforme levantamento de GZH atualizado ao meio-dia desta quinta-feira (2). O número inclui os 13 óbitos que estão no mais recente balanço da Defesa Civil estadual (12h de hoje) e outros confirmados por autoridades locais, como prefeituras e Corpo de Bombeiros.

Calamidade pública
O governo do Estado declarou, na noite de quarta-feira (1º), estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul devido às chuvas intensas. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

No final da tarde de quarta, em uma entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite afirmou que o Rio Grande do Sul passa pelo maior desastre climático da história do Estado. Disse também que os estragos da crise atual vão superar o impacto das enchentes de setembro do ano passado, que provocaram 54 mortes e devastaram municípios da região dos Vales.

Nas redes sociais, Leite alertou a populações das cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Encantado, Estrela, Lajeado e os municípios que seguem no curso do Rio Taquari que busquem por lugar seguro.

As regiões mais críticas
As principais regiões afetadas pelas enchentes são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e serra gaúcha.

Veja, nos links, a situação em algumas cidades gaúchas:

Santa Maria: a cidade registrou a maior quantidade de chuva no mundo nesta quarta-feira. Onze pontes danificadas e 70% da cidade sem água
Lajeado e Estrela: rio Taquari supera a marca de 30 metros. É a maior cheia da história nos locais. Governador Eduardo Leite pede que pessoas deixem áreas de risco.
Encantado: Seis desaparecidos. “Começou a estalar e depois veio a casa”, conta morador
Sinimbu: prefeita relata cenas de destruição no município
Guaporé: mais de 80 casas alagadas e famílias desabrigadas
Esteio: “Eu nem sei como está agora e o que deu para salvar”, diz morador
São Sebastião do Caí: quase 300 pessoas fora de casa em razão da cheia do rio
Candelária: oito desaparecidos, cerca de 120 pessoas no aguardo de ajuda e 56 resgatadas
Roca Sales: quatro pessoas desaparecidas
São Vendelino: duas pessoas desaparecidas
Passa Sete: uma pessoa desaparecida

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações de GZH
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados