Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ATUALIZADA – Ordenação sacerdotal acontece neste fim de semana em Humaitá

Diácono Rodrigo Gurgel será ordenado padre na igreja matriz da Paróquia Santa Cecília

6 de dezembro de 2024
Diácono Rodrigo Gurgel é natural de Jundiaí, São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

 

Após quase 20 anos, um padre volta a ser ordenado em Humaitá. O diácono Rodrigo Gurgel, que é natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, será ordenado na igreja matriz da Paróquia Santa Cecília. A celebração da ordenação presbiteral ocorre neste sábado (7), às 9h, na igreja matriz, com a presença do bispo diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller. No domingo (8), às 8h30min, acontece a primeira missa celebrada pelo novo padre, também na igreja matriz.

Pessoas da comunidade que queiram participar do almoço de confraternização no domingo, junto ao salão paroquial, devem adquirir as fichas somente até esta sexta-feira (6), às 17h, na secretaria paroquial. Fichas adulto ao valor de R$ 30,00 e crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 15,00.

O diácono Rodrigo é filho do professor, escritor e crítico literário de mesmo nome, Rodrigo Gurgel. Para realizar a formação na Diocese de Frederico Westphalen foi necessário que o seminarista fosse vinculado a alguma paróquia da região, por isso acabou designado para Humaitá.

Rodrigo, hoje com 32 anos, se converteu tardiamente ao catolicismo, após os 25 anos de idade. Na época ele estudava Antropologia na Universidade de Pelotas. Foi batizado, participou da catequese e, em cerca de dois anos, já ingressava no seminário.

A formação está sendo completada em aproximadamente cinco anos, um caminho mais curto do que o habitual. Boa parte dos estudos anteriores de Rodrigo foi aproveitada – ele é graduado em Antropologia pela UFPEL e mestre em Filosofia pela UNIFESP. Normalmente um seminarista leva oito anos para se tornar padre.

A princípio, após a ordenação, o padre Rodrigo deve ser designado para atuar como capelão junto à URI de Frederico Westphalen. A diocese planeja aumentar a presença da Igreja nas universidades da região.

Diácono Rodrigo e padre Aldoir em entrevista à Rádio Alto Uruguai. (Foto: Lunara Maas/Rádio Alto Uruguai)

Última ordenação em Humaitá havia sido em 2005

Após publicação da reportagem na manhã desta sexta-feira (6), indicando que há mais de 30 anos não ocorria ordenação sacerdotal em Humaitá, surgiram novas informações sobre um padre que foi ordenado mais recentemente na Paróquia Santa Cecília.

O padre frei Marco Antonio Warken, de 50 anos, foi ordenado na igreja matriz Santa Cecília no dia 29 de outubro de 2005. A primeira missa celebrada por ele ocorreu no dia seguinte, em 30 de outubro de 2005, na capela da comunidade São Francisco de Assis de Pescador, no interior do município. Desde então, passaram-se portanto 19 anos até novamente um padre ser ordenado na Paróquia Santa Cecília.

Dentre outras ordenações ao longo da história de 72 anos da Paróquia Santa Cecília de Humaitá, no dia 30 de dezembro de 1990 foi ordenado o padre humaitense Pedro Clair Wegmann. A primeira missa do sacerdote foi no dia 5 de janeiro de 1991, também na igreja matriz. O padre Pedro faleceu no ano de 2021 vítima da Covid-19, aos 61 anos.

Outro humaitense ordenado naquele período foi o padre Iliseu Schneider, de 63 anos. A cerimônia de ordenação ocorreu no dia 22 de dezembro de 1990 na igreja da cidade de Crissiumal. A primeira missa do padre Iliseu foi no dia seguinte, na igreja da Capela Cristo Rei de Boa Esperança, em Humaitá, onde a família do sacerdote residia.

 

Ouça a entrevista completa concedida pelo diácono Rodrigo e padre Aldoir Picua, pároco em Humaitá:

 

*Atualizada às 15h42min para correção e acréscimo de informações

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados