Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Presidente da FAMURS, Marcelo Arruda, fala sobre Desafios e cooperação regional em entrevista durante capacitação para novos gestores

Em entrevista à Rádio Alto Uruguai, Arruda afirmou que a capacitação oferecida visa equipar os gestores para lidar com os desafios que o próximo mandato trará.

4 de dezembro de 2024
Divulgação/ Assessoria de Imprensa Famurs

 

A cidade de Três Passos recebeu nesta terça-feira (3) e quarta-feira (04) o curso “Novos Gestores 2025-2028”, promovido pela Associação dos Municípios Celeiro (Amuceleiro). O evento reuniu prefeitos e vice-prefeitos da região para discutir e se capacitar sobre os desafios da nova gestão. Dentre os presentes, Marcelo Arruda, presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), destacou a importância da preparação para o próximo ciclo de administração pública.

Em entrevista à Rádio Alto Uruguai, Arruda afirmou que a capacitação oferecida visa equipar os gestores para lidar com os desafios que o próximo mandato trará. “Foi um mandato bem desafiador, com a pandemia, seca e enchentes. Agora, o desafio é manter os municípios atendendo aos serviços essenciais e reconstruir o que foi destruído por fenômenos climáticos”, afirmou Marcelo Arruda. Ele também lembrou a importância de trabalhar em conjunto com os prefeitos da região para fortalecer o diálogo com os governos estadual e federal e garantir melhorias para as cidades.

Marcelo Arruda destacou a importância da união dos municípios, enfatizando que, apesar das dificuldades enfrentadas, a cooperação regional pode trazer benefícios para todos. “Os problemas são semelhantes, apenas variam em escala. Trabalhar as pautas de forma regionalizada facilita o pleito de obras e melhorias”, explicou.

Durante a entrevista, ele mencionou a importância do acesso asfáltico, que é uma das bandeiras da FAMURS, e anunciou um compromisso firmado com o Governo do Estado. “Até 2026, todos os 497 municípios serão conectados, e nós estamos em diálogo com o governador Eduardo Leite para garantir essa conquista”, afirmou Arruda, lembrando ainda que 26 municípios do Rio Grande do Sul ainda não têm acesso asfaltado.

O presidente da FAMURS também abordou os desafios enfrentados pela agricultura, como a seca e os danos climáticos, e o apoio à irrigação, por meio de programas do Governo do Estado. “A FAMURS tem trabalhado em parceria com o SOS Agro para renegociar dívidas dos agricultores e garantir incentivos para a irrigação, algo fundamental para enfrentar as mudanças climáticas”, disse Arruda.

Em relação aos novos prefeitos, ele afirmou que um dos principais desafios será recuperar a infraestrutura das estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção agrícola. “Felizmente, o governador anunciou um recurso de 107 milhões para os municípios em situação de emergência, o que vai ajudar a recuperar as estradas e apoiar os agricultores”, explicou.

Ao concluir, Arruda reforçou a importância da parceria entre os municípios e destacou o papel da FAMURS como elo entre as prefeituras e os governos estadual e federal. “A união entre os gestores é fundamental para o desenvolvimento da região. Quando uma obra acontece em um município, toda a região se beneficia”, afirmou.

Com o curso “Novos Gestores 2025-2028”, a Amuceleiro e a FAMURS continuam a capacitar os prefeitos e vice-prefeitos para enfrentar os desafios da gestão pública, sempre com foco na cooperação regional e no fortalecimento dos serviços essenciais.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados