Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Prestes a se tornar rota turística federal, Região das Missões oferece história, espetáculos e natureza

Visitar sítios arqueológicos é uma opção para quem quer conhecer a trajetória jesuítica e missioneira

10 de abril de 2024
Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões, é um dos destinos mais procurados pelos turistas. (Foto: Agência Eleita/Divulgação)

Atrativos históricos, culturais e gastronômicos estão entre as opções para o visitante que deseja conhecer o Noroeste do Estado. Um projeto de lei (570/22) criou a Rota Turística do Caminho das Missões no Rio Grande do Sul e foi aprovado pelo Senado.

Assim que entrar em vigor, a região entrará para a rota dos programas de incentivo do governo federal, impulsionando o turismo local. A proposta será encaminhada à sanção presidencial na próxima semana e pode contribuir com o desenvolvimento econômico e social das cidades que fazem parte do roteiro.

Contato com a natureza, trilhas, museus e espetáculo de som e luz são algumas das atrações da região. Formada por 26 municípios, a rota inclui patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões — um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Além de características diferentes da Serra e do Litoral, as Missões oferecem a oportunidade de conhecer a história jesuítica e missioneira, como os povoados criados para catequizar indígenas nos séculos 17 e 18.

Em meio aos preparativos para a celebração dos 400 anos da chegada dos padres jesuítas ao Rio Grande do Sul, comemorados em 2026, o governador Eduardo Leite vai convidar o Papa Francisco para visitar as Missões.

O secretário do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, afirma que o projeto de lei, criado pelo deputado Osmar Terra fortalece o turismo regional. Ele lembra que o governo do Estado publicou decreto que prevê uma série de atividades, em 2026, para marcar os 400 anos das missões jesuíticas no Estado.

“Os objetivos maiores são divulgar e promover todos os fatos e atos que trazem protagonismo e contribuição na divulgação para as missões jesuíticas e todas as cidades que tenham afinidade com a história das missões”, destaca.

Fonte: Gaúcha ZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados