Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Projeto Prematuros da Unijuí realiza jornada e caminhada para conscientização sobre prematuridade

Com grande repercussão, o evento tem se consolidado como uma importante ação de conscientização, com o apoio das instituições parceiras, para garantir melhores condições de saúde e desenvolvimento para os bebês prematuros.

25 de novembro de 2024
Divulgação

Em alusão ao mês internacional de sensibilização à prematuridade, o Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, da Unijuí, promoveu a 4ª Jornada da Prematuridade e a 2ª Caminhada da Prematuridade no último final de semana, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o nascimento prematuro e os cuidados necessários com os bebês prematuros.

O evento, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 – Saúde e Bem-estar, foi realizado em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí (CER III – Unir), Unimed, Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. A programação incluiu palestras, mesas redondas e a caminhada simbólica, com o apoio de profissionais da saúde e a participação de pais e familiares de bebês prematuros.

A Jornada da Prematuridade, realizada no sábado, abordou temas como o impacto do nascimento prematuro e a retinopatia da prematuridade, uma condição que pode levar à cegueira nos bebês prematuros. A palestra da doutora Luísa Gazola, oftalmologista pediátrica, foi um dos destaques do evento. Já no domingo, a Caminhada da Prematuridade, realizada no campus da Unijuí, reuniu mais de 100 pessoas em uma caminhada simbólica, promovendo a reflexão sobre a importância do acompanhamento e do acolhimento aos bebês prematuros e suas famílias.

Para Simone Zenis Strasburg, idealizadora do projeto, o evento teve um impacto positivo na comunidade. “Nós sabemos que a prematuridade é uma realidade que afeta muitas famílias, e a falta de informação pode agravar as consequências. Por isso, nosso objetivo é trazer à tona essa discussão e oferecer o apoio necessário, tanto para os bebês quanto para os pais. A caminhada e a jornada são formas de dar visibilidade a essa causa tão importante.”

Ela também destacou a relevância do acompanhamento interdisciplinar para os bebês prematuros. “Todo bebê que nasce antes das 37 semanas precisa de um cuidado especial. Não estamos aqui para dizer que todos terão problemas, mas para alertar que todo prematuro merece um acompanhamento adequado. O trabalho que fazemos envolve não só o cuidado físico, mas também o apoio emocional, já que os pais também enfrentam desafios durante esse período tão delicado”, afirmou Simone.

O projeto, coordenado pela psicóloga e professora Amanda Sehn, existe desde 2015 e conta com a colaboração de alunos dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Educação Física, que se envolvem diretamente nas atividades, oferecendo atendimento e acompanhamento dos bebês prematuros.

A prematuridade, que afeta cerca de 10% dos bebês nascidos no Brasil, pode ter sérias consequências no desenvolvimento dessas crianças. Simone reforça que, “quanto maior a prematuridade, maiores são os riscos de complicações, como dificuldades respiratórias, motoras e cognitivas. Por isso, é tão importante que a sociedade entenda a gravidade do assunto e se envolva no cuidado desses bebês.”

Com grande repercussão, o evento tem se consolidado como uma importante ação de conscientização, com o apoio das instituições parceiras, para garantir melhores condições de saúde e desenvolvimento para os bebês prematuros. O projeto também busca fortalecer a relação da Unijuí com a comunidade regional, com a expectativa de continuar ampliando suas ações nos próximos anos, celebrando em 2024 seu 10º aniversário. Simone conclui: “A nossa missão é levar o conhecimento e o cuidado até onde ele é mais necessário, para que cada bebê tenha a chance de um futuro saudável e feliz.”

Fonte: Rádio Alto Uruguai
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados