Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Seção eleitoral em Três Passos realizou Teste de Autenticidade neste domingo

Seção nº 24, localizada na Escola Municipal José de Anchieta, em Bela Vista, foi sorteada pelo TRE-RS

30 de outubro de 2022
Representantes da Justiça Eleitoral, do MP e mesários (Foto: Justiça Eleitoral / Divulgação)

Uma das seções eleitorais de Três Passos fez parte do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, na manhã deste domingo (30), que marca o segundo turno das eleições gerais de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou na manhã de sábado (29) o sorteio das seções que deveriam realizar os testes de integridade e de autenticidade.

A seção eleitoral nº 24, localizada na Escola Municipal José de Anchieta, no distrito de Bela Vista, em Três Passos, foi uma das oito seções sorteadas no Rio Grande do Sul, para realização do Teste de Autenticidade.

O ato foi realizado por volta das 7h deste domingo, com a presença da juíza eleitoral da 86ª Zona Eleitoral, Sucilene Engler Audino, promotora de justiça da comarca de Três Passos, Fernanda Ramires, chefe do cartório eleitoral da 86ª Zona Eleitoral, Ramoni Alves Teleken, e mesários que trabalharam na seção nº 24, da escola de Bela Vista.

Saiba o que é o teste de integridade
O procedimento, que é realizado desde 2002, este ano teve o número de urnas eletrônicas auditadas ampliado para 27. A auditoria é realizada por amostragem e compreende dois procedimentos: o Teste de Integridade, a chamada “Votação Paralela”, e o Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas.

O Teste de Integridade tem o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial.

Já o Teste de Autenticidade, que tem a finalidade de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas, é efetuado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Além dos testes tradicionais, o TSE estabeleceu uma nova modalidade de checagem, com a participação de eleitoras e de eleitores na sistemática do Teste de Integridade, mediante o uso da sua biometria, de forma voluntária, na habilitação da urna eletrônica para a digitação do voto.

Foram sorteadas 35 seções entre as 165 zonas eleitorais de todo o estado: 23 seções passam pelo teste de integridade; 8, pelo teste de autencidade e 4 pelo projeto-piloto com biometria.

As urnas sorteadas para o teste de integridade e o projeto piloto, foram retiradas de suas seções – sendo substituídas por outras urnas eletrônicas – e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, ainda no sábado.

No domingo (30), dia da eleição, no mesmo período que os eleitores estiverem votando – das 8h às 17h – acontece, simultaneamente, a verificação, no prédio 30 da PUCRS, das 23 seções que passarão pelo teste. E no prédio 11 estarão as quatro seções que passarão pelo projeto-piloto com biometria.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados