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SSP acerta os últimos detalhes para a segurança dos eleitores no 2º turno da eleição

Forças de segurança do Estado estarão de prontidão para monitorar e coibir possíveis conflitos ao longo do domingo de votação.

28 de outubro de 2022
Governador Ranolfo com o secretário Santarosa (E) e o desembargador Moesch (D) durante a reunião no Centro Administrativo (Foto: Nabor Goulart / Secom)

Em reunião realizada nesta quinta-feira (27/10), no Centro Administrativo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou ao governador Ranolfo Vieira Júnior e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch, o Plano de Atuação Integrada da Segurança Pública para o segundo turno das eleições. O efetivo de plantão no domingo (30/10) terá 17.668 servidores, sendo 16.304 policiais militares, 650 policiais civis, 583 bombeiros e 131 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

“Mais uma vez, reunimos os diferentes órgãos do Estado, da União e do município de Porto Alegre, além do Tribunal Regional Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, para ajustar os últimos detalhes da segurança no pleito do próximo domingo. Estamos mobilizando todo o nosso aparato e esperamos que cada eleitor exerça o seu direito em paz, sem qualquer tipo de contratempo. Desejo a todos uma eleição tranquila como tem de ser”, afirmou Ranolfo.

O desembargador Moesch destacou o caráter simbólico da reunião, em que todos estão à mesma mesa e imbuídos do mesmo espírito cívico constitucional, para fazer eleições limpas, seguras, transparentes e democráticas.

O Plano de Atuação Integrada começou a ser desenvolvido há mais de três meses e conta com a participação da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e IGP, juntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento de Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas. Também fazem parte a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal de Porto Alegre. O planejamento conta ainda com a colaboração do TRE-RS e Ministério Público Eleitoral.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, os servidores estarão em regime de plantão, monitorando todas as seções eleitorais distribuídas pelo Estado e evitando possíveis ocorrências que venham a prejudicar o andamento do processo. No primeiro turno, o número de ocorrências foi baixo, limitando-se a boca de urna e mal súbito de eleitores na fila de votação.

“Ao longo de todo o dia de votação do primeiro turno, tivemos pequenas ocorrências que não interferiram no andamento do pleito e que não causaram qualquer problema para as forças de segurança. Para este segundo turno, estamos confiantes que também não deveremos ter problemas. No entanto, nosso pessoal está trabalhando para coibir qualquer situação que possa colocar em risco a integridade das pessoas, principalmente ao longo da apuração no final do dia”, acrescentou Santarosa.

As ocorrências que venham a ser caracterizadas como crime de natureza federal serão devidamente encaminhadas às delegacias da Polícia Federal, presentes em 13 municípios gaúchos, em uma parceria com a Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo. Nos demais 484, as prisões serão feitas em um trabalho integrado da BM com a Polícia Civil.

O disque-denúncia para irregularidades na eleição é o telefone 181. O anonimato de quem realiza a denúncia é preservado.

Fonte: Secom Governo do RS
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