Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Superintendente da Corsan explica medidas para volta do abastecimento de água em Três Passos

Além de uma estrutura provisória, com motor externo, também caminhões pipa estão auxiliando

19 de outubro de 2023
Elevação do rio Erval Novo e forte correnteza ocasionaram desabamento da casa de máquinas (Foto: Christian Baum / Ascom Prefeitura Três Passos)

A reportagem da Rádio Alto Uruguai entrevistou no início da tarde desta quinta-feira (19), o superintendente da regional Missões da Corsan/Aegea, João Batista Corin, que está em Três Passos para coordenador os esforços da companhia na busca por solucionar, de forma pontual, os problemas na distribuição de água para a comunidade, depois do desabamento da casa de máquinas, que aconteceu na manhã de hoje, no ponto de captação.

Corin ressaltou que uma estrutura provisória será montada para instalar um motor para a captação de água do rio Erval Novo para que o abastecimento de água seja restabelecido. “Todo aparato, com motor, equipamentos e uma equipe de profissionais, está chegando a Três Passos”, afirmou.

A estrutura provisória que será montada, poderá fazer com que a captação seja feita no rio Erval Novo, bombeando água para a cidade. A expectativa é que nesta sexta-feira (20), isso já possa ocorrer.

Um caminhão bitrem já está abastecendo pontos estratégicos no município de Três Passos como é o caso do Hospital de Caridade, creches, escolas, presídio, asilos e hotéis na cidade. Outros cinco caminhões pipa vão se somar aos disponibilizados pela administração municipal de Três Passos, para suprir o abastecimento mesmo que de forma precária.

Nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles, e na localidade de Feijão Miúdo, onde o abastecimento de água demora mais pela distância da cidade, um aparato com caminhão pipa deverá levar água para os moradores.

Foi tentada a contratação de mais caminhões pipa na região, mas sem sucesso. Os caminhões contratados são da capital do Estado.

Término das obras no ponto de captação de água
Quanto ao trabalho de reestruturação do local de captação da água, Corin destacou que em 2014 essa obra foi licitada por duas vezes pela Corsan, mas não houve interessados. Depois, em nova licitação, foi assinada a ordem de início dos trabalhos, no final de 2018, mas em virtude de problemas da empresa responsável, com outras obras da companhia, optou-se por canelar o contrato.

Em 2021, foram iniciados os trabalhos, com a realização parcial da obra, com trabalho até abril deste ano. 60 % das obras foram executadas neste período, com a construção de parte da ensecadeira, parte do leito-rio e também da estrutura civil. Porém, em virtude da pandemia, a empresa responsável apresentou problemas financeiros e não conseguiu concluir a obra.

“Neste novo formato da companhia, com gestão da Aegea, já está se trabalhando com todo o aparato de engenharia para buscar uma alternativa para solucionar em definitivo este problema que se apresenta em Três Passos”, sublinhou Corin.

Ele finalizou a entrevista dizendo que neste momento o foco está em um trabalho provisório para que se tenha o mais breve possível o reabastecimento de água no município, e que essa medida possa se sustentar como um plano B para algum problema futuro com o desabastecimento.

OUÇA A ENTREVISTA COM JOÃO BATISTA CORIN, SUPERINTENDENTE DA CORSAN:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados