Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Tensão na terra indígena de São Valério do Sul resulta em prisões e apreensões

Há relatos também de indígenas sendo expulsos de suas residências

8 de outubro de 2024
(Foto: Divulgação/MP-RS)

Conflitos são registrados desde o fim de semana na Terra Indígena Inhacorá em São Valério do Sul. Desde o domingo das eleições (6), houve um aumento no efetivo policial na cidade. A presença da Polícia Federal também foi requisitada pela Justiça Eleitoral. Nesse mesmo dia ocorreram prisões de indivíduos armados, além das apreensões de armas e munições.

Segundo a promotora eleitoral Lais Saboia Souto, com atuação na 107ª Zona Eleitoral de Santo Augusto, houve denúncias de intimidação de eleitores nas imediações da reserva indígena. A promotora também recebeu denúncias de bloqueios nas vias de acesso, impedindo os eleitores de comparecer aos dois locais de votação na Terra Indígena Inhacorá que fica numa área de 3 mil hectares.

Policiais militares foram ao local e flagraram, em momentos distintos, pessoas armadas em dois carros. Nos veículos, havia também munições, balaclavas (acessório para cobrir o rosto), miguelitos (pregos retorcidos para furar pneus) e facas. Quatro homens foram presos em flagrante, mas ainda está sendo investigada a relação do fato com as eleições. A regularidade da votação e desobstrução das vias, no entanto, foram asseguradas durante todo o dia da votação.

Relatos nas redes sociais indicam ainda que indígenas estão sendo expulsos de suas residências levando apenas as roupas do corpo. Foram divulgados apelos por ajuda aos que se dirigiram para a Vila Nova após as expulsões. Seriam pelo menos 35 famílias deslocadas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do MP-RS e Rádio Querência de Santo Augusto

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados