Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três-passenses se tornam membros da Academia de Letras do Noroeste do RS

José Orlando Schäfer e Dalmiro Volnei Silva tiveram suas eleições homologação na última terça-feira (2)

5 de abril de 2024
Três-passenses integram o seleto grupo da Alenrio. (Fotos: Divulgação)

Os escritores três-passenses José Orlando Schäfer e Dalmiro Volnei Silva passarão a integrar o seleto grupo da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio). A homologação da eleição dos novos membros ocorreu na última terça-feira (2), na sede da Alenrio, em Tucunduva.

O advogado, músico e escritor José Orlando Schäfer ocupará a cadeira de número 14. Já o bacharel em Sociologia, Teologia e História Dalmiro Volnei Silva vai ocupar a cadeira 16. Dalmiro já integra também a Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMRGS), na qual ele ocupa a cadeira 291.

José Orlando destacou o sentimento de felicidade pela eleição. “Não se trata de algo que eu tenha buscado ou perseguido, mas, sim, de algo que simplesmente aconteceu na minha vida. Penso que aconteceu como simples consequência do trabalho que sempre desenvolvi em defesa da cultura”, afirmou.

Dalmiro também destacou a alegria por ter sido escolhido. “Quando comecei a escrever biografias de pessoas, não imaginava que isso me levaria a tão honrada distinção. Fazer parte, ou ser membro de duas importantes academias de letras do Rio Grande do Sul, é algo para se comemorar sim. É um legado que minha pessoa pode deixar”, salientou.

Desde 2020, a Alenrio tem como missão cultivar e preservar a literatura na região 

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) é uma instituição que reúne os expoentes da literatura da região Noroeste rio-grandense. A história da Alenrio inicia-se no dia 9 de junho de 2020, na sede da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, em Tucunduva, quando Renato Pereira e Tanize Tomasi, vislumbraram reunir escritores do noroeste gaúcho em uma confraria.

A partir deste encontro, foi formado um grupo de trabalho que ficou responsável por deliberar e aprovar as características e prerrogativas da entidade. Depois de inúmeros encontros por videoconferência on-line, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Alenrio foi fundada em 5 de dezembro de 2020, na sede da Casa do Artesão e do Produtor, em Novo Machado.

Os nove fundadores da academia são: Renato Pereira, Tanize Tomasi, Cleci Maria Scheid, Gretel Priebe, Nair Carpenedo, Rejane Fiepke Carpenedo, Teresinha Servat Gazola, Sadi Camera e Danilo Fagundes. A solenidade de posse dos membros-fundadores foi transmitida pela internet, ao vivo, no dia 9 de junho de 2021.

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul foi idealizada após diálogo com inúmeros escritores e lideranças políticas, recebendo reconhecimento e apoio dos diversos municípios da região.

A Alenrio é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, seguindo o modelo da ARL. Tem como missão cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura regional, reunindo escritores dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Passou a ser filiada, a partir do ano de 2022, à Academia Rio-Grandense de Letras.

Para o biênio 2023-2024, Renato Pereira foi eleito presidente da casa, comprometendo-se com o trabalho de consolidação da Academia e o fortalecimento da política cultural no Estado do Rio Grande do Sul.

Documento no qual constam os novos indicados:

(Imagem: Divulgação)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados