Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos chega a 154 casos de dengue e anuncia novas medidas para frear casos da doença

Município começará aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) na próxima semana

9 de fevereiro de 2024
Coletiva aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos realizou na tarde desta sexta-feira (09) uma coletiva de imprensa para atualizar a situação da dengue no município e medidas para evitar um aumento no número de casos nas próximas semanas.

A secretária de Saúde, Maria Helena Krummennauer, confirmou que o município está atualmente com 154 casos confirmados, 35 notificações em investigação e três pacientes hospitalizados (dois pacientes suspeitos e um confirmado).

Durante a semana, de acordo com o enfermeiro Lucas Real, que coordena a equipe de enfermagem do Hospital de Caridade, outros dois pacientes estiveram internados em razão da dengue. Um morador de Tiradentes do Sul e um de Três Passos. Ambos já receberam alta.

Os maiores números de casos em Três Passos estão concentrados nos bairros Sulserra, Frei Olímpio e Operário.

Na próxima semana a prefeitura estará iniciando a aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), nos bairros com maior incidência de casos. A aplicação acontecerá a partir de quarta-feira, em casas do bairro Frei Olímpio. Os moradores serão consultados e orientados, com acompanhamento das equipes de endemias e vigilância em saúde. Após a conclusão, o trabalho continuará no bairro Operário.

Também visando ampliar o atendimento à população, as unidades básicas de saúde dos bairros Sulserra/Frei Olímpio e Webers/Operário estarão com atendimento especial, na próxima semana, entre quarta e sexta-feira, das 7 às 19h, com equipes completas.

De acordo com a médica Roberta Buckmann, que atende a ESF do bairro Pindorama, as unidades de saúde devem ser buscadas sempre que o morador apresentar sintomas da dengue, para uma primeira avaliação médica e de enfermagem, inclusive para adoção de medicação e hidratação.

A médica Aléxia Rafaela Renz, que atende a ESF dos bairros Sulserra e Frei Olímpio, também reforçou a importância de alguns medicamentos, que são indicados nos postos de saúde, para os pacientes que apresentam sintomas, ajudando a minimizar os efeitos da doença.

O Hospital de Caridade atendeu em torno de 12 a 14 casos suspeitos, por turno, nesta semana.

Também participaram da coletiva: Carmen Schlemer, coordenadora da Vigilância Ambiental; Solange Deitos, coordenadora da Vigilância Sanitária; Daniela Braucks, farmacêutica; Elisa, enfermeira que coordena a ESF dos bairros Webers/Operário, Francieli, enfermeira que coordena a sala de vacinas e também coordenará a ação do BRI.

Fonte: Jornalismo - Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados