Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Morre o empresário e ex-deputado Osvaldo Bender, aos 89 anos

Bender é uma das maiores referências de empreendedorismo no interior do RS

17 de março de 2024
Osvaldo Bender durante entrevista à Rádio 92,5 FM, em maio de 2019 (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Morreu na madrugada deste domingo (17), em Três Passos, o empresário e ex-deputado federal Osvaldo Afonso Bender, aos 89 anos de idade. A morte foi confirmada por volta de 3h, no Hospital de Caridade. Seu corpo está sendo velado na capela da Funerária Schneider, e o sepultamento acontece às 17h, no cemitério municipal.

Natural de Santo Cristo, Bender construiu a maior parte de sua trajetória pessoal e profissional no município de Três Passos, onde fundou a empresa Tecidos Três Passos, criada no ano de 1964, com indústria e rede de lojas. O empreendimento se modernizou e segue até os dias atuais como uma das maiores redes lojistas do interior gaúcho, já tendo sido denominada como Lojas Três Passos e, atualmente com a marca Monjuá.

Foi em Três Passos que Bender começou sua carreira política, filiando-se ao Partido Social Democrático (PSD), pelo qual foi eleito duas vezes seguidas para vereador – de 1959 a 1963 e depois de 1963 a 1967.

Depois desse período, só voltou ao contexto político quase 20 anos depois, quando, em 1987, tornou-se deputado federal constituinte pelo Rio Grande do Sul, já filiado ao PDS.

O político chegou a publicar um livro chamado “O grande vendedor lojista”, lançado em 1985.

Entre 1989 e 1990, já após a publicação da nova Constituição em 1988, integrou as comissões de Defesa Nacional da Câmara e de Agricultura e Política Rural.

Em fevereiro de 1991, Bender foi empossado e deu seguimento aos seus trabalhos no Congresso Nacional.

Em 1993, Osvaldo Bender filiou-se no Partido Progressista Reformador (PPR), resultado da união do PDS com o Partido Democrata Cristão (PDC). Sem ter pleiteado a reeleição, em outubro de 1994, concluiu seu mandato na Câmara em janeiro de 1995, ao final da legislatura.

O prefeito, Arlei Tomazoni, decretou luto oficial de três dias em Três Passos, pelo falecimento de Bender. Uma nota de pesar também foi publicada pela administração municipal, em solidariedade aos familiares, colaboradores e amigos.

Biografia lançada em 2019

Em maio de 2019, quando celebrou 65 anos de casamento com a esposa, Astrogilda Bender, foi lançado o livro “A Biografia de Osvaldo Afonso Bender – a arte de servir e inspirar pessoas ao sucesso”, obra escrita pelo sociólogo Dalmiro Volnei Silva, impresso pela EST Edições.

Osvaldo Bender deixa enlutados a esposa, Astrogilda Bender; os filhos Jaime Luiz Bender e Jorge Alberto Bender; as noras, Elaini e Dirce Bender; os netos Eduardo, Ana, Octávio, Felipe e Luíza; além dos bisnetos Joana, Lívia, Valentina, Martina, Alícia e Noah; assim como demais familiares e amigos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados