Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Três Passos: Seminário do Programa Semeando destacou projetos de pesquisa melhor avaliados

Programa trabalha com as escolas do campo em Três Passos, valorizando aspectos de qualidade de vida, sucessão rural e qualificação profissional

16 de novembro de 2023
Encerramento das atividades do programa Semeando em 2023 (Foto: SMEC Três Passos)

Na última terça-feira (14) aconteceu um evento de encerramento das atividades do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, desenvolvido na rede municipal de ensino de Três Passos. O II Seminário das Escolas do Campo serviu para destacar os projetos de pesquisa selecionados pelas escolas que participam do programa, premiando estudantes e professores.

A atividade aconteceu na Escola Municipal Guia Lopes, no distrito de Floresta, com a participação de alunos, gestores, pais, professores, funcionários, técnicos, parceiros e autoridades, como o prefeito, Arlei Tomazoni, e secretários municipais.

O Programa Semeando é uma política pública voltada ao fomento das escolas do campo, valorização das comunidades rurais e estímulo à sucessão familiar e foi retomado pela atual gestão municipal, por entenderem a importância que esta proposta possui para o desenvolvimento do município.

A equipe que coordena o Semeando destaca como resultados do programa:

*Alunos preparados a desenvolver pesquisas com iniciação científica, elaborar trabalhos contextualizados, utilizando as tecnologias digitais e preparados a se apresentar em público;
* Integração entre as turmas da escola e entre todas as escolas do campo;
* Estímulo à leitura, interpretação, escrita e cálculo;
* Participação ativa dos pais que se envolvem com os projetos dos alunos;
* Fortalecimento do elo entre família / professores / escola / comunidade, que se integram em vários momentos durante as etapas dos projetos;
* Abrangeu-se toda as comunidades rurais do território do município de Três Passos;
* Diversidade de temas apresentados, incluindo: bovinocultura de leite, galinha caipira, gado de corte, produção de aveia, mandioca, frutíferas, hortaliças, batata-doce, milho orgânico, suinocultura, avicultura, preservação de nascentes e da mata ciliar, piscicultura, melicultura, cunicultura, fumo, apicultura, entre outros.
* Incentivo à sucessão familiar e a geração de renda nas propriedades rurais, a partir da diversificação de culturas;
* Sustentabilidade e produção de alimentos de subsistência;
* Fortalecimento das escolas do campo com um currículo diversificado.

São parceiros do Programa Semeando, neste ano de 2023: Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Sicoob, Emater, Uergs, Unijuí, Corsan, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cotricampo, Agropecuária Saracura, Cooperativa Auriverde, Müller Materiais de Construção e Madeireira Larssen.

Confira a lista com os títulos dos 20 trabalhos melhores pontuados. Ao todo foram premiados 44 alunos:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados