Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vale do Taquari enfrenta alagamentos; pessoas sobem nos telhados à espera de resgate

Bombeiros realizam o trabalho de auxílio a atingidos, mas houve dificuldade de acesso durante a madrugada

5 de setembro de 2023
Arroio do Meio também é um dos locais afetados. (Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS)

O Vale do Taquari enfrenta grandes transtornos desde esta segunda-feira (4) devido aos estragos causados pela chuva. Para fugir dos alagamentos, moradores da região têm aguardado resgate em cima de telhados ou nos forros das casas. Conforme relatos de unidades municipais da Defesa Civil, bombeiros realizam o trabalho de auxílio a atingidos, mas houve dificuldade de acesso durante a madrugada devido à escuridão e à forte correnteza do Rio Taquari.

Em Roca Sales, o coordenador da Defesa Civil municipal, Silvinho Zart, descreveu a situação como de “desespero total”. O município ainda não possui um levantamento oficial de ilhados. Mas conforme relato de Zart, grande parte da cidade está embaixo d’água e sem energia elétrica.

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, estimou que pelo menos 50% do município teria sido afetado. Ele relatou que entre 40 e 50 pessoas aguardavam resgate em cima de telhados ou nos forros das casas, por exemplo.

Já em Muçum, a Defesa Civil municipal calculou que cerca de 80% da cidade estivesse embaixo d’água na noite de ontem. De acordo com o órgão, centenas se abrigaram nos telhados de suas casas para fugir da cheia. O prefeito, Mateus Giovanoni Trojan, estimou aproximadamente 50 pontos com pessoas ilhadas, destacando que não há informações sobre quantas estão em cada um.

Em Encantado, há pessoas pedindo socorro em localidades como Vila Moça, Navegantes, Jacarezinho e Porto Quinze. Arroio do Meio teve as principais ruas invadidas pela água. As aulas foram suspensas.

A mobilização para socorrer pessoas ilhadas deverá envolver o Exército Brasileiro. As condições climáticas impediam, até então, o sobrevoo de helicópteros. Bombeiros utilizaram barcos em algumas regiões, com o auxílio de voluntários.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações de Gaúcha ZH e Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados