Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vanguarda Popular Revolucionária receberá memorial em Esperança do Sul neste domingo

Local às margens do Rio Uruguai foi preparado para receber Carlos Lamarca pouco antes do seu assassinato em 1970

4 de novembro de 2023
Paulo Facioni, um dos idealizadores do memorial, em Esperança do Sul (Foto: Divulgação)

O município de Esperança do Sul, na região Noroeste do RS, guarda grandes passagens da história das ações de resistência empreendidas contra a Ditadura Militar que foi imposta ao Brasil entre 1964 e 1985. No próximo domingo (5) mais um trecho destas histórias vai ganhar materialidade através de um memorial que será implantado às margens do rio que divide os territórios de Brasil e Argentina.

O sítio de memória em lembrança dos militantes da Base Tática Sul da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) está sendo implantado na comunidade de Barra do Turvo, através da Prefeitura Municipal de Esperança do Sul e da Rede Brasil Memória e Justiça.

O texto preparado para a placa do memorial conta como no verão de 1970, na margem esquerda do Rio Uruguai, foi preparada uma estrutura para acolher o comandante da VPR, Carlos Lamarca. No local foi aberta uma empresa – Pescados Alto Uruguai – onde foi organizada a infraestrutura necessária para acolher Lamarca, que naquele momento era considerado o principal inimigo da ditadura. A opção do comandante, porém, foi rumar para o estado da Bahia, onde acabou sendo assassinado.

Além de relembrar Lamarca, o Memorial também vai citar os militantes locais, presos e torturados pelas forças de repressão a mando dos ditadores: Adão Dias Machado, Antonio Alberi Maffi, Belmor Carlos Palma, Bruno Piola, Jaime da Silva Ramos, Luiz Carlos de Oliveira, Reneu Geraldino Mertz, Roberto de Fortini e Sérgio Guimarães Siqueira.

A homenagem reconhece esses nomes como “Heróis Brasileiros” e através deles presta tributo aos demais homens e mulheres que “foram para o enfrentamento da tirania e lutaram pelo restabelecimento da democracia no Brasil”.

O objetivo, segundo os idealizadores da homenagem, é manter viva a memória desta passagem histórica e resguardar o legado destas pessoas que “seu espírito de luta, compromisso com as garantias constitucionais e desprendimento pessoal servem de luz e guia para as gerações futuras”.

A arte da placa, apresentada à reportagem do Brasil de Fato alinha ainda: “Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça” e finaliza com palavras de ordem características de Lamarca e seus companheiros e companheiras da VPR: “Ousar lutar, ousar vencer”.

A atividade inicia às 10h30 com a inauguração do memorial e segue ao meio-dia com a programação da tradicional Festa do Peixe, que acontece na localidade.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações de Brasil de Fato RS

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados