Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Vista Gaúcha é um dos municípios mais atingidos pelo temporal da última noite

Chuva com granizo atingiu diversos municípios das regiões Noroeste e Norte do RS

17 de novembro de 2023
Muitos danos foram registrados em Vista Gaúcha (Foto: Leandro Corrêa)

Municípios da metade norte do Estado, incluindo a nossa região Noroeste, registraram chuva com granizo na noite desta quinta-feira (17) e madrugada de sexta-feira (17).

Um dos municípios que teve o maior número de danos em nossa região foi Vista Gaúcha. A queda de granizo atingiu várias localidades do interior do município, com danos em estruturas de propriedades rurais, como casas, galpões e chiqueirões. O vento também danificou lavouras e plantações. Algumas casas tiveram o telhado arrancado parcial ou totalmente, além de danos em forros.

As localidades de Linha Bonita, Linha Saudade da Serra, Linha São Miguel e Linha Kennedy, foram muito afetadas. Também residências próximas ao Distrito de Bom Plano.

A Defesa Civil do Município de Vista Gaúcha distribuiu lonas aos moradores do interior e contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Tenente Portela. A Defesa Civil fará um levantamento oficial dos estragos durante a sexta-feira.

Em Tiradentes do Sul, o município teve vários danos em razão do temporal. Uma das localidades mais atingidas com granizo foi Linha Caçador, com danos especialmente em plantações. Na cidade de El Soberbio, na Argentina, que faz divisa com Tiradentes do Sul, também foi registrada queda de granizo em diversos pontos.

No município de Esperança do Sul também foi registrada queda de granizo no final da noite de ontem, no centro e em algumas localidades do interior.

Os temporais também causaram estragos em muitas lavouras no município de Crissiumal, especialmente em localidades na fronteira com a Argentina e na divisa com Tiradentes do Sul.

Em Humaitá e em Três Passos aconteceu queda pontual de granizo durante a madrugada. A precipitação de pedras foi de curta duração e, a princípio, sem registro de maiores danos. No interior de Três Passos um dos pontos de maior queda de granizo foi na localidade de Árvore Seca, na divisa com Esperança do Sul.

Em São Martinho, a prefeitura cancelou o transporte escolar, ontem à tarde e também para esta sexta-feira, devido aos estragos pela enxurrada nas estradas rurais, o que coloca em risco o transporte de estudantes. O material será disponibilizado em plataforma online para alunos do interior do município, de acordo com a SMEC.

Em Caiçara, as pedras de gelo causaram danos em diversas localidades. A prefeitura relatou, ainda durante a noite, que equipes faziam distribuição de lonas.

O Executivo municipal informou, ainda, que as aulas nas escolas de Educação Infantil Paraíso da Criança e Anjo da Guarda e na escola de Ensino Fundamental Santa Catarina estão suspensas nesta sexta-feira.

Houve relatos de granizo em pelo menos outras seis cidades da região Norte: Santa Rosa, Palmitinho, Frederico Westphalen, Vicente Dutra, Pinheirinho do Vale e Seberi.

Conforme o tenente-coronel Alexandre Moreira Pereira, coordenador da Defesa Civil da região de Frederico Westphalen, casas foram destelhadas.

— O prejuízo ainda está sendo contabilizado pelas equipes reesposáveis. Como os transtornos ocorreram durante a noite de ontem (quinta) e a madrugada de hoje, vamos ter noção dos estragos agora no amanhecer. Durante a madrugada o pessoal se concentrou na distribuição de lonas — detalha.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados