Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos para participar do Enem 2026 (Exame Nacional do Ensino Médio), que começa neste domingo (8).
As provas terão cinco horas e meia de duração no primeiro dia, quando os participantes responderão a 90 questões objetivas de linguagens e ciências humanas, todas de múltipla escolha, além de desenvolver uma redação.
Os conteúdos cobrados no primeiro dia de provas englobam as seguintes disciplinas: português, literatura, inglês/espanhol, artes, tecnologia da informação e comunicação, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.
Já o texto da redação deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo e ter, no máximo, 30 linhas. O candidato deve elaborar a redação a partir da frase temática proposta, dos textos motivadores e dos próprios conhecimentos sobre o assunto.
Três Passos é um dos 1.900 municípios brasileiros que receberá as provas do Enem, com inscritos que residem nos 19 municípios que integram a 21ª CRE.
1.650 pessoas estão inscritas para realizarem as provas em Três Passos neste domingo. Serão sete os locais de aplicação do Enem: IEE Erico Verissimo, Escola Águia de Haia, Polo UAB, além das escolas municipais Ildo Meneghetti, Gonçalves Dias, 25 de Julho e Complexo Escolar José Luis Rhoden.
O local que abrigará o maior contingente de inscritos é o Instituto Erico Verissimo, com 500 pessoas.
No segundo dia do Enem, que será aplicado em 15 de novembro, as provas serão compostas por 90 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente em duas áreas: matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, que englobam biologia, física e química. Os candidatos terão cinco horas para responder às questões.










