Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Bombeiros de Três Passos integram forças de busca e resgate no Vale do Taquari e no Sul do Estado

Trabalho se intensifica na busca por mais de cem pessoas que ainda seguem desaparecidas

14 de maio de 2024

Durante o programa Top 92, na Rádio Alto Uruguai 92,5 FM, na tarde desta terça-feira (14), os sargentos Zaltron e Trentin estiveram concedendo entrevista, detalhando um pouco sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros Miliitar no apoio às ações de enfrentamento às chuvas e enchentes que atingiram muitas comunidades do Rio Grane do Sul.

Pelo menos 112 pessoas ainda seguem desaparecidas nas regiões mais afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. E o trabalho para tentar encontrar ou resgatar estas pessoas é mantido com muito vigor por muitas forças de segurança, defesa civil e demais órgãos ou voluntários.

Uma das corporações mais importantes neste trabalho de enfrentamento aos efeitos catastróficos deste episódio climático, é o Corpo de Bombeiros Militar. Além da mobilização de todo o efetivo do Rio Grande do Sul, integrantes das corporações de bombeiros de muitos estados do Brasil também está integrada aos esforços de salvar vidas e encontrar as pessoas ainda desaparecidas.

Na última semana, dia 7 de maio, quatro integrantes do Corpo de Bombeiros de Três Passos estiveram se somando ao trabalho na região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas pela catástrofe climática. Eles estiveram na linha de frente nas operações de busca e resgate, nos municípios de Arroio do Meio, Roca Sales, Marques de Souza, Teutônia e Cruzeiro do Sul; além da operação defesa civil, nas cidades de Muçum, Roca Sales, Encantado, Relvado, Putinga, Ilópolis, Pouso Novo e Nova Bréscia.

Somente quem está muito próximo das comunidades atingidas consegue entender a magnitude desta tragédia que atingiu boa parte do nosso Estado.

De acordo com o sargento Trentin, o trabalho é difícil pelas condições climáticas e limitações, e se torna ainda mais dramático em razão do sofrimento que as comunidades estão enfrentando.

O comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Três Passos, sargento Zaltron, destacou que no dia 9 de maio mais dois integrantes do pelotão se deslocaram para o Sul do Estado, outra área bastante afetada, e, nesta quinta-feira, dia 16, outros quatro bombeiros da cidade estarão se juntando às forças de busca e resgate no Vale do Taquari.

As buscas aos desaparecidos envolvem o trabalho técnico de geólogos em áreas de deslizamento e atuação do Corpo de Bombeiros com cachorros, helicópteros e barcos.

A dificuldade de acesso a áreas rurais em que famílias podem ter sido soterradas e a retomada da chuva com força no fim de semana prejudicam as buscas e devem atrasar a missão de achar as pessoas que sumiram desde o início das inundações no estado. Em alguns casos, corpos precisam passar por papiloscopia para serem identificados.

Voluntários que atuam no resgate em áreas alagadas também ajudam os órgãos oficiais.

Fonte: Jornalismo - Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados