Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Censo está com 65% das coletas realizadas na área da agência IBGE de Três Passos

Previsão é de término dos trabalhos até a segunda semana de dezembro nos 14 municípios da área de abrangência

17 de novembro de 2022
Coleta de dados pelos recenseadores segue nas próximas semanas em municípios da região (Foto: Agência IBGE Três Passos / Divulgação)

A regional do IBGE com sede em Três Passos, que abrange 14 municípios da região Celeiro, está com pelo menos 65% das coletas realizadas em sua área de abrangência no processo de pesquisa do Censo 2022. A grande dificuldade e o que tem acarretado um atraso no trabalho é a falta de mão de obra.

Ainda em fase de planejamento, a estimativa de pessoal necessário para a execução da pesquisa no RS era de 11.200 pessoas. Este número foi colocado à disposição nos processos seletivos, mas as vagas não foram preenchidas. No melhor momento da coleta, o total de vagas chegou próximo de 8 mil.

“Estamos trabalhando durante todo o Censo com cerca de 60 a 70% da mão de obra necessária, por isso a alternativa encontrada de estender o prazo de coleta, até dezembro”, afirma Willian Heineck, coordenador de área do Censo Demográfico 2022 da agência IBGE de Três Passos.

A expectativa é de que a grande maioria dos municípios que integram a agência de Três Passos encerre a coleta até a primeira semana de dezembro. Talvez um ou dois municípios tenham de concluir na segunda semana do mês.

Segundo Willian, é importante que as pessoas recebam bem os recenseadores, respondam os questionários, entendam a importância destes dados para o país, já que o total de população interfere nos valores de recursos que são recebidos pelos municípios, especialmente através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Os dados também são fundamentais para nortear as políticas públicas que são implementadas pelos entes federados”, explica Willian.

Nos últimos dias aconteceram reuniões em alguns municípios da região, como é o caso de Tenente Portela e Três Passos. Nesta quinta-feira (17), a reunião será em Crissiumal. “Os encontros servem para reforçar que com a logística e tecnologia empregadas pelo Censo, os dados coletados em cada município serão precisos”, destaca Willian.

Ao contrário de outros tipos de pesquisa, o Censo não é aplicado por amostragem. De acordo com o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o questionário tem de ser aplicado em todas as 80 milhões de residências no País – mais de 4 milhões no RS. Porém, desde o início do recenseamento, em 1º de agosto, até o dia 31 de outubro, o número de domicílios gaúchos em que os moradores se recusaram a responder a pesquisa chegou a 49.272 – o que corresponde a 1,55% dos domicílios ocupados já visitados no Estado.

Neste ano, até o dia 31 de outubro, foram recenseadas 7.173.380 pessoas no Rio Grande do Sul. Ao final do ano, o IBGE tem o compromisso de informar os dados da população ao Tribunal de Contas, principalmente devido ao Fundo de Participação dos Municípios. Conforme Luis Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Censo 2022 no RS, este será o número absoluto de habitantes. Posteriormente, com base em modelos matemáticos, haverá um acréscimo na população considerando os domicílios com morador ausente.

A agência do IBGE de Três Passos abrange os seguintes municípios: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, São Martinho, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Fonte: Vinicius Araujo (Redação / Rádio Alto Uruguai)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados