Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Colheita de trigo no RS começa com preocupação sobre prejuízos

Vice-governador, Gabriel Souza, acompanhou cerimônia simbólica de abertura da colheita do trigo em Cruz Alta

6 de outubro de 2023
Vice-governador Gabriel Souza participa da abertura oficial da colheita do trigo e da 17ª Fenatrigo, em Cruz Alta (Foto: Joel Vargas / GVG)

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (05), em Cruz Alta. O vice-governador Gabriel Souza e os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participaram do evento simbólico na Agropecuária São João. Os três também estiveram na abertura da 17ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), no Parque de Exposições do mesmo município, considerado capital do cereal no Brasil.

Entretanto, os primeiros relatos da colheita de trigo de 2023 viraram sinônimo de preocupação para os produtores gaúchos. Com as geadas de agosto e a chuva recorde de setembro, até 20% do potencial produtivo da cultura pode ter sido comprometido com as adversidades climáticas e proliferação de doenças só no noroeste gaúcho, estima a Emater.

Em algumas cidades do norte do RS, choveu mais de 400 milímetros em poucos dias, o que favoreceu o desenvolvimento de doenças como a giberela, que inviabiliza o desenvolvimento do cacho e ocasiona má formação dos grãos.

Antes das chuvas registradas em setembro, a expectativa era ter a segunda melhor safra da história – perdendo apenas para a edição passada, quando foram colhidas mais de 5 milhões de toneladas. Para este ano, a previsão é de cerca de 4,5 milhões de toneladas.

Na região administrativa da Emater de Ijuí, que abrange os municípios da região Celeiro, foram mais de 358 mil hectares plantados com trigo em 44 municípios. Até o momento, aproximadamente 5% de área colhida. No RS, o número é de 3%, segundo o informativo conjuntural da Emater divulgado na quinta-feira (28).

A cultura está progredindo rapidamente em direção aos estágios de enchimento de grãos e maturação, que representam respectivamente 58% e 23% do desenvolvimento. Nessas fases, determina-se a produtividade, incluindo o tamanho e a qualidade dos grãos.

CULTURAS DE VERÃO
Milho – A área semeada avançou para 62% da projeção de cultivo. As lavouras encontram-se nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo. O período com menor incidência de chuvas e maior número de dias ensolarados favoreceu o desenvolvimento vegetativo. Nesse período, foi retomada a adubação nitrogenada em cobertura, aproveitando a umidade presente no solo e considerando as previsões de novas precipitações.

Milho silagem – A área de cultivo é estimada em 364.291 hectares, com produtividade prevista de 39.088 kg/ha. Nas regiões administrativas da Emater de Erechim e Frederico Westphalen, a semeadura foi finalizada, e as lavouras encontram-se nos estágios de germinação e desenvolvimento vegetativo. As condições climáticas são consideradas favoráveis, e os produtores continuam as práticas de manejo de pragas e a aplicação de adubação nitrogenada.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações de GZH e Emater

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados