Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Com cheia histórica, Salto do Yucumã “desaparece” no Rio Uruguai

Noroeste gaúcho é uma das regiões onde mais choveu nas últimas semanas no Rio Grande do Sul

9 de novembro de 2023
Quedas ficam encobertas com o elevado nível do rio (Foto: GZH / Reprodução)

A paisagem do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas (RS), está diferente nos últimos dias. Por conta do grande volume de chuva que cai na região há mais de um mês, as quedas d’água do Salto do Yucumã desapareceram. É como se houve “apenas” o grande Rio Uruguai passando pela reserva ambiental que fica na fronteira com a Argentina.

Nesta quarta-feira (8), até as 14h, conforme dados da empresa Macuco Yucumã, administradora do parque, a vazão do Rio Uruguai era de 4.706 metros cúbicos. Na terça, no mesmo horário, estava em 5.107 metros cúbicos. Acima de mil metros cúbicos o Salto do Yucumã fica coberto, sem qualquer visibilidade das quedas.

Conforme a Climatempo, o noroeste gaúcho é uma das regiões que mais teve chuva nas últimas semanas no Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, somente em outubro choveu 636,8mm, quando a média histórica do mês é de 245,1mm. Nos últimos 12 meses, o volume já soma 1.867,1mm.

O Salto do Yucumã (que no idioma tupi-guarani significa “grande roncador”) tem locais com 12 metros de altura e incríveis 1,8 quilômetro de extensão pelo Rio Uruguai. E é por essa grandeza toda que figura entre as maiores quedas d’água longitudinais do mundo. O salto foi formado devido a uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade.

Já o Parque Estadual do Turvo abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o puma, o cateto, a anta, a jacutinga e o uru. São encontradas árvores com até 30 metros de altura, destacando- se o cedro, a grápia, a canjerana e o louro. Também existem diversas espécies de peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações de GZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados