Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Conheça a ‘vaca raiz’, que vive sem cuidados especiais e produziu 103 kg de leite em MG

Animal não recebe nenhum tipo de tratamento diferente das outras 450 vacas da fazenda de Fábio Portugal, em Santa Bárbara do Monte Verde. Em média, produção fica em torno de 23 kg por dia.

24 de julho de 2024
Foto: Arquivo Pessoal

Com mais de 650 kg e 2 metros de comprimento, uma vaca, conhecida como Lilica, tem chamado atenção no interior de Minas Gerais em relação à quantidade de produção de leite. Em um torneio, no último fim de semana, ela produziu mais de 100 kg de leite em um único dia, quatro vezes a média.

Da raça girolando meio-sangue, o animal é considerado ‘raiz’, visto que não recebe nenhum tipo de tratamento diferente das outras 450 vacas da fazenda de Fábio Portugal, em Santa Bárbara do Monte Verde.

“A Lilica realmente é uma vaca diferenciada, pois ela come a mesma ração feita com silagem e milho e recebe o hormônio Lactrotopin, que estimula a produção de leite, assim como as outras”, contou o dono do local.

Segundo o pesquisador e especialista na área de genética da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Vinicius Gualberto, a média de produção de uma vaca, em geral, é em torno de 23 kg por dia.

O organizador do evento, em que Lilica foi a grande vencedora, contou que ela produziu 103,540 kg em um único dia.

Apesar de sempre ter produzido muito leite e estar na terceira lactação, Fábio Portugal explicou que a quantidade dessa leva foi uma surpresa.

Mas Lilica não tem o recorde mundial, que é de uma outra vaca. Há um ano, Baleia, como é chamada, produziu 132,2 kg de leite durante o Torneio de Gado Leiteiro de Passos.

Ainda de acordo com o pesquisador da Embrapa, Marcos Vinicius, a raça girolando produz 80% do leite no Brasil. Além disso, Minas Gerais é destaque na maior concentração de animais.

O especialista também destacou que a girolando é a raça que mais cresce no país com a produção de sêmen. Com isso, o animal vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional.

Fonte: Luiza Sudré, g1 Zona da Mata — Santa Bárbara do Monte Verde
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados