Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Conselho de Jovens Cooperativados foi destaque no segundo dia da ExpoAgro Cotricampo

Protagonismo dos jovens e alternativas de renovação na gestão das propriedades e das cooperativas foram temas de debates

22 de fevereiro de 2024
Integrantes do Conselho de Jovens da Cotricampo (Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Com objetivo de ampliar ainda mais o protagonismo dos jovens no sistema cooperativo, a programação da 8ª ExpoAgro Cotricampo, na manhã desta quinta-feira (22), teve uma série de painéis com temáticas que buscaram incentivar a permanência da juventude no campo e a participação ativa deste público no cotidiano das cooperativas a qual estão inseridos.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, que abriu os trabalhos de hoje, a Cotricampo está servindo como exemplo para outras instituições cooperativas, trabalhando de forma muito objetiva a inserção dos jovens no debate e em suas atividades internas, a partir de 17 comitês locais de jovens cooperativados que foram formados nos últimos meses.

“A Cotricampo tem sido pioneira neste modelo de construção. A Ocergs precisa ser parceira no trabalho de instrumentalização dos jovens, com ampliação de conhecimento, interpretando o cooperativismo do futuro que é sonhado por este público. Não podemos pensar pelos jovens. Precisamos ouvi-los. Criarmos espaços para que possam expor o que desejam para suas cooperativas. E que possam ser preparados para assumir funções de gestão”, destacou Hartmann.

O espaço seguinte foi ocupado por jovens que estão trabalhando a temática do cooperativismo em seus diferentes espaços de trabalho. Jessyca Bolzan, analista do setor social da Cooperativa Vinícola Aurora, representando o programa Geração C e o projeto de Jovens Embaixadores do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras); Dyonatan Kaufmann, coordenador do Conselho Consultivo de Jovens Cooperativados da Cotricampo e representante do programa Jovem Aprendiz/CooperConcórdia; além de Junior Pelizzon (Piá do Valmet), agricultor, influenciador digital e embaixador do conselho de jovens da Cotricampo.

Outro destaque foi a palestra com o economista e consultor em inovação, Alexandre Garcia, trabalhando ideias de empreendedorismo rural a partir do trabalho de jovens, como forma de despertar e incentivar alternativas para as propriedades, que levem em conta as aspirações da juventude envolvida no setor.

Encerrando a parte da manhã, foi realizada a apresentação oficial do Comitê de Jovens Cooperativados da Cotricampo. Desde o mês de outubro, 17 comitês locais foram formados, em cada um dos municípios da área de atuação da cooperativa. Duas jovens lideranças foram escolhidas em cada cidade e passam a formar o conselho consultivo em âmbito regional, em um total de 34 integrantes.

Para o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, com a formalização do novo conselho, a partir deste ano de 2024 o desafio será implementar uma dinâmica de trabalho que garanta a inserção destas lideranças nas instâncias de debate da instituição, com momentos de diálogo e de encaminhamento de proposições.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Cotricampo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados