Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Cooperação entre Embrapa e Cotricampo confirma que cereais de inverno são alternativa viável para alimentação animal

A longa parceria estratégica entre Cotricampo e Embrapa foi mais uma vez consolidada, durante a 8ª ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo.

23 de fevereiro de 2024
Prévia de estudo foi apresentado ao conselho administrativo da Cotricampo (Foto: Assessoria de Comunicação / Cotricampo)

Na tarde desta quinta-feira (22), o chefe da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, acompanhado do chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, apresentou para o conselho de administração da cooperativa, na Casa Embrapa, junto ao parque da ExpoAgro, a prévia de um estudo que está sendo concluído pela empresa de pesquisa, a partir de um acordo de cooperação firmado em 2023 pelas duas instituições, comprovando que cereais de inverno, como triticale e trigo, podem substituir em até 100% a necessidade de milho e farelo de soja para a nutrição de bovinos, suínos e aves.

Esta informação ganha ainda mais relevância a partir das adversidades climáticas e de mercado vivenciadas no Rio Grande do Sul nos últimos anos. Como o Estado não é autossuficiente na produção de milho, necessita trazer de fora a quantia necessária para a demanda existente, encarecendo os custos de produção em diferentes atividades.

“O estudo comprova que a substituição do milho pode ser feita pelo triticale em até 100%. Os animais alcançam o mesmo peso, consomem a mesma quantidade de alimento e tem os mesmos rendimentos em frigoríficos”. Ainda de acordo com Krabbe, “ter uma segunda opção de cereal, que pode ser produzido no inverno, como está sendo proposto, significa um grande cenário para a indústria de proteína animal”.

Durante o encontro, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, manifestou o desejo de aprofundar ainda mais este trabalho de parceria com a Embrapa, pois o trabalho de pesquisa vem consolidando alternativas muito significativas para os produtores associados à cooperativa.

“Somos muito gratos à Cotricampo pelo acordo de cooperação firmado em 2023 e que oportunizou que conseguíssemos chegar a estas informações relevantes, que estão sendo compartilhadas neste momento”, finalizou Krabbe.

Para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, produtores cooperados tiveram participação decisiva. “Estou muito feliz em poder implementar essa pesquisa. Conseguimos resultados acima da expectativa com o nosso rebanho leiteiro”, ressalta Cleiton Wantz, produtor rural, empresário e associado à Cotricampo, que participou do estudo proposto pela Embrapa.

Wantz garante que os produtores estão tendo opções alternativas à soja e milho. Na propriedade que coordena, em Três Passos, o uso de trigo e triticale tem sido uma constante desde 2022. O rebanho de vacas Jersey produz leite que abastece a indústria em que o produtor é um dos sócios, a LatPassos. A redução de custos foi um dos pontos mais celebrados.

Tanto Éverton Krabbe quanto Cleiton Wantz, foram debatedores convidados do programa Campo em Debate, promovido na tarde de quinta-feira, na 8ª ExpoAgro Cotricampo, e que teve como tema “Os cereais de inverno no cardápio da produção animal”.

O painel teve mediação da jornalista Gisele Loeblein, do Grupo RBS, com participação também de Flávio Varone (coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Climáticos da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul), Léo Kroth (diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina) e Adriano Borghetti (vice-presidente da Fecoagro/RS).

O relatório final produzido pela Embrapa Suínos e Aves será entregue à Cotricampo nas próximas semanas, podendo ser divulgado de uma forma mais abrangente aos produtores e ao setor industrial.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Assessoria de Comunicação Cotricampo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados