Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Falta de água em Três Passos provoca cancelamento de aulas na maior escola pública da região

Obra de remodelação no ponto de captação da Corsan não foi finalizada em 2021 e problemas acabam se agravando a cada nova ocorrência de chuva

18 de outubro de 2023
Inundação da casa de máquinas no ponto de captação do rio Erval Novo é inevitável em dias de grande acumulado de chuva (Foto: Arquivo)

Os constantes problemas com a falta de abastecimento de água no município de Três Passos seguem sem solução e cada vez mais agravados pelas fortes chuvas que atingem a região neste período de primavera.

Nesta quarta-feira (18), o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, maior escola pública da região, cancelou as atividades do turno da tarde, em razão da falta de água.

Moradores do município estão há praticamente 24 horas sem fornecimento de água, e não há qualquer previsão para o restabelecimento, ainda mais que o acumulado de chuva dos últimos dois dias atinge níveis históricos, com mais de 200 milímetros.

Nos últimos meses, o corte no fornecimento tem sido praticamente habitual em todas as vezes que chove no município. O nível do rio Erval Novo se eleva no ponto de captação, onde fica a casa de máquinas, inundando a estrutura e ocasionando obstrução dos crivos e impossibilitando o funcionamento do sistema.

Desde 2009, quando aconteceu uma enchente histórica no município, a Corsan planeja obras de reestruturação no ponto de captação. O projeto chegou a ser anunciado no final de 2018. A obra teve início em 2021, mas não foi concluída. Aproximadamente 60% do projeto físico teria sido executado, segundo informações da superintendência regional da companhia. Com a remodelação pendente, os problemas persistem a cada nova chuva mais volumosa. Nos meses de setembro e outubro, os cortes no fornecimento tem sido quase que semanais, durando muitas vezes, mais de 24 horas.

Na edição do Diário Oficial do Estado de 21 de dezembro de 2020, foi publicado o contrato nº 262/2020, que previa as obras na unidade de captação de 120 litros e a elevatória de água bruta na captação, em Três Passos. Naquele momento, o investimento previsto era de R$ 2,866 milhões, com prazo de 480 dias para execução.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2024 ® - Todos os direitos reservados