Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Pelo menos 200 pessoas são afetadas pela enchente dos rios Guarita e Uruguai em Barra do Guarita

Mais de 80 edificações são atingidas pela cheia do Rio Uruguai em Itapiranga

18 de novembro de 2023
Barra do Guarita sofre a quarta enchente em menos de dois meses (Foto: Prefeitura de Barra do Guarita)

A chuva intensa que caiu na Metade Norte do Rio Grande do Sul ao longo desta semana, fez a bacia do rio Uruguai ser uma das mais atingidas. Na região Celeiro, o município de Barra do Guarita mais uma vez está sendo impactado. É o quarto episódio de enchente em menos de dois meses.

O rio Uruguai chegou a 13,68 metros acima do seu nível normal, às 7h deste sábado. De acordo com o prefeito Rodrigo Locatelli Tisot, pelo menos 55 famílias do município que residem nas proximidades dos rios Guarita e Uruguai, que banham a cidade, foram atingidas nesta mais recente cheia, o que representa aproximadamente 200 pessoas. Algumas destas famílias foram retiradas de suas casas e estão abrigadas no centro comunitário. Outras famílias estão em casas de familiares ou amigos.

Na tarde deste sábado o nível dos rios Guarita e Uruguai começaram a reduzir, mas Defesa Civil do Município alerta para que a comunidade mantenha a atenção.

A prefeitura está auxiliando as famílias atingidas através de servidores que ajudam a carregar pertences e deslocar as pessoas, além de apoio para fretes e alimentação.

Os serviços de água e energia elétrica seguem operando normalmente.

Em Itapiranga (SC), município que faz divisa com Barra do Guarita, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, André Rauber, um levantamento preliminar aponta que 54 estabelecimentos comerciais foram inundados e 33 residências atingidas pela água causando desalojamento de moradores. 10 casas de camping também foram inundadas no interior.

O serviço de travessia por barca, entre os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC) segue suspenso, desde a noite de quinta-feira.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2023 ® - Todos os direitos reservados