Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Temporal em São Luiz Gonzaga deixa 400 desalojados e cidade decreta situação de emergência

Cidade de 34,7 mil habitantes do noroeste gaúcho foi atingida por microexplosão climática na noite de sábado (15); ainda não há estimativa oficial de prejuízos

17 de junho de 2024
Pelo menos 1,2 mil casas registraram destelhamentos após microexplosão climática em São Luiz Gonzaga. (Foto: Brigada Militar/Divulgação)

O temporal que atingiu São Luiz Gonzaga na noite do último sábado (15) deixou estragos e pelo menos 400 desalojados, o que forçou o município a decretar situação de emergência. A cidade teve cerca de 1.200 casas atingidas, além de seis escolas, duas unidades básicas de saúde, museu arqueológico e sede da cooperativa Coopatrigo.

O decreto de situação de emergência vem na esteira de um documento emitido em 31 de maio por causa do volume de chuva que danificou estradas e prejudicou o fim da colheita da soja na cidade. Neste domingo (16) o novo decreto pede a mudança de foco ao Estado e União para a nova emergência.

Conforme a Defesa Civil, São Luiz Gonzaga foi atingido por uma microexplosão climática, fenômeno que ocorre quando uma tempestade intensa, com formação de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento, “despenca” das nuvens em linha reta, atingindo uma pequena área, que pode variar entre um raio de quatro a seis quilômetros.

A zona leste do município de 34,7 mil habitantes foi a mais prejudicada, com oito bairros atingidos. A Defesa Civil estima que entre 12 e 15 mil pessoas tenham sido afetadas pelo forte temporal na cidade. Segundo os moradores, tudo aconteceu muito rápido.

O Complexo da Coopatrigo, localizado na Vila Mário, foi quase completamente destruído. Os prejuízos incluem a sede administrativa, supermercado, centro agropecuário, unidade de beneficiamento de sementes, armazéns de grãos e secadores. A direção da cooperativa, uma das maiores da região, disse que não há estimativa de quanto foi perdido até o momento.

Segundo o prefeito Sidnei Brondani, São Luiz Gonzaga ainda não tem uma estimativa total das perdas, mas a previsão é que os prejuízos sejam altos. Brondani afirmou que na iniciativa privada, “empresas, prédios quase novos foram para o chão”.

Por causa dos estragos, a prefeitura de São Luiz Gonzaga determinou a suspensão das atividades em quatro escolas municipais por tempo indeterminado. Nos locais, há registro de salas alagadas e perdas de equipamentos. Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as atividades também foram suspensas em duas instituições estaduais de São Luiz Gonzaga.

A sede da Secretaria Municipal de Saúde e duas unidades básicas de saúde, dos bairros Mário e Agrícola, devem permanecer fechadas nesta segunda-feira para limpeza, com expectativa de reabertura na terça. O Museu Arqueológico teve danos estruturais no muro e telhado e passa por consertos.

Estragos são observados pela cidade. (Fotos: Brigada Militar/Divulgação):
Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações de GZH

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2025 ® - Todos os direitos reservados